Como saber se um veículo está na rota planejada?

Muitas empresas que terceirizam atividades de transporte gostariam de saber se os veículos da operação estão, de fato, percorrendo as rotas corretas, isto é, aquelas anteriormente definidas no momento do planejamento.

Mas, será que é mesmo possível obter esta informação? Adiantamos que sim, é possível! Sendo assim, no artigo de hoje mostraremos como as empresas podem acompanhar com exatidão as rotas que os veículos de uma operação estão utilizando.

No artigo de hoje, você aprenderá sobre:

  • Como saber se um veículo está na rota planejada?
  • Qual a importância desta informação?

Esperamos auxiliar sua empresa a resolver eventuais problemas pela ausência deste tipo de informação, além de estimular o desenvolvimento da sua operação de transporte, seja terceirizada ou não.

Como saber se um veículo está na rota planejada?

Para conhecer a posição de um veículo em um dado espaço geográfico e de forma remota, é necessário embarcar no veículo determinados tipos de tecnologias capazes de prover este tipo de informação.

Este tipo de tecnologia a que nos referimos são os rastreadores, dotados de tecnologias de geolocalização e de telemetria que transmitem sinais, por meio de antenas, as centrais responsáveis por realizar a gestão destes equipamentos.

O principal objetivo de um rastreador é apontar a localização de um veículo, seja durante seu deslocamento ou quando está parado. Assim, por meio dos rastreadores e uma boa base cartográfica, é possível saber exatamente se um veículo está ou não cumprindo a rota que deveria.

Escrevemos um artigo completo sobre os rastreadores, mostrando seus componentes e como extraem as informações de localização. Para saber mais sobre um rastreador, clique aqui e aprenda mais sobre eles.

Além disso, é fundamental que se utilize técnicas de monitoramento e rastreamento. Através do monitoramento, é possível acompanhar os acontecimentos envolvendo os veículos. Esse trabalho envolve a observação e o registro informacional correspondente.

O rastreamento, é o ato de registrar as ocorrências observadas ao longo de um deslocamento. O objetivo principal do rastreamento é captar e obter dados, através do acompanhamento dos eventos que ocorrem durante as entregas, por exemplo.

Quando aplicadas simultaneamente, as tecnologias permitem às empresas controlar e proteger os veículos, as pessoas, o patrimônio de terceiros, os próprios ativos da companhia e gerar informação para as decisões corporativas.

Escrevemos um artigo completo mostrando a diferença entre monitoramento e rastreamento. Para aprender mais sobre este assunto, recomendamos a leitura deste artigo. É só clicar aqui!

Qual a importância desta informação?

Por meio destas informações, uma empresa saberá se o planejamento de rotas está sendo cumprido, o comportamento dos motoristas, além de validar a realidade de determinados acontecimentos, como, por exemplo, eventuais defeitos mecânicos e, até mesmo, roubos.

Além disso, é possível mapear melhorias nas rotas que influenciam o negócio, adotar medidas de redução de custo, otimizar processos e aprimorar o nível de serviço, tanto para clientes internos como externos.

Conclusão

Como mostramos, através dos rastreadores e das técnicas de monitoramento e rastreamento, uma organização pode verificar se um determinado veículo está ou não percorrendo as rotas que deveria percorrer.

Ressaltamos que este acompanhamento, inclusive, pode ser feito em tempo real, através de equipes internas ou terceirizadas. A plataforma iTransport viabiliza este serviço e ajuda diversas empresas nesta área. Clique aqui para conhecê-la.

Agora que você descobriu como controlar os percursos feitos pelos veículos de uma operação, descubra tudo sobre o novo projeto de lei que pode alterar algumas das principais regras de trânsito do nosso país.

Recent Posts