Qual a importância da cultura organizacional no setor de transporte?

A cultura organizacional é muito importante para o sucesso e a perpetuação dos negócios de uma organização, para o setor de transporte não é diferente. Uma das razões é que os procedimentos realizados pelas empresas influenciam diretamente a satisfação dos clientes.

Diante disso, no artigo de hoje, falaremos sobre cultura organizacional, abordaremos seu conceito, como uma empresa pode implementá-la em seus negócios e que benefícios ela proporciona para as companhias.

No artigo de hoje, falaremos sobre:

  • O que é cultura organizacional?
  • Como implementar a cultura organizacional?
  • Quais os benefícios da cultura organizacional?

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é um conjunto de valores, incluindo a missão e a visão de uma empresa, que molda, de acordo com os seus objetivos de negócio, a mentalidade dos funcionários, do nível operacional ao estratégico.

Em outras palavras: são várias características que a empresa compartilha com o intuito de alcançar seus objetivos de negócio, construir uma imagem positiva no mercado, além de contribuir com a competitividade em seu setor.

Cultura organizacional é uma característica de toda organização, independente de porte ou setor econômico. A grande diferença que se percebe é que em algumas empresa há a formalização dessa identidade, em outras, não.

Como implementar a cultura organizacional?

Tão imprescindível quanto a definição da cultura organizacional é a sua implementação. Para que isso aconteça, é necessário adotar algumas medidas importantes.

Essas medidas são necessárias, visto que, se relacionam estritamente com a promoção da cultura organizacional. Um dos primeiros passos para que isso ocorra é a contratação de funcionários que se identifiquem com os valores da empresa, isto é, cujo perfil seja compatível com o da organização.

Isso é importante, pois, é um alto risco contratar profissionais que não se identificam com a cultura da empresa o que, consequentemente, implicaria em uma conduta diferente da que o negócio deseja transmitir aos seus grupos de interesse.

Além disso, investir constantemente em treinamento é um processo educativo, quer dizer, através destes programas a empresa é capaz de transmitir aos colaboradores as ideias e objetivos centrais da organização. Funcionários devidamente treinados serão grandes promotores do negócio diante de clientes e do próprio mercado.

Por fim, outro ponto importante é a comunicação interna, sobretudo, na redução de ruídos. Manter sempre as informações claras é um grande ativo produtivo, e com toda certeza, evita muitos problemas.

Ressaltamos que os pontos destacados aqui não são exaustivos, ou seja, certamente, existem outros aspectos que influenciam diretamente a implementação da cultura organizacional em uma empresa, todavia, acreditamos que estes são os principais.

Quais os benefícios da cultura organizacional?

O procedimento de implementação da cultura organizacional quando bem realizado, produz muitos benefícios importantes para uma organização, principalmente, relacionados à sua performance no mercado.

Quando os colaboradores se identificam com os valores da empresa, existe uma clara tendência de envolvimento com o negócio o que, naturalmente, influencia o trabalho desenvolvido, sobretudo, possibilitando um maior desempenho produtivo.

Além disso, quando a comunicação flui, é clara, direta e simples, os conflitos organizacionais são reduzidos, principalmente, pois, diante disso, o ambiente interno torna-se mais confortável e os colaboradores sentem-se valorizados.

Por fim, e não menos importante, uma consequência direta diz respeito ao aumento da produtividade, o que é muito importante para o setor de transporte, sempre dinâmico e concorrido.

Assim como dissemos anteriormente, estes benefícios, não necessariamente são os únicos que uma empresa pode alcançar ao implementar, em suas unidades de negócio, a cultura organizacional.

Conclusão

Como mostramos, empresas que se preocupam com cultura organizacional, certamente, são mais competitivas, possuem maior lucratividade e rentabilidade em seus negócios, uma vez que, funcionários satisfeitos são importantes ativos produtivos.

Agora que você aprendeu mais sobre cultura organizacional, descubra tudo sobre quais investimentos você deveria fazer no setor de transporte da sua empresa em 2020 para se manter ainda mais competitivo.

Recent Posts