Auditoria logística: qual sua importância?

Em muitas empresas, talvez, em toda organização, o volume diário de afazeres é muito grande. Diante disso, é comum que as companhias negligenciem a qualidade de suas atividades e processos, o que não é um bom caminho.

Por isso, é muito importante que, periodicamente, as organizações auditem seus processos, justamente, para assegurar a máxima qualidade na prestação de serviços. A auditoria logística é um exemplo apropriado desse contexto.

Através da auditoria logística uma empresa saberá o que está correto e o que precisa melhorar em sua operação, além disso, esse serviço indica caminhos para corrigir as falhas e aprimorar o que está correto.

Diante disso, no artigo de hoje falaremos sobre a auditoria logística, mostraremos seu conceito, como a auditoria funciona e qual é o foco de sua análise (o que é auditado). Sendo assim, falaremos sobre:

  • O que é auditoria logística?
  • Como funciona a auditoria logística?
  • O que a auditoria analisa?

O que é auditoria logística?

A auditoria logística é um serviço que avalia o setor logístico de uma empresa. Essa avaliação é baseada em parâmetros previamente definidos, podendo ser um serviço terceirizado ou conduzido pela própria organização.

Ao fim do serviço, a empresa auditada recebe um diagnóstico que mostrará exatamente o que precisa ser corrigido para aprimorar o seu nível de serviço, os pontos corretos em sua operação e demais sugestões de implementação.

Um bom serviço de auditoria é um ótimo investimento, afinal, esse serviço ampara de forma robusta a tomada de decisões em seu negócio, além de reduzir custo em algum nível, poupando gastos desnecessários.

Mas, como funciona um serviço de auditoria logística?

Como funciona a auditoria logística?

Como falamos, esse serviço pode ser terceirizado ou realizado pela própria empresa. Se a sua organização não possui um método formatado para utilizar nas análises, é recomendável que você terceirize este serviço e, futuramente, desenvolva sua própria metodologia.

Mas, se a sua organização já tem experiência na condução desse processo, seus próprios colaboradoras podem exercer a função de auditores, mas, desde que eles recebam treinamento e não inspecionem sua própria área de atuação.

Um serviço de auditoria, basicamente, traça paralelos entre as metas, ou seja, como sua operação deveria estar funcionando, com sua realidade atual de desempenho. Esse processo conta com aspectos qualitativos e quantitativos.

É muito importante fazer comparações com as práticas consideradas de excelência pelo mercado, identificar os gaps de seus processos em relação ao objeto de comparação e avaliar se a adoção destas práticas, no âmbito de sua empresa, faz sentido dentro de sua estratégia e de seu posicionamento no mercado.

Mas, especificamente, o que é auditado?

O que a auditoria analisa?

Os tópicos analisados compreendem as atividades logísticas primárias e de apoio. No caso do transporte, por exemplo, a auditoria analisa as rotas utilizadas na operação, se estão ou não otimizadas.

Além disso, são analisados outros aspectos, como o consumo de combustível da frota, a periodicidade de realização das manutenções, a ociosidade da frota, a precisão nas entregas, a satisfação dos clientes, além de aspectos como rastreamento e monitoramento.

Por fim, se averigua se existem perdas ocultas que estão consumindo desnecessariamente recursos da organização, falhas processuais graves e outros gargalos operacionais.

Conclusão

A auditoria logística é uma ótima ferramenta para fornecer informações claras e relevantes sobre sua operação, além de indicar caminhos para resolver problemas e aprimorar seu negócio.

Agora que você aprendeu mais sobre a importância da auditoria logística, descubra mais sobre como gerenciar a logística no agronegócio e a importância disso para o sucesso de organizações deste mercado.

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