Como reduzir custos com transporte em tempos de pandemia?

Não precisamos dizer o quanto a pandemia do novo coronavírus afetou a todos nós, trazendo complicações e diversas mudanças cotidianas. Contudo, algumas áreas importantes dentro das organizações e que afetam diretamente nossas vidas, continuam a funcionar para o bem da sociedade. Uma das áreas fundamentais é o setor logístico, principalmente, o segmento de transporte e entregas.

Acredite: se esse segmento não estivesse funcionando, tudo seria mais complicado. É pensando nisso, que no artigo de hoje mostraremos como as organizações que atuam ou dependem de transporte podem reduzir seus custos de operação no contexto atual.

No artigo de hoje, você vai aprender sobre:

  • Porque as empresas precisam reduzir custos nesse momento?
  • Quais medidas adotar?
  • Roteirização
  • Outsourcing

Porque as empresas precisam reduzir custos nesse momento?

A pandemia da Covid-19 trouxe diversas mudanças para as organizações. Diminuição de demanda, aumento de custos e queda de faturamento são alguns fatores que podem ter surpreendido muitas empresas.

Diante disso, as organizações são forçadas a olharem para dentro e buscarem alternativas estratégicas que as auxiliem a gerenciarem da melhor maneira possível o conturbado momento que o mundo têm enfrentado.

Além disso, a instabilidade política e os reflexos econômicos da crise, sobretudo aqueles que devem ocorrer após a pandemia, são fatores que tornam as decisões presentes ainda mais importantes e necessárias, principalmente aquelas relacionadas ao maior controle de custos.

Mas, quais devem ser as medidas que as organizações devem adotar nesse momento em relação ao transporte?

Que medidas adotar?

Como destacamos no início deste artigo, o setor logístico como um todo tem contribuído para que a crise inaugurada pela pandemia não se agrave ainda mais. Além disso, mesmo que os tempos sejam de redução de custos, isso não quer dizer que investimentos assertivos e estratégicos devam ser negligenciados e não realizados pelas organizações nesse momento.

Evidentemente, uma análise mais criteriosa e diligente da alocação de recursos nesse momento deve ser feita, o que não quer dizer, como ressaltamos, que investimentos que ajudem as empresas a se manterem nesse momento e que colaborem com a redução de custos não devem ser descartados.

Uma alternativa sempre recomendada é a utilização de tecnologias que contribuam para otimização de áreas estratégicas  nas organizações. Mas, que investimentos poderiam ser realizados nesse momento?

Roteirização

A definição de rotas de uma operação de transporte contribui para a diminuição dos custos envolvidos na criação de itinerários.

Combustível, peças automotivas, manutenção veicular, depreciação, custo com mão de obra direta, além de outros fatores, estão rigorosamente relacionados ao aumento ou diminuição dos custos relacionados à definição eficiente das rotas de uma operação.

Por isso, recomendamos que sua operação invista na roteirização. A roteirização é uma tecnologia responsável por otimizar a criação das rotas utilizadas em uma operação de transporte.

A tecnologia faz com que os veículos se desloquem entre os destinos, sempre, no menor tempo possível, uma vez que indica as menores distâncias possíveis entre as localidades.

Para saber mais sobre a roteirização, leia este artigo completo que escrevemos sobre o tema, onde abordamos tudo que você precisa saber sobre este assunto.

Outsourcing

As atividades de terceirização no mercado de soluções de gestão para as atividades de transporte, com o passar dos anos, tornou-se popular. Diversas organizações recorrem a serviços de terceirização em diversas áreas importantes do seu negócio, incluindo a área logística.

O outsourcing é um serviço de terceirização do departamento de transporte. Não se trata de uma simples transferência de responsabilidade para terceiros, mas de identificar um parceiro especializado e que traga experiência, recursos humanos e tecnologia.

Este serviço melhora a performance da organização e reduz os custos relacionados à sua gestão de transporte, uma vez que, além da economia com mão de obra, sua organização deixará a cargo de especialistas no assunto a condução do seu departamento de transporte, que utilizam tecnologias apropriadas e metodologias ágeis para aprimorar, ainda mais, uma operação.

Certamente, nessa crise, medidas inteligentes relacionadas à gestão e modernização, através da aquisição de tecnologias, ajudarão muito a sua organização.

Para conhecer mais sobre o serviço de gestão de transportes, clique aqui e conheça o nosso serviço de outsourcing.

Conclusão

Como mostramos, investimentos assertivos sempre devem ser feitos em uma empresa, sobretudo, aqueles que dão base a administração otimizada de recursos em épocas de crise.

Nos colocamos a disposição do seu negócio, para auxiliá-lo a enfrentar esse crise da forma mais segura possível, otimizando estruturas, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos seus serviços e produtos.

Agora que você aprendeu mais sobre quais medidas adotar para enfrentar melhor essa crise, descubra tudo sobre como retomar da forma mais segura possível as atividades do transporte fretado de colaboradores da sua empresa.

Recent Posts