Como criar rotas otimizadas?

Dentre as rotinas de uma operação de uma transportadora, empresa que transporta cargas e operações de transporte em geral (fretado, gestão de frota, etc) existe a criação de rotas. Este processo é realizado como forma de ordenar a sequência de visitação entre os destinos de entrega e o ponto de saída, normalmente conhecido (empresa ou centro de distribuição – CD)

Mas, para que as entregas ocorram da melhor forma possível é necessário que as rotas sejam criadas de forma otimizada, isto é, que o percurso entre o ponto de saída e todos os pontos de entrega ocorra na menor distância possível.

Mas, como criar rotas otimizadas para entregar e coletar mercadorias, materiais em geral ou ao transportar pessoas? Neste artigo mostraremos a necessidade de criar rotas otimizadas, seus benefícios e como elas devem ser criadas.

Rotas otimizadas: porque criá-las?

Imagine que você está indo ao supermercado realizar algumas compras. Ao entrar no carro, você analisa qual caminho tomar. Um dos caminhos é muito mais rápido do que o outro. A pergunta é: qual a razão, então, de tomar o caminho mais longo até seu destino final? O desconhecimento.

Muitas empresas não conhecem o caminho mais curto, pois não possuem tecnologia que lhes mostre isso. Assim, em todas as vezes que os veículos saírem para entregar mercadorias, transportar pessoas ou coletar materiais, seus custos de operação crescerão na mesma proporção, mas, isso pode mudar.

Quais os benefícios das rotas otimizadas?

São vários os benefícios que uma empresa alcança ao utilizar as ferramentas certas para construírem rotas otimizadas. Rotas otimizadas impactam economia de combustível, redução dos níveis de poluente, prolongamento da vida útil dos pneus, dos componentes mecânicos e dos fluídos responsáveis pela refrigeração do motor (óleo e água), aumento da eficiência de motoristas e diversos outros ganhos.

Mas, para que todos estes benefícios sejam alcançados, é necessário construir as rotas otimizadas, e isso, somente será possível se a empresa empregar tecnologia adequada para criar os itinerários.

Como criar rotas otimizadas?

Para uma empresa criar rotas otimizadas é necessário utilizar a roteirização (leia este guia completo sobre a roteirização). Através desta tecnologia, a empresa conseguirá criar rotas otimizadas em qualquer ocasião, favorecendo a si própria e aos clientes.

Ainda, empresas que roteirizam os itinerários (rotas) são vistas pelo mercado de outra forma, pois, sempre são rápidas, precisas e na medida das necessidades do consumidor.

Esperamos ter ajudado você a entender a necessidade de criar rotas realmente otimizadas, usando softwares de roteirização como forma de reduzir seus custos operacionais.

Agora que você aprendeu como criar rotas otimizadas, entenda como escolher o melhor software para gestão de transporte para uma transportadora.

Recent Posts