Aplicativo para o transporte de cargas: porque utilizá-lo?

Toda empresa que transporta algum tipo de carga, inevitavelmente, possui como parte central de suas atividades os processos de entrega, coleta e distribuição de mercadorias.

Sendo assim, tanto os processos de gestão como a parte prática da operação, isto é, as ocasiões em que os veículos se deslocarão para realizar entregas e coletas, precisam funcionar adequadamente, sendo importantes para a geração de receitas do negócio.

Mas, como saber se a parte operacional da sua transportadora está realmente funcionando como deveria? O que pode ser feito para aperfeiçoar o nível de serviço, o controle relativo às entregas e a rotina dos motoristas?

É pensando nisso que no artigo de hoje falaremos sobre os aplicativos para os motoristas. Porque são importantes, como auxiliam os condutores e como você pode utilizá-los em sua operação de transporte de cargas.

Porque os motoristas da sua transportadora deveriam usar os app’s?

Antes de explicar como os aplicativos auxiliam os motoristas e a própria transportadora no dia a dia da operação, mostraremos qual a importância dos aplicativos dentro das atividades do transporte de cargas, destacando suas funções e tecnologias.

O transporte de cargas reúne uma série de atividades anteriores à circulação dos veículos de uma transportadora, sobretudo as atividades de planejamento, sendo parte fundamental dentro da rotina destas empresas.

Contudo, outras atividades durante o curso das entregas e deslocamento dos veículos são muito importantes para assegurar a qualidade das entregas (ou coletas) e o controle operacional por parte daqueles que gerenciam uma operação de cargas.

Através dos aplicativos, os motoristas assumem parte da gestão operacional, podem planejar e executar atividades, como a roteirização de rotas em tempo real durante os deslocamentos, validarem entregas e registrarem divergências, como danos ao produto, quantidades menores do que a estipulada e troca de mercadorias entre clientes.

Além do mais, os aplicativos funcionam como ferramentas de fornecimento de informação, uma vez que o gestor pode monitorar todos os acontecimentos da operação em tempo real.

Como os aplicativos funcionam na prática?

Para entender melhor os benefícios do aplicativo na prática, vamos exemplificar as funcionalidades, tecnologias e mecanismos que podem ser utilizados no dia a dia pelos motoristas.

Normalmente, a operação começa em algum centro de distribuição. Sendo assim, esse será o ponto de partida desta ilustração.

Ao iniciar a operação em algum CD, o motorista visualiza no aplicativo toda a programação de entregas e/ou coletas a ser executada naquele dia, através de uma lista otimizada gerada a partir da roteirização dos itinerários previamente definidos.

Essa roteirização, por exemplo, é feita através da plataforma iTransport®, onde o aplicativo é integrado e recebe todas as informações já otimizadas relacionadas aos processos de entrega ou coleta, sendo baseados em pilares de redução de custo, aprimoramento gerencial e criação de parâmetros de controle e eficiência operacional.

Então, de posse do aplicativo, o motorista inicia seu dia. É interessante destacar que antes de iniciar as entregas, o aplicativo fornece total liberdade ao condutor para definir qual base de mapas ele gostaria de utilizar, podendo optar pelo maps do Google, Waze ou nossa base nativa de mapas.

Iniciado o curso das entregas, o aplicativo mostra curva a curva (turn by turn) qual o caminho o motorista deve fazer para manter os custos os mais baixos possíveis. Caso o motorista erre o caminho, o aplicativo recalcula a rota em tempo real otimizando-a.

Ao chegar a algum destino de entrega, o motorista pode registrar, mediante fotografia, o local da entrega, a pessoa que recebeu o item, eventuais problemas com a mercadoria e se comunicar com a central de transportes da empresa.

Além disso, pode ainda fotografar o canhoto de entrega (comprovante) ou colher a assinatura da pessoa responsável em receber a mercadoria na tela do próprio aplicativo.

Ao criar as rotas o aplicativo respeita as janelas de entrega de determinadas regiões, determinando o caminho que o motorista deverá percorrer segundo essas informações importantes.

Por fim, vale destacar que o aplicativo pode funcionar como um rastreador veicular, fornecendo informações em tempo real para a central de transportes da organização que acompanha todos os acontecimentos.

Como utilizar este aplicativo?

Esse aplicativo referenciado durante todo o artigo é o aplicativo comercializado junto ao módulo do software iTransport® Cargas. Sendo assim, além de desfrutar todos os benefícios do aplicativo, você pode aprimorar sua gestão, reduzir custo e otimizar sua estrutura através do nosso software.

Ficou interessado? Agende uma reunião remota e conheça melhor nossa solução, nosso aplicativo e outros serviços que comercializamos que podem ajudar sua empresa a evoluir ainda mais.

Continue aprimorando seus conhecimentos logísticos sobre o transporte de cargas lendo este artigo sobre como reduzir custos em transportadoras, empresas que prestam serviço de entregas ou transportadores autônomos.

Recent Posts