Transportadoras: fatores para o sucesso de uma operação

Qualquer empresa que queira se manter competitiva necessita de bons profissionais, de uma estrutura apropriada, de processos estruturados, bons produtos e serviços,  um bom nível de atendimento, além de preços competitivos.

Todavia, para que uma organização tenha condições de responder ao mercado, antes, é necessário que haja uma boa gestão e mecanismos que suportem a atuação da companhia.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos 4 aspectos importantes que uma transportadora deve possuir para se manter competitiva, atender o mercado com qualidade, além de oferecer serviços alinhados à demanda dos clientes e proteger seu negócio.

No artigo de hoje, você aprenderá sobre:

  • Planejamento e otimização de rotas
  • Telemetria veicular
  • Bloqueio remoto de veículos
  • Comportamento do motorista

Planejamento e otimização de rotas

O planejamento de rotas permite que os veículos de uma transportadora sempre se desloquem até seus destinos, normalmente múltiplos, pela menor distância possível. Todavia, isso só é viável se a criação de rotas for realizada com o auxílio da roteirização.

A roteirização é uma tecnologia de otimização que cria as rotas mais curtas possíveis entre os pontos de circulação, destinos de entrega e coleta. Escrevemos um artigo completo sobre o assunto. Para aprender mais sobre roteirização, é só clicar aqui!

Além de poder atender os clientes com maior rapidez, como os veículos circularão menos, a roteirização ajuda as empresas a reduzirem custo, principalmente com combustível e manutenção veicular.

Além do mais, os impactos ambientais serão menores, dado que a emissão de poluentes será limitada pela otimização das rotas, principalmente, Co² e particulados, responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Telemetria veicular

A telemetria é uma tecnologia que, por meio de sensores instalados nos veículos, fornece dados relevantes sobre o funcionamento de um automóvel (quantidade de aceleradas, frenagens bruscas, dentre outros), informações sobre o comportamento do condutor e controles relacionados ao funcionamento veicular.

Por meio da telemetria, uma transportadora consegue gerenciar a frota de forma mais completa, inclusive, remotamente, além de aumentar a segurança dos condutores e das cargas em transporte.

Bloqueio remoto de veículos

No Brasil, o roubo de cargas é uma realidade crescente, infelizmente. Por isso, é necessário que sua transportadora utilize tecnologias que protejam seu negócio, os motoristas em operação, as cargas dos clientes e os veículos da frota.

O bloqueio remoto de veículos é uma excelente opção de segurança, pois, através dele é possível bloquear remotamente um veículo em caso de roubo ou furto, além de verificar sua exata localização.

A plataforma para gestão do transporte de cargas, iTransport, conta com essa e várias outras tecnologias importantes para gestão do transporte de cargas. Para conhecê-la, é só clicar aqui!

Comportamento do motorista

Outro fator importante que influenciará diretamente a performance de sua frota e seu nível de serviço, é o comportamento do motorista. Todas as decisões tomadas a bordo pelo motorista têm impacto direto nos custos de operação, na qualidade de seus serviços e no impacto ambiental causado pelos veículos da frota.

Esse monitoramento é feito pela telemetria, tecnologia que abordamos há pouco. Escrevemos um artigo completo sobre os motivos que devem fazê -lo (a) monitorar o comportamento dos motoristas de sua frota. Para acessar este conteúdo e aprender mais sobre este importante assunto, é só clicar aqui!

Conclusão

Como vimos, para que uma transportadora possa evoluir seus negócios é necessário olhar para dentro da organização e tomar medidas que aprimorem a gestão, os serviços e a performance de atendimento.

Agora que você aprendeu mais sobre isso, descubra tudo sobre as quatro dificuldades logísticas comuns em qualquer empresa que utilize logística no dia a dia de sua operação.

Recent Posts