Como funciona um rastreador?

Hoje em dia, muitas empresas optam por sistemas de gestão de transporte que contam com vários serviços agregados em uma única oferta, ou seja, contratam sistemas completos visando solucionar suas demandas operacionais.

Estes sistemas possuem muitas funcionalidades importantes para uma eficiente gestão, como monitoramento, roteirização, verificação do comportamento do condutor, análise de acelerações e frenagens realizadas de forma brusca e ainda realizam o rastreamento dos veículos em tempo real, além de ofertarem algumas outras funcionalidades.

No artigo de hoje, mostraremos o que é um rastreador, como funcionam e quais são suas principais funções. Preparado para descobrir tudo a respeito deles?

O que é um rastreador?

Rastreadores são dispositivos móveis, instalados em veículos, dotados de tecnologias de geolocalização que transmitem sinais, por meio de antenas, as centrais responsáveis por realizar a gestão sob estes equipamentos.

O principal objetivo de um rastreador é apontar a localização de um veículo, seja durante seu deslocamento ou quando está parado. Assim, em casos onde um veículo é roubado, se o rastreador estiver devidamente instalado, o proprietário conseguirá descobrir a localização de seu veículo rapidamente, cooperar com o trabalho da polícia e, provavelmente, reavê-lo.

Como um rastreador funciona?

Em geral, a maioria dos dispositivos rastreadores utilizados na atualidade, empregam as tecnologias GPRS e GPS para seu funcionamento.

Tecnologia GPRS

O GPRS teve origem na demanda pelo acesso à internet de usuários de telefones móveis. A época, a tecnologia presente nos celulares não era capaz de prover o tão desejado acesso a internet, pois era preciso que os dados fossem organizados e transportados em pacotes.

Assim foi criada a tecnologia GPRS, sigla com origem no inglês que significa General Packet Radio Services ou, em tradução literal, Serviços Gerais de Pacotes por Rádio. Sua finalidade é possibilitar o tráfego de dados por pacotes para que a rede de telefonia celular possa ser integrada à internet.

Tecnologia GPS

Já a tecnologia GPS, sigla que tem origem no idioma inglês, que significa Global Positioning System ou em português Sistema de Posicionamento Global, é um sistema que utiliza satélites para localizar onde o receptor do sinal está em determinado momento.

O GPS funciona a partir de uma rede de 24 satélites que ficam distribuídos próximos a órbita do planeta terra. Estes satélites enviam sinais para o receptor (aparelho de GPS), e então, a partir disso, o aparelho de GPS interpreta esses sinais dizendo onde exatamente está o veículo, objeto ou pessoa naquele momento.

Agora que você compreendeu como funcionam as tecnologias que permitem o funcionamento do rastreador, entenda sua cooperação no funcionamento do aparelho.

Funcionamento na prática

O modulo GPS, que recebe as informações de latitude e longitude dos satélites na órbita terrestre, processa estas coordenadas geográficas dentro do equipamento e as reúne com as informações dos sensores e atuadores presentes no equipamento.

Após esta formatação as informações são enviadas a central de monitoramento através da tecnologia GPRS, que depende da área de cobertura da operadora utilizada. Se não houver cobertura GPRS, o modulo armazena estas posições até que a conexão seja estabelecida, descarregando-as quando concluída.

Agora que você sabe tudo sobre o funcionamento dos rastreadores, aprenda tudo sobre os pneus com este guia definitivo.

Recent Posts