Como agregar valor aos serviços de sua transportadora?

Em qualquer mercado, a maioria dos clientes se preocupa quase que exclusivamente com o preço do serviço ou do produto que pretende adquirir. Evidentemente, essa preocupação é mais do que legítima, mas, como uma transportadora pode agregar valor aos seus serviços, mantendo um preço competitivo ou menor que seus concorrentes?

No artigo de hoje, mostraremos como uma transportadora pode agregar valor em seus serviços sem, necessariamente, desperdiçar recursos, principalmente, financeiros.

No artigo de hoje, mostraremos:

  • A comoditização dos serviços
  • Como agregar valor aos seus serviços?
  • Como se manter competitivo?

A comoditização dos serviços

Uma commodity é um produto cujas ofertas disponíveis no mercado não possuem diferenças significativas, sendo o preço, o fator determinante de uma dada negociação.

Um exemplo de commodity são os produtos agrícolas, como, por exemplo, a soja. Independentemente do produtor, a soja será a mesma, uma vez que não existem muitas diferenças entre as ofertas de mercado.

Esse processo, muitas vezes, acaba por afetar o mercado de serviços, seja pela falta de inovação nas empresas ou por não acompanharem as mudanças no comportamento dos consumidores.

Atualmente, o mercado logístico, sobretudo de entregas, é balizado pelo tempo de entrega e pelo custo de envio, o que acaba por direcionar a decisão de clientes, que sempre analisam ambos os aspectos do serviço logístico.

Como, então, uma transportadora pode aprimorar seu serviço, agregando valor às suas ofertas? É o que mostraremos no próximo tópico deste artigo.

Como agregar valor aos seus serviços?

Os serviços de entrega normalmente não apresentam grandes diferenças entre si. Como abordamos no tópico anterior, duas características básicas e, ao mesmo tempo, principais desse serviço, e que direcionam a decisão de clientes são o tempo de entrega e o custo do serviço (frete).

Para agregar valor ao serviço é fundamental empregar tecnologia no processo. Investir em um software de gestão, certamente, auxiliará sua empresa a reduzir custo, principalmente, ao otimizar rotas e diminuir os custos com combustível.

Um bom software entregará tecnologias como roteirização, que permitirão deslocamentos muito mais rápidos, fornecerão mais informações para tomada de decisões, além de reduzir custos operacionais.

Como valor agregado adicional este software poderá permitir que o “cliente do seu clienteacompanhe em tempo real todas as etapas de sua entrega, tais como: preparação, emissão de documentos e monitoramento do entregador, quando este iniciar o percurso para realizar a última etapa das entregas ao cliente final.

Ao otimizar rotas, consequentemente, o tempo de entregas do seu serviço cairá, o que impactará na satisfação do seu cliente e no estímulo à demanda de mercado. Além disso, mesmo investindo em tecnologia, sua empresa reduzirá custos com a definição de rotas e com abastecimento, além de diminuir a necessidade de manutenções veiculares e reduzir retrabalhos.

Tudo isso, trará diferenciais ao seu serviço, além de agregar valor a sua operação. Mesmo investindo em tecnologia, ainda haverá redução de custo o que, no fim, possibilitará a sua empresa maiores lucros.

Como se manter competitivo?

Empresas que param no tempo são empresas que pararam de investir, de olhar para o mercado, de ouvir clientes e de modernizar seus processos. Sendo assim, como mostramos, é fundamental investir em tecnologia.

Além de agregar valor aos produtos e serviços, a tecnologia torna sua empresa mais competitiva, uma vez que reduz custos de operação e aprimora seu nível de serviço ao cliente.

Conclusão

A máxima “para ganhar dinheiro é preciso gastar dinheiro”, realmente, se justifica do ponto de vista da modernização dos serviços de uma empresa. Sendo assim, empresas competitivas estão, constantemente, em contato com o mercado e estudando novos investimentos.

Agora que você aprendeu como uma transportadora pode agregar valor aos seus serviços, descubra tudo sobre as mudanças nas leis de trânsito e as novas determinações referentes à CNH.

Recent Posts