Como reduzir a emissão de poluentes de sua frota?

Com o passar dos anos, o homem criou inúmeras tecnologias importantes para a vida em sociedade, desde as relacionadas à comunicação àquelas importantes ao transporte e ao suporte destas atividades. Mas, ainda que muitas destas inovações sejam úteis à rotina mundial, é possível perceber que com a criação destas novas tecnologias algumas consequências ruins também foram criadas, quando não, potencializadas.

Aumento da poluição em diversos níveis e ambientes, desigualdade social, crescimento da temperatura terrestre, buraco na camada de ozônio, descarte inadequado de resíduos e dejetos industriais, desemprego e uma série de outros malefícios, por assim dizer, podem ser visto como “preço” do crescimento.

Contudo, ainda que muitas destas consequências sejam inevitáveis, ao menos no discurso de seus precursores e na velha e famigerada teoria, tantas outras inovações surgiram para resolver os problemas outrora instituídos pelas novas tecnologias criadas.

No artigo de hoje, mostraremos como é possível reduzir a emissão de poluentes de sua frota como forma de promover a sustentabilidade, reduzir seus custos de operação (sim, isso é possível), respeitar o meio ambiente e a vida em sociedade.

Planejamento estratégico de rotas

A roteirização é uma tecnologia com impacto de curto, médio e longo prazo, além de responsável direta por muitos resultados financeiros com foco na constante redução de custo operacional, gerencial e de manutenção.

Se você não sabe o que é a roteirização, como se dá seu funcionamento e porque você deveria utilizá-la em sua operação de transporte, leia este guia completo que escrevemos sobre ela, certamente seu tempo não será desperdiçado e tudo o que você precisa saber será esclarecido.

Quando aplicada a lógica de qualquer operação de transporte, a roteirização promove grandes alterações na realidade operacional de qualquer organização. De forma simples e bem direta, a roteirização é uma tecnologia otimizadora, ou seja, sua aplicação visa à simplificação, redução e encurtamento das distâncias percorridas. Sua função, nada mais é do que o estudo e otimização das rotas, quer dizer, através dela os veículos de uma frota se deslocarão de A para B, sempre, na menor distância possível. E esse é justamente o ponto que gostaríamos de destacar.

Quando os veículos se deslocam entre diferentes localidades na menor distância possível, isso promove inúmeros benefícios ao meio ambiente, indo desde a redução drástica na emissão de poluentes à redução de outros tipos de poluição, como a sonora por exemplo.

Da teoria à prática

Veículos que rodam menos consomem menos combustível, óleo e outros líquidos necessários ao seu funcionamento, além de prolongar a vida útil de todas as peças e componentes mecânicos. Ainda, a redução das distâncias percorridas impacta em redução direta da emissão de dióxido de carbono e particulados, que aumentam o efeito estufa e os problemas de saúde pública, uma vez que poluem a atmosfera com gases e partículas nocivas.

Por tudo isso a roteirização é uma tecnologia que pode transformar a realidade operacional de sua frota, promover grande redução de custo, evoluir o nível do serviço prestado e promover uma série de outros benefícios.

Se você tem interesse em utilizá-la em sua operação, contate-nos, podemos ajudá-lo grandemente rumo à evolução de sua operação, qualquer que seja seu mercado. Além da roteirização, temos outras tecnologias que podem, juntamente com a roteirização, revolucionar sua gestão, sua operação e sua prestação de serviço. Conte conosco!

Agora que você aprendeu o que pode ser feito para reduzir a emissão de poluentes de sua frota, saiba como proteger sua frota do roubo de cargas, uma triste realidade que tem crescido em nosso país.

Recent Posts