Cubagem de carga: o que é e qual sua importância para formação do frete

Na hora de precificar o frete, uma transportadora precisa levar alguns fatores em consideração, como cubagem, quantidade de eixos do veículo, distância percorrida, depreciação, dentre outros elementos.

Em algumas ocasiões, os cálculos realizados para definir o valor ideal para o frete passa pela eficiência humana, quer dizer, os cálculos são realizados de forma manual por algum funcionário com lápis, papel e uma calculadora.

Pela quantidade de informações e pelo volume muitas vezes analisado, é comum haverem erros, sendo assim, o valor do frete é afetado, seja para mais ou para menos.

Além do mais, a massa de dados varia de cliente para cliente. O que torna ainda mais complexa a realização dos cálculos.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos o que é a cubagem, como ela deve ser calculada e porque as transportadoras deveriam se preocupar com isso na hora de definir qual valor cobrar pelos seus serviços.

O que é cubagem?

De forma bem simples, podemos definir cubagem como sendo a relação entre o peso de determinado corpo e o espaço ocupado por ele dentro do compartimento de cargas de um veículo.

A relação de cubagem de determinado objeto, é obtida através da realização de cálculos matemáticos que relacionam determinadas características espaciais e físicas de um corpo.

Além do mais, as características do veículo utilizado para realizar o transporte, são levadas em conta na hora de efetuar o equacionamento quantitativo.

Para demonstrar com clareza a forma correta de chegar ao valor da cubagem, vamos exemplificar como ocorre o calculo na prática.

Calculando o valor de cubagem

Imagine que você tenha um caminhão baú, com capacidade para transportar 16 toneladas. As medidas do baú são 3,0m de altura, 2,8m de largura e 8,5m de profundidade (comprimento).

Para conhecermos qual a capacidade volumétrica em m3 deste baú, basta multiplicar as medidas conhecidas de altura, largura e profundidade (A x L x P) entre si, dessa forma:

Cálculo capacidade Volumétrica do Baú

3,0m x 2,8m x 8,5m = 71, 40m3

Conhecida a capacidade volumétrica do baú, basta dividir o valor encontrado pela capacidade de carga do veículo. Assim, será possível descobrir quantos quilos podem ser transportados por metro cúbico.

Quantidade de kgs que podem ser transportados por m3

16.000 kg ÷ 71,40m3 = 224,08 kg/m3

Considere que este caminhão será utilizado para transportar uma carga de máquinas de lavar roupa. Essa carga será composta por 80 unidades desse produto, cada uma delas pesando 45 kg e apresentando as seguintes dimensões: 66 cm de largura, 102 cm de altura e 73 cm de profundidade.

Com essas informações, será possível conhecer o volume de cada fogão. Contudo, devemos antes transformar a unidade de medida cm para m, realizando a divisão dos valores de medida por 100, desse jeito:

Transformação da unidade (cm para m)

66 cm ÷ 100 = 0,66m

102 cm ÷ 100 = 1,02m

73 cm ÷ 100 = 0,73m

Após realizar a transformação, basta multiplicar as novas medidas referentes a altura, largura e profundidade (A x L x P) entre si.

0,66m x 1,02m x 0,73m = 0,4914m3

Agora é preciso conhecer qual será o volume total ocupado pelas 80 unidades de máquina de lavar. Para tanto, devemos multiplicar o volume de cada máquina pelo total de unidades a serem transportadas.

Volume total ocupado

0,49140m3 x 80 = 39,31 m3

Finalmente, para descobrirmos qual é o peso “cubado” desta carga, devemos multiplicar a quantidade em quilos que podem ser transportados por metro cúbico (cálculo 2), pelo volume total ocupado pelas 80 unidades de maquinas de lavar (cálculo 5). Observe:

Peso Cubado

224,08kg/m3 x 39,31 m3 = 8.808,58 kg/m3

O exemplo e todos os seus cálculos foram utilizados para demonstrar o que significa na prática o conceito do peso cubado. Trata-se de uma variável que é usada para definir o que se chama de “frete peso”, que é a relação entre peso cubado e peso físico, sendo que a cobrança do frete é feita usando o maior valor entre estas duas grandezas.

No nosso exemplo, o peso físico (real) da carga era de 3.600 kg (80 x 45). Em contrapartida, o peso cubado da carga era de 8.808,58 kg. Em geral, essa situação ocorre com cargas que ocupam grandes volumes e apresentam, em comparação com a capacidade de carga do veículo, baixo peso.

Assim, inviabilizam que o transportador complete o espaço do baú com outras cargas, sendo necessário considerar seu peso cubado.

Fator de cubagem padrão

A NTC, Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, decidiu estabelecer um valor padrão para cargas rodoviárias, definindo 300 kg por m³ como uma medida ótima de uso. Isso significa que para cada metro cúbico de capacidade do veículo é possível transportar 300 kg.

No caso de cargas fracionadas a densidade média é de 200 kg por m³, em virtude da dificuldade em organizar cargas diferentes dentro de um mesmo veículo, de modo que os espaços vazios sejam completos.

Mesmo não sendo o fator mais importante do cálculo de fretes, é essencial conhecer o conceito de cubagem. Assim, é possível ter ciência de que um erro no uso deste conceito na hora de transportar uma carga volumosa pode afetar o lucro.

Sendo assim, para facilitar seus cálculos, criamos um breve checklist com dicas importantes que lhe auxiliarão na hora de realizar o equacionamento:

  • Tenha em mãos todos os dados sobre a carga a ser transportada, como: quantidade de volumes, altura, largura e comprimento de cada um;
  • Multiplique Altura x Largura x Comprimento x Número de Volumes x 300 (fator de cubagem);
  • Se o resultado for menor que o peso efetivo da carga, então desconsidere este cálculo e use o peso original para formar o seu preço de frete;
  • Mas, se o resultado for maior que o peso efetivo da carga, então considere o valor obtido como o novo peso, sendo a base para formar o seu preço pelo transporte.

Qual a importância da cubagem para uma transportadora?

O conceito de cubagem demonstra sua importância ao influenciar as possibilidades de lucro e prejuízo de uma transportadora, ao mesmo tempo em que pode inflacionar o preço dos serviços de frete cobrado dos clientes.

Por ser um dos aspectos que formam o frete, isto é, participa diretamente da composição do valor cobrado dos clientes, a cubagem é um fator muito importante, pois, como dissemos, está diretamente ligada a geração de demanda e a geração de receita das transportadoras.

Por isso, é indispensável calcular a cubagem de cargas corretamente. Dessa forma, o valor cobrado dos clientes será justo, evidentemente que dentro de parâmetros aceitáveis de operação, além de possibilitar a geração de lucros dentro dos exercícios contábeis.

Conclusão

Cada vez mais, o mercado de transportes está mais complexo. Se não bastassem os entrantes, isto é, novas empresas que adentram o mercado, potencializam a competição e dificultam a geração de receita, os custos de operação disparam.

Por isso, é de extrema importância precificar corretamente os serviços oferecidos pela sua transportadora. Assim, além de oferecer aos clientes melhores preços, seus lucros são potencializados.

Mas, como demonstramos, é fundamental calcular o valor do frete adequadamente, prestando atenção em todos os aspectos que o formam e, sobretudo, realizando os cálculos corretamente.

Agora que você aprendeu tudo sobre a cubagem, aprenda mais sobre a recente aprovação da nova tabela de fretes, fator que certamente influenciará os preços praticados por você.

Recent Posts