Controle de acesso: qual sua importância ?

Imagine uma academia de musculação qualquer, dessas de bairro próximas à nossa casa. Todos os dias, diversas pessoas vão nessas academias cuidar da saúde, do corpo, da mente e em busca de um estilo de vida mais saudável. Usamos esse exemplo para lhe mostrar que o controle de acesso é tão necessário que muitas vezes nós nem nos atentamos para ele, mesmo que ele esteja constantemente presente em nossa rotina.

Todas as academias (ou quase todas) possuem sistemas de controle de acesso, normalmente representados por catracas que controlam o fluxo de usuários, sua qualidade (se são autorizados ou não) e sua identidade. O controle de acesso é uma tecnologia importantíssima também na gestão de transporte, principalmente, nos contextos onde o fluxo de usuários é grande, como, por exemplo, no transporte fretado.

Por isso, no artigo de hoje falaremos da importância do controle de acesso, quais são seus benefícios e porque sua empresa deveria utilizá-lo como forma de aprimorar a oferta de seus serviços.

Importância do controle de acesso

É por meio do controle de acesso que se consegue monitorar e individualizar os usuários que utilizam seus serviços. No transporte fretado corporativo, por exemplo, para se ter acesso ao benefício, os funcionários das empresas devem pagar um valor mínimo para utilizarem o serviço. Mas, como o controle é feito? A resposta é simples: pelo controle de acesso.

O controle de acesso, neste caso, indicará se o usuário está em dia com o pagamento da mensalidade, mostrará para a empresa quais são os usuários embarcados no fretado, se existem usuários de outras linhas em uma rota diferente da que ele deveria tomar, a ociosidade de assentos no fretado, linhas com baixa quantidade de usuários e muitas outras informações importantes que ajudam a empresa a reduzir custo, tomar decisões, realizar novos planejamentos de rotas e uma série de outros benefícios.

Benefícios do controle de acesso

O controle de acesso, quando aplicado em situações que realmente demandam controle e análise de usuários, proporciona muitos benefícios, dos mais simples aos mais necessários e relevantes.

Além de prover conhecimento individualizado de cada usuário, o controle de acesso mostra a regularidade de uso, se o usuário é autorizado ou não, se o pagamento da mensalidade está em dia, mostra a a ocupação do coletivo em tempo real, permite planejar de forma muito mais otimizada a necessidade de veículos para o atendimento das rotas (redução drástica de custo) e diversos outros benefícios.

Porque utilizar o controle de acesso em sua operação?

Como mostramos ao longo do artigo, o controle de acesso fornece um controle muito mais minucioso e abrangente de sua operação, possibilidade de reduzir custos operacionais, fornece uma série de dados confiáveis e que realmente traduzem a realidade da sua operação o que lhe permitirá tomar decisões assertivas e favorece uma gestão simplificada.

Agora que você aprendeu a importância do controle de acesso e os diversos benefícios que sua operação de transporte pode usufruir ao implementá-lo, descubra porque é fundamental monitorar os motoristas de sua frota.

Recent Posts