Como calcular o consumo de combustível de um veículo?

Muitas vezes, quer pela ausência de conhecimento ou pelo desânimo em obtê-lo, as pessoas sofrem impactos que poderiam ser evitados. Hoje em dia, por exemplo, dado o avanço da cultura fitness, isto é, a busca por um estilo de vida mais saudável que equilibre uma alimentação adequada a pratica regular de atividades físicas, muitas pessoas tem buscado se exercitar sem os devidos cuidados, quer dizer, matriculam-se em academias sem o conhecimento necessário a realização destas atividades. Isso tudo pode ocasionar dores corporais e alguns incômodos.

Da mesma forma, no dia a dia das empresas, muitas vezes somos surpreendidos pelos acontecimentos, justamente por não conhecer da forma como deveríamos a situação em todos os seus aspectos relevantes. Pensando nisso, no artigo hoje, mostraremos como calcular o consumo de combustível de seus veículos, porque isso é importante e como essa informação poderá auxiliá-lo na rotina das operações de sua companhia.

Como calcular o consumo de combustível?

A obtenção dessa informação é extremamente relevante para empresas que possuem frota ou utilizam veículos terceirizados regularmente. Para saber qual o consumo de combustível dos veículos de sua frota, será necessário armazenar algumas informações básicas sobre seus veículos, sendo:

  • Quilometragem do evento, isto é, quilometragem exata do instante em que o veículo foi abastecido
  • Quantidade de litros colocados no tanque
  • Custo do evento, isto é, valor gasto no abastecimento

Feito isso, é necessário utilizar o veículo para se calcular a média. É interessante rodar cerca de 200 km ou mais antes de retornar ao posto e realizar outro abastecimento ou calcular a média de consumo, isso porque é importante rodar ao menos a quilometragem supracitada para se ter uma boa média de consumo.

Vamos imaginar que em uma determinada transportadora, um veículo abasteceu em um dado dia R$ 100,00 (aproximadamente 30 litros, dado um custo de R$3,30 por litro) de gasolina comum, sendo que no ato de abastecimento o odômetro marcava 35.785 km. Após rodar 300 km, esse veículo voltou ao posto de combustível para realizar novo abastecimento. Portanto, observe:

QE (quilometragem do evento) = 35.785 km

QL (quantidade de litros abastecidos) = 30 L

QF (quilometragem do novo abastecimento) 36.085

QP (quilometragem percorrida) = 300 km

Antes de calcular a média de consumo deste veículo, é importante anotar também a quantidade de litros que ainda existe no tanque antes de realizar um novo abastecimento, isso para que a conta seja exata. Muitos veículos possuem esta informação em seus computadores de bordo. Aqueles que não possuem, o calculo será uma média, portanto, podendo variar para mais ou para menos.

Calculando o consumo de combustível

Dadas estas variáveis, agora, podemos calcular corretamente o consumo de combustível deste automóvel de propriedade de uma determinada transportadora, observe:

calculando o consumo de combustivel de um carro

O valor encontrado desta subtração indica a quantidade de quilômetros percorridos a partir do abastecimento realizado. Agora, conhecendo a quilometragem percorrida, basta dividi-la pela quantidade de litros abastecidos, desta forma:

como calcular o consumo de combustível de um veículo?

Após realizar os cálculos foi possível descobrir que este veículo possui um consumo médio de combustível de aproximadamente dez quilômetros por litro abastecido. Agora vamos destacar qual a importância desta informação para um gestor de transporte.

Qual a importância de conhecer o consumo de um veículo?

O consumo de combustível dos automóveis é um fator muito importante quando falamos de custos. Em tempos onde o valor cobrado pelo litro de combustível aumentou absurdamente, faz-se ainda mais necessário controlar este aspecto operacional nas empresas e pessoal nas residências Brasil afora.

Quando abordado à luz das organizações, conhecer o valor gasto com combustível e o consumo dos veículos de uma frota permite aos administradores de operações de transporte analisar mudanças que reduzam custo, por exemplo. E isso gera diversos impactos na rotina e estratégias de muitas empresas puramente logísticas.

Conclusão

Conhecer o consumo de combustível dos veículos de uma frota é muito importante para qualquer empresa. Além de instituírem mecanismos de controle operacional, através da obtenção e analise das informações de um veículo, os gestores podem adotar medidas que viabilizem a redução de custo, otimizem a quantidade de veículos na frota e aprimorem a lógica operacional de uma empresa.

Além do mais, é possível criar padrões históricos de consumo e análise estratégica, com o intuito de estudar ao longo do tempo o comportamento do consumo dos veículos de uma frota além de adotar medidas mais econômicas em relação ao abastecimento.

Contudo, é importante destacar que outros fatores influenciam o consumo de combustível dos automóveis, como a forma de condução, a geografia habitual de circulação do automóvel, o uso exacerbado de outros componentes do veículo, como o ar condicionado, por exemplo, a calibragem incorreta dos pneus e alguns outros fatores.

Agora que você aprendeu como calcular o consumo de combustível de um veículo, descubra de uma vez por todas tudo sobre de gestão de frotas!

Recent Posts