Carga lotação: tudo que você precisa saber!

Dentro do transporte de cargas existem vertentes de serviço destinadas a demandas específicas de coleta e/ou entrega. A oferta de serviços, isto é, a modalidade oferecida aos clientes, varia de acordo com o tipo de transporte, o volume de cargas e o tempo disponível para realização de uma entrega.

Uma destas modalidades é a chamada carga lotação, também conhecida como carga fechada. No artigo de hoje mostraremos o que é carga lotação, abordaremos seus benefícios e aplicações, além de mostrar sua diferença em relação à carga fracionada.

No artigo de hoje, falaremos sobre:

  • O que é carga lotação?
  • Quais os benefícios da carga lotação?
  • Carga lotação e carga fracionada: quais as diferenças?

O que é carga lotação?

Como o próprio nome sugere, carga lotação é uma modalidade dentro do transporte de cargas onde as cargas ocupam toda a capacidade do veículo. Além disso, neste tipo de transporte, as cargas pertencem a uma única empresa e são destinadas a um único endereço, normalmente, um centro de armazenamento ou uma loja, por exemplo.

Além do mais, neste tipo de transporte não são feitas outras entregas ao longo do percurso, há somente um ponto de partida e um destino em todo o percurso.

Devido às características da carga lotação, as empresas que a utilizam desfrutam de algumas vantagens, principalmente quando desenvolvem um planejamento estratégico que avalia as necessidades do seu negócio e o perfil da transportadora escolhida.

Quais os benefícios da carga lotação?

Uma das grandes vantagens da carga lotação é a agilidade na entrega. Isso acontece porque o veículo não realiza nenhuma parada para embarque ou desembarque de cargas, nem faz desvios intermediários.

Assim, as empresas asseguram eficiência nas entregas e maior agilidade nos processos produtivos, além de atender com maior rapidez, qualidade e segurança os clientes.

Redução de custo

Como o serviço normalmente é realizado por meio de uma transportadora parceira, os custos envolvidos no processo são conhecidos no momento em que o acordo é firmado, o que contribui para o controle dos custos logísticos.

Além disso, se comparado a outras modalidades dentro do transporte de cargas, a carga lotação é mais barata, tendo em vista a inexistência de cargas e descargas ao longo do deslocamento, o que poupa taxas e os custos de armazenagem e movimentação de mercadorias.

A redução de custos também é promovida pela organização das cargas, o que otimiza o espaço nos veículos, reduz a incidência de avarias e acidentes durante o transporte e manuseio de mercadorias.

Maior segurança

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas transportadoras em nosso país é o roubo de cargas. Sendo assim, as transportadoras devem buscar soluções preventivas para proteger as cargas e os veículos em operação, dessa forma evitando prejuízos causados pelas quadrilhas.

O transporte do tipo lotação é uma boa alternativa contra a ação de bandidos, uma vez que entre o endereço de origem e o local de destino existem poucas ou até mesmo nenhuma parada, isso faz com que as cargas fiquem menos expostas, evitando extravios e danos às mercadorias.

Carga lotação e carga fracionada: quais as diferenças?

Carga fracionada é um tipo de transporte onde um mesmo veículo é utilizado por duas ou mais empresas, que compartilham o espaço do veículo, para transportar seus produtos e materiais.

Diferentemente da carga do tipo lotação, no tipo carga fracionada o veículo se dirige a quantos endereços forem necessários para atender as demandas de todos os clientes que contrataram o serviço de transporte, independentemente da localização geográfica dos remetentes e destinatários.

Esse tipo de transporte é mais utilizado por empresas de pequeno e médio porte, uma vez que a necessidade de armazenamento e distribuição é menor e insuficiente para ocupar um caminhão ou outro veículo por inteiro.

Sendo assim, os gestores de logística e transporte devem sempre estar atentos às diferenças entre carga lotação e carga fracionada. A partir dessa análise, poderão tomar decisões, otimizar processos e contratar serviços adequados à demanda organizacional.

Conclusão

Como mostramos, gestores de frota e logística devem se atentar aos diferentes tipos de transporte. Dessa forma, poderão tomar decisões estratégicas devidamente alinhadas às necessidades de sua organização.

Agora que você aprendeu mais sobre o que é carga lotação e suas diferenças em relação à carga fracionada, aprenda sobre centros de serviços compartilhados neste artigo que escrevemos sobre o tema!

Recent Posts