3 ferramentas de gestão de transporte para otimizar processos

A transformação digital impactou profundamente as organizações, proporcionando avanços importantes nos métodos de gestão, suportando novas estratégias no desenvolvimento de produtos e serviços, além de auxiliar as organizações mensurar seus resultados.

Muitas ferramentas de gestão surgiram ao longo do tempo, auxiliando as empresas a entenderem com mais eficiência as necessidades dos clientes, desenvolver novos canais de atendimento e entrega, otimizar processos e aprimorar sua própria estrutura de operações.

Diante disso, no artigo de hoje, mostraremos 3 ferramentas, voltadas à gestão de transporte, que auxiliarão a sua organização a otimizar processos importantes diretamente relacionados às atividades de transporte.

No artigo de hoje, falaremos sobre:

  • Roteirização: otimização de rotas
  • Telemetria veicular
  • Softwares de gestão

Roteirização: otimização de rotas

A criação de rotas otimizadas, como parte dos processos de movimentação de veículos é muito importante para organização. A roteirização é uma ferramenta que permite criar rotas de entrega e coleta otimizadas, isto é, as mais curtas possíveis.

Isso impactará diretamente o nível de serviço aos clientes que será mais ágil, além de reduzir custos operacionais, principalmente com combustível. Por fim, como os veículos irão circular menos, a frota poluirá menos, sobretudo, reduzindo as emissões de CO2 e particulados.

Para saber mais sobre roteirização e aprofundar seus conhecimentos sobre este tema, clique aqui. Escrevemos um artigo completo sobre essa importante tecnologia.

Telemetria veicular

A telemetria é uma tecnologia que fornece muitas informações, de forma remota, sobre determinado veículo. Essas informações vão desde a velocidade desenvolvida pelo veículo até a detecção de eventos que revelam o comportamento dos motoristas.

Através destas informações, um gestor poderá tomar várias decisões de segurança importantes para organização, intervir em situações potencialmente problemáticas, além de verificar o desempenho geral da frota e dos motoristas.

Para saber mais a respeito da telemetria veicular, clique aqui! Escrevemos um artigo completo sobre o assunto.

Softwares de gestão

Softwares que otimizam a gestão e as rotinas de uma organização são ferramentas muito úteis para qualquer empresa. Além de auxiliarem na administração diária, muitos sistemas possuem funções diretamente relacionadas à operação, como mecanismos de monitoramento e rastreamento.

Além disso, contam com outras interfaces importantes, que ajudam no controle e na avaliação de desempenho. Clicando aqui, você verá um artigo informativo sobre como escolher o melhor software de gestão de transporte para sua companhia.

Conclusão

Otimizações sempre são ações importantes para uma operação de transporte, sobretudo, em busca de resultado e evolução. As dicas que passamos neste artigo não são exaustivas, isto é, certamente existem outros mecanismos de otimização que podem ser utilizadas.

Agora que você aprendeu mais sobre ferramentas de otimização, descubra tudo sobre gestão de transporte terceirizada, será que realmente vale apostar neste tipo de serviço para sua empresa?

Recent Posts