Notice: is_feed was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in C:\inetpub\wwwroot\itransport.com.br\wp-includes\functions.php on line 5535
Porque sua transportadora precisa de um analista de transportes?

Analista de transportes: função e importância em uma transportadora

Todas as empresas que almejam alavancar resultados, especialmente as transportadoras, precisam analisar diversos cenários, variadas situações, inúmeras métricas, mapear tendências, dimensionar recursos, estimar previsibilidades de demanda, equacionar a oferta equilibrando-a a princípios econômicos básicos, adaptar-se ao setor, a sensibilidade do mercado, a mutabilidade econômica e realizar outras tantas atividades.

Grande parte destas ações, senão a maioria, principalmente aquelas ligadas à rotina operacional, são de responsabilidade do analista de transportes.

No artigo desta semana, pontuaremos as principais funções deste profissional, seu impacto sobre a tomada de decisão e as definições estratégicas da organização, seu perfil e as principais atribuições deste cargo.

Qual a importância deste profissional para sua transportadora?

O analista de transportes é um profissional de extrema importância para a rotina do transporte de cargas.  Ele é o responsável por acompanhar os processos de transporte e a movimentação de cargas, planejar e executar ações táticas para minimizar os erros de operação e avaliar o desempenho (pontual e histórico) da transportadora.

Além do mais, realiza análises de performance e frete, dimensiona recursos, acompanha as entregas, as rotas (roteirização) e autoriza as ordens de serviço. Todas estas atividades são fundamentais ao negócio, pois, além de perceber gaps e fragilidades da organização, essas ações produzem um vasto agregado de informações que, mais tarde, serão essenciais na tomada de decisão.

Ademais, além de elucidar muitas nuances relevantes à rotina, as informações produzidas nas etapas da operação serão importantes no desenvolvimento de planejamentos, sejam das diversas áreas do negócio ou globais à companhia. Outro aspecto singular oportunizado pelos estudos de um analista é o conhecimento pleno de toda a operação de transportes.

Por ser o encarregado direto da gestão das atividades da empresa, além de acompanhar todas as necessidades reais da organização, pode, por exemplo, propor melhorias para reduzir custos, implantar novas tecnologias para gestão de transportes e frota que potencializem a operação, os níveis de serviço ofertados ao mercado e a gestão organizacional.

Qual o perfil ideal deste profissional?

Dentre os pré-requisitos “básicos” de um analista de transportes, as empresas buscam profissionais com formação superior nas áreas de administração, logística e outras áreas correlatas. Demais cursos, extensões e pós-graduações em áreas complementares, além de experiências adquiridas neste cargo ou no desempenho de funções similares, são considerados diferenciais.

Muitas empresas, ao contratarem este tipo de profissional, procuram conhecimentos essências ao exercício da função, sendo os principais:

  • Domínio do pacote Office (especialmente do Excel);
  • Boa capacidade de concentração;
  • Experiência na gestão de equipes;
  • Inglês fluente;
  • Boa Capacidade de comunicação;
  • Capacidade analítica.

Análise de dados: a melhor amiga do seu negócio

A análise de dados tem sido responsável pelo sucesso de diversas empresas. Muitas métricas são necessárias na mensuração de performance (algumas mais do que outras), na averiguação histórica de desempenho, no mapeamento de tendências, mas, essencialmente, a verificação recorrente confere à empresa o conhecimento real de suas necessidades operacionais, além de apontar debilidades estruturais e carências gerenciais.

Dessa forma, traçar planos mais eficientes, neutralizar ou minimizar gargalos (principalmente internos) e se antever a acontecimentos importantes torna-se mais simples, natural e sistemático.

Agora que você conhece a importância do analista de transportes para a rotina de uma operação de transportes, aprenda tudo sobre o famoso frete grátis e descubra se ele realmente existe.

Recent Posts