Aplicativos de delivery: Conheça as principais características destas plataformas

Nos últimos anos vários aplicativos de entrega surgiram como resposta à demanda de mercado e a necessidade dos clientes, principalmente, relacionada a comodidade e a praticidade.

Delivery de alimentos, documentos, objetos de uso pessoal, produtos e até prestação de serviços em domicílio são alguns dos exemplos deste movimento massivo que já está presente em diversas cidades brasileiras.

Mas, mesmo existindo uma grande variedade de aplicações desse gênero, fato é que, muitas pessoas não sabem diferenciar os aplicativos existentes, se é que, de fato, existem diferenças significativas além de uma marca, nome e cor diferentes.

É pensando nisso, que no artigo de hoje realizaremos uma comparação entre os aplicativos de delivery de alimentos que operam no Brasil, mostraremos suas principais características, semelhanças e diferenças entre eles.

No artigo de hoje, você vai aprender sobre:

  • Quais os pontos similares dos apps de entrega?
  • Quais são as funcionalidades destes aplicativos?
  • Opções de pagamento
  • Áreas de atuação

Quais os pontos similares dos apps de entrega?

A maioria dos aplicativos de delivery do mercado brasileiro atuam, primariamente, com a entrega de alimentos, principalmente, fast food e lanches rápidos. Todavia, algumas aplicações trabalham com diversos tipos de entrega (remédios, pet shops, etc).

Na tela inicial destes aplicativos, há uma listagem com os restaurantes e estabelecimentos, normalmente, mais conhecidos e próximos ao cliente para fazer seu pedido. Ainda, é possível pesquisar por restaurantes, pratos e consultar o histórico de pedidos.

Todos os principais aplicativos estão disponíveis para os sistemas operacionais Android e IOS, além de contarem com interface desktop que pode ser acessada pelo navegador do computador.

Quais são as funcionalidades destes aplicativos?

De acordo com a localização do usuário, além das políticas de parceria entre as empresas e as plataformas, alguns estabelecimentos somente ficam ativos em algum dos aplicativos. A lista de serviços pode variar de acordo com os apps.

Além disso, há distinção entre os serviços de algumas plataformas, isto é, alguns aplicativos entregam, além de comida, outros itens. Por isso, contam com um filtro onde é possível escolher a categoria do estabelecimento. Quando isso ocorre, a compra é realizada e, posteriormente, entregue ao cliente.

Quanto a programas de fidelização, poucos aplicativos contam com essa características. O que é comum a todos eles é a oferta de cupons de desconto para os clientes, sendo, inclusive, altamente atrativos.

Em todas as aplicações é possível acompanhar o status do pedido até a entrega. O usuários podem acompanhar pelos aplicativos todo o processo de entrega, desde a emissão do pedido a chegada em sua residencia ou localidade desejada.

Alguns aplicativos, ainda, trabalham com agendamento de entregas. O usuário pode programar uma determinada entrega no endereço desejado quando quiser para facilitar determinados tipos de compra e não se esquecer de realizá-las , por exemplo.

Opções de pagamento

A forma de pagamento dos aplicativos é bastante diversificada, podendo ser definida pelos estabelecimentos ou pela própria plataforma. Ainda, há a opção de realizar o pagamento pelo próprio aplicativo ou no ato de entrega.

As formas de pagamento, normalmente aceita por todas as plataformas são cartões, tanto de débito como de crédito, dinheiro em espécie, além de cartões digitais e, até mesmo, vale refeição.

Apenas um dos aplicativos conta com sistema de pagamento próprio, que funciona a base de crédito comprados dentro do próprio aplicativo. O objetivo é facilitar as transferências de valores entre os usuários, os estabelecimentos e o próprio aplicativo.

Áreas de atuação

A maioria dos aplicativos está disponível nas principais cidades do país, além de atenderem cidades próximas. Para saber todas as cidades atendidas, recomendamos acessar o site destes aplicativos e realizar uma pesquisa rápida.

Conclusão

A tecnologia realmente veio para facilitar a rotina das pessoas, famílias e empresas. Estes aplicativos de entrega, além de otimizarem parte da logística de distribuição, auxiliam diversos estabelecimentos a aumentarem as vendas.

Agora que você aprendeu mais sobre esses aplicativos, descubra tudo sobre controle de abastecimento de frota, como deve ser feito, o que observar e como otimizar este importante processo organizacional.

Recent Posts