Qual a diferença entre fretes e carretos?

O mercado logístico é repleto de nomenclaturas, mas, em algumas situações, do ponto de vista prático, não existem diferenças significativas entre os termos. Você sabe, por exemplo, qual a diferença entre frete e carreto?

Pensando nisso, no artigo de hoje, mostraremos as diferenças, se é que elas existem, entre esses dois serviços, abordando os significados dos termos e as situações de contratação, além de outras particularidades.

Sendo assim, no artigo de hoje falaremos sobre:

  • O que é frete?
  • O que é carreto?
  • Qual a diferença entre frete e carreto?

O que é frete?

Com o avanço do comercio eletrônico, principalmente, o termo frete ganhou novos significados e nuanças, no passado, porém, o termo designava operações de transporte de mercadorias, entre curtas e médias distâncias.

Além disso, é comum ficar sob a responsabilidade do prestador de serviço a realização do embarque e do condicionamento das cargas no veículo, uma vez que, nessa modalidade, a prestação de serviço é realizada por mais de uma pessoa.

Além do mais, o frete pode ser realizado por diferentes modais de transporte e em diferentes meios, como, por exemplo, mediante vias aéreas, ferroviárias, marítimas e rodoviárias.

Cumpre destacar ainda, que, normalmente, o frete é um serviço de maior abrangência territorial, o que pode incluir cidades vizinhas e outros estados. Todavia, quando a distância é muito grande, o mais indicado é a contratação de uma transportadora especializada.

Atualmente, contudo, o termo supracitado está associado ao valor pago pelo serviço de um transportador e/ou transportadora, que se encarrega de movimentar uma determinada carga até o seu destino final, e não ao processo em si, como antigamente.

O que é carreto?

Praticado quase sempre por autônomos, o carreto é uma modalidade vinculada a pequenas mudanças (residências, quase sempre). Além disso, diferentemente do frete, que trabalha com maiores volumes, o carreto se ocupa com o transporte de cargas menores.

Além disso, as distâncias em que os carretos operam são muito curtas, o que impacta no valor do serviço que, diferentemente dos serviços de frete, são muito mais baratos, o que pode ser vantajoso em muitas situações.

Outra característica do carreto é que, quase sempre, ao contrário do frete, o profissional que atua nesse segmento não trabalha com ajudantes, o que implica no auxílio do contratante no momento dos embarques das cargas no veículo.

Por fim, as entregas são realizadas dentro de um mesmo município, uma vez que a extensão operacional deste tipo de serviço, em contraste com os serviços de frete é muito limitada.

Qual a diferença entre frete e carreto?

Para resumir, as principais diferenças entre os serviços situam-se nos modais de transporte utilizados, na extensão das equipes envolvidas em cada procedimento e na função mais ou menos passiva do contratante no processo de carregamento do veículo.

Tipos de modais

Os serviços de frete podem acontecer em diferentes modais de transporte (aéreo, marítimo, ferroviário, etc.), enquanto que as operações de carretos ocorrem por meio de caminhões pequenos, vans, caminhonetes e, até mesmo, veículos menores.

Equipes

Os serviços de carreto, quase sempre, são realizados por profissionais autônomos sem vínculo empregatício (CLT). Geralmente, há muita informalidade neste setor. Além disso, ao contrário dos serviços de frete, não há necessidade de ajudantes.

Carregamento

Nos serviços de frete, o contratante deve organizar previamente a carga, porém, o carregamento do produto é feito pelo contratado. Já nos serviços de carreto, o contratante deve organizar o que será transportado e auxiliar no carregamento dos itens.

Conclusão

Como mostramos, apesar de sutis, existem diferenças entre os serviços de frete e carreto. Todavia, com o passar dos anos, os serviços de frete ganharam novos significados, sobretudo com o crescimento do comércio eletrônico.

Em contrapartida, os serviços de carreto, dada a informalidade, com o passar do tempo, tiveram a oferta de mercado reduzida, tendo em vista o surgimento de aplicativos e a própria ampliação da oferta por parte das transportadoras de novos serviços de nicho.

Agora que você aprendeu mais sobre a diferença entre frete e carreto, descubra tudo sobre como calcular o ICMS sobre os serviços de frete, valorizando seus serviços e sua responsabilidade fiscal.

Recent Posts