Consultoria de transporte: quando contratar?

Muitas vezes, no mais comum dos nossos dias, sentimos algo estranho. A barriga começa a doer, o corpo se aquece mais do que o normal (febre), nada do que comemos “para” em nosso estômago e uma série de outros desequilíbrios nos acometem. Talvez este seja o momento de procurarmos um médico.

Esta simples exemplificação é mais comum na vida das empresas do que muita gente acredita. E ao contrário do corpo humano que conta com os serviços médicos, as empresas, quando “sentem” algo de errado ou percebem claramente que precisam mudar, recorrem aos serviços de uma consultoria.

No artigo de hoje lhe prescreveremos uma receita nos seguintes termos:

  • Qual o momento ideal de procurar uma consultoria de transportes para sua operação?
  • Como saber quando é chegado o momento?
  • Quais os indícios de que realmente é hora de mudar?
  • Reabilitação após o tratamento: o que fazer depois da recuperação?

Qual o momento de procurar uma consultoria de transporte?

Talvez este momento já tenha chegado (há muito tempo, inclusive) para sua empresa, mas, por motivos mais ou menos importantes, você não o tenha percebido. O primeiro passo é reconhecer a existência deste problema, até porque, somente após reconhecer a existência clara de um problema é que você será capaz de buscar soluções.

Dentre as causas mais comuns, provavelmente, há a manifestação delas em suas rotinas: aumento dos custos de operação, desconhecimento do público atendido, rotas não otimizadas, ineficiência gerencial, falta de compreensão dos custos e de suas origens, ausência de monitoramento e rastreamento de seus veículos, falta de integração das informações dos sistemas utilizados em sua operação de transporte, desconhecimento da quilometragem (km) mensal e suas proporções equivalentes (km diária, semanal, anual, dentre outras), despreocupação com os usuários dos serviços de transporte, desconhecimento do comportamento dos motoristas, inexistência de análises objetivas e uma série de outros sintomas.

Reconheceu algum destes sinais em sua operação? Pois é, você tem um problema! Mas, a partir de agora, vamos falar sobre o tratamento!

Como saber quando é chegado o momento?

Essas dores, agora, são claras pra você? Estão lhe causando incômodo, urgência, aflições e sentimentos similares? Sim? Ótimo! Esse é o momento de contratar uma consultoria de transportes. Mas, se sua resposta tenha sido um sonoro “não”, de duas uma: ou sua situação é gravíssima e você corre sérios riscos de vida, ou sua operação está com a saúde plena e verdadeiramente saudável!

Reconhecidos os sintomas e diagnosticando-os claramente, chegou a hora de buscar as soluções.

Quais os indícios de que realmente é hora de mudar?

Como mostramos no primeiro tópico, são vários os indícios que apontam para a necessidade de mudança. Mas, se fôssemos resumi-los em apenas um seria o desconhecimento de sua operação em todos os níveis, desde o operacional ao estratégico.

A inexistência de métricas de acompanhamento, a inadequação das rotinas de sua organização, o descontrole dos custos operacionais e de tantos outros indicativos mostra claramente que a hora de mudar já chegou há muito tempo.

Reabilitação após o tratamento: o que fazer depois da recuperação?

Agora é hora de contratar os serviços de uma consultoria de transporte e iniciar o tão aguardado tratamento. Mas, o que a consultoria fará? Através de seus consultores, a consultoria analisaria sua operação de transporte de acordo com sua necessidade (seus sintomas).

Por isso, a primeira etapa do trabalho de uma consultoria é conversar com os responsáveis pela empresa e avaliar o cenário de acordo com os próprios responsáveis, que indicarão suas demandas, o que querem resolver e junto aos consultores definirão métricas de resultado. Após ouvi-los, a consultoria começa a atuar.

Reestruturação de rotas, estudo minucioso dos custos de operação e de suas origens, estudo do público atendido de forma individualizada (quando necessário), análise da km percorrida, formulação de rotinas mais objetivas e diretas, instituição de mecanismos de monitoramento e rastreamento veiculares, acompanhamento e monitoramento do comportamento do condutor e das decisões tomadas por ele a bordo e uma série de outros estudos e sugestões de implementação.

É importante ressaltar uma coisa: caso não haja acompanhamento da empresa por parte dos serviços prestados pela consultoria, em pouco tempo, a realidade da operação não representará mais a realidade da organização. O que queremos dizer com isso? Queremos dizer que se a empresa não mudar sua mentalidade a partir das implementações realizadas pela consultoria, todas as ações benéficas experimentadas pela organização de diversas formas terão prazo de validade curto.

Conclusão

Infelizmente, nossa cultura tarda em resolver problemas, seja no âmbito pessoal ou profissional (um é reflexo do outro). Certamente você conhece pessoas que, por exemplo, precisam tomar decisões de mudar seu estilo de vida como emagrecerem e postergam a decisão por anos, infelizmente. Mais cedo ou mais tarde as conseqüências virão “de uma hora para outra”, ainda que os sinais não sejam muito visíveis ao longo do tempo.

As empresas, muitas vezes, são como a pessoa do exemplo. Precisam mudar, mas adiam a mudança. Mas, o que isso ocasiona? A primeira conseqüência é tornar a mudança muito mais difícil, uma vez que a demora em resolvê-la poderá trazer outras consequências, o custo da mudança (financeiro) certamente será muito maior, talvez não o pagamento direto à consultoria, mas, o prejuízo acumulado ao longo do tempo, o tempo desperdiçado nunca mais retornará e diversos outros prejuízos poderão acontecer.

Conheça nossa consultoria em gestão de transporte, economizamos, somente em 2017, mais de R$ 17 milhões (isso mesmo, milhões) e podemos, seguramente, ajudar sua empresa a economizar, quem sabe, mais do que isso. Conte conosco e saiba: o tratamento é menos doloroso do que você imagina!

Agora que você descobriu tudo sobre uma consultoria de transporte, quando contratá-la, como o processo ocorrerá e o que esperar desta prestação de serviço, aprenda mais sobre como reduzir a emissão de poluentes de sua frota e torná-la mais sustentável.

Recent Posts