O que é roteirização? Qual sua importância? Como fazer? Aprenda aqui!

Mesmo sem ter um conhecimento amplo sobre logística, a roteirização, de alguma forma, faz parte da sua vida. Ao receber algum produto em casa, ou mesmo ao definir o trajeto de alguma viagem, planejar as rotas é importante, além de vantajoso e muito útil.

Pensando nisso, no artigo de hoje, mostraremos em detalhes tudo que você precisa saber sobre a roteirização. Apresentaremos seu significado, sua importância, aplicação e como a arte de roteirizar contribui na gestão de custos e na satisfação de clientes.

Diante disso, neste artigo, falaremos sobre:

  • O que é roteirização?
  • Como a roteirização funciona?
  • Quais as aplicações da roteirização?
  • Como a roteirização influencia o desempenho das empresas?
  • Quais são os benefícios da roteirização?
  • Como podemos te ajudar?
  • Conclusão

O que é roteirização?

A roteirização é o processo de criação de rotas otimizadas para que deslocamentos pessoais, entregas e coletas aconteçam no menor tempo possível. O objetivo da roteirização é reduzir o tempo dos percursos e o custo operacional das empresas que se relacionam com as rotas, mediante simplificação da circulação. Mas, como isso acontece?

Como a roteirização funciona?

O objetivo da roteirização é agrupar em uma mesma rota pontos geograficamente dispersos, em locais previamente determinados, que demandam atendimento de entrega ou coleta de materiais.

A definição de trajeto entre esses vários pontos dispersos, obedece a critérios operacionalmente vantajosos de economia financeira, de tempo e de recursos diretamente vinculados à atividade de transporte, como a economia de combustível, por exemplo.

Sendo assim, o roteirizador é usado para determinar o caminho mais curto entre as sequências de paradas (rotas) a serem cumpridas pelos veículos, o que diminui o tempo de deslocamento pessoal e das entregas e favorece a satisfação dos clientes.

Sistemas avançados e softwares de gestão, além de possuírem a roteirização, oferecem aos usuários o rastreamento dos veículos, que assegura o cumprimento de todas as rotas definidas. Assim, o monitoramento das rotas da operação poderá ser feito em detalhe.

Quais as aplicações da roteirização?

O trânsito, principalmente nas grandes cidades, é cada vez mais problemático, caótico e estressante. Por isso, é muito interessante utilizar a roteirização para circular somente o necessário, além de economizar combustível e reduzir a emissão de poluentes do seu veículo.

Sistemas de roteirização são adotados normalmente pelas empresas, mas, a roteirização também está disponível gratuitamente para pessoas físicas e transportadores autônomos, que não possuem capital disponível para investir.

Na sua loja de apps, existem algumas opções de softwares, no formato de aplicativos, totalmente gratuitos para download, que você pode utilizar para roteirizar seus trajetos e otimizá-los.

Como a roteirização influencia o desempenho das empresas?

Um dos aspectos mais importantes das atividades logísticas é o nível de serviço prestado pelas empresas, ao mesmo tempo que precisam controlar os custos e evitar desperdícios.

A despeito do tamanho das frotas, existem desafios complexos comuns a todas as empresas que competem no mercado logístico, que precisam estar atentas para garantirem a eficiência e o alto desempenho de suas operações.

A adoção de ferramentas tecnológicas como a roteirização e os softwares roteirizadores, contribui para que as empresas aprimorem o nível de serviço e, ao mesmo tempo, controlem seus custos. Empresas que investem em tecnologia se diferenciam daquelas que não realizam esses investimentos.

Quais são os benefícios da roteirização?

A roteirização oferece muitos benefícios às empresas, tanto de ordem financeira, como de ordem operacional. Além disso, a roteirização ajuda as empresas a reduzirem a emissão de poluentes de suas frotas. Mas, não são somente esses os benefícios da roteirização.

1-      Otimização de tempo

Com rotas otimizadas em mãos, tanto motoristas como gestores garantem maior rapidez e qualidade na realização de entregas, coletas e demais prestações de serviço. A gestão de tempo, sobretudo, a redução da ociosidade, também é alcançada.

Além disso, por otimizar os trajetos utilizados e as sequências de roteiros, o tempo de entrega das mercadorias ou sua coleta será reduzido o que, consequentemente, tenderá a aumentar a satisfação dos clientes.

2-      Satisfação dos clientes

Como a roteirização otimiza a circulação, isto é, ela cria as rotas mais curtas possíveis entre as localidades dispersas geograficamente, os clientes receberão seus produtos sempre no menor tempo possível. Isso, sem dúvida, é um fator que promove, continuamente, a satisfação dos consumidores.

3-      Diminuição do trânsito

Basicamente, existem dois tipos de roteirização, a roteirização estática e a dinâmica. A roteirização estática ocorre antes dos veículos saírem da garagem, ou seja, as rotas não mudam após o início do trajeto.

Contudo, isso não quer dizer que os veículos não possam sair do roteiro, até porque imprevistos podem acontecer. Todavia, no caso da roteirização estática, os eventuais desvios de rota não são, posteriormente, incluídos no planejamento.

Já a roteirização dinâmica, atua, justamente, em cima das falhas, imprevistos e desvios que podem acontecer ao longo de uma determinada rota. Quando os veículos saem para atender alguma demanda, a depender do que ocorrer no caminho, a rota pode ser reconstruída e reajustada em tempo real.

Dessa forma, a roteirização auxilia os motoristas a evitarem vias com trânsito pesado, além de regiões de fluxo intenso, apontando caminhos alternativos dentro de parâmetros de eficiência e alto desempenho.

4-      Otimização e conservação da frota

A roteirização pode identificar a condição das vias ao longo de uma determinada rota, assim, livrando o veículo de trafegar por esses lugares. Além disso, como os veículos circularão somente o necessário, custos com manutenção serão reduzidos, além de aumentar a vida útil de toda a frota.

5-      Economia de combustível

Em tempos, como o atual, em que a gasolina chega a custar R$ 7,50 em alguns locais do Brasil, circular somente o necessário é fundamental para manter os custos com combustíveis o mais baixo possível.

A roteirização contribui diretamente com a redução e controle de custos com combustíveis, contribuindo para reduzir os custos logísticos das operações com transporte e controlá-los no curto, médio e no longo prazo.

6-      Aumento da produtividade

Um software roteirizador pode contribuir diretamente no dimensionamento de sua frota, indicando a necessidade de adquirir ou se desfazer de alguns veículos. Além disso, o tempo das viagens, como já mostramos, será reduzido, o que permitirá reduzir custos com horas extras.

7-      Uso racional e eficiente de recursos

O nível de atendimento às demandas de sua frota poderá aumentar, principalmente, na redução do tempo das entregas e no melhor aproveitamento da capacidade de carga dos veículos em uma mesma rota.

Como podemos te ajudar?

Nossas soluções contam com roteirização, monitoramento, rastreamento, telemetria avançada e muito mais. Por meio da nossa plataforma você pode criar rotas completamente otimizadas, monitorar os veículos em tempo real, acompanhar as decisões do motorista em todo o percurso, além de poder bloquear e desbloquear o veículo remotamente em caso de roubo, furto ou desvio da rota programada.

Nossa plataforma cobre as mais diversas necessidades e demandas de transporte, pois, possuímos soluções para o transporte de cargas, fretamento, gestão de frotas, compartilhamento de veículos, carsharing e travel sharing.

Além disso, temos o serviço mais avançado de outsourcing do mercado. Neste serviço, funcionamos como sua central de transporte, e gerenciamos, remotamente, toda a sua operação.

Conclusão

A roteirização é uma ferramenta que pode proporcionar resultados fantásticos de curto, médio e longo prazo em sua operação, contribuindo diretamente na melhoria do seu nível de serviço, no controle e redução de custos e no aprimoramento da sua produtividade. Conte conosco para auxiliá-lo nessa transformação!

Agora que você aprendeu mais sobre o que é a roteirização e quais são seus benefícios, descubra mais sobre a importância do registro de ocorrências no transporte e como instaurá-lo em sua operação de transporte.

Recent Posts