3 filmes sobre logística para você assistir

Todo mundo gosta de assistir um filme de vez em quando, não é mesmo? Além de relaxar por algumas horas e se divertir, muitas vezes podemos extrair algumas lições e aprendizados dos filmes.

Além disso, muitos filmes mostram em algum nível aspectos muito familiares. É o caso, por exemplo, de filmes que abordam a logística ao longo da trama. Pensando justamente nisso, no artigo de hoje daremos três sugestões de filmes que abordam importantes processos da logística.

Os filmes sugeridos neste artigo são:

  • Feito na América (2017)
  • O Senhor das Armas (2005)
  • Um Senhor Estagiário (2015)

Feito na América (2017)

A trama se passa na década de 1980, e narra a história de como um dos mais jovens comandantes de aeronaves se tornou milionário. O filme é baseado na história real do ex-piloto de avião americano Berry Seal (1939-1986) interpretado por Tom Cruise.

O enriquecimento de Berry se deu quando ele começou a traficar drogas e armas para o famoso cartel de Medelín, rede criminosa organizada por traficantes com origem na Colômbia e liderada por Pablo Escobar.

A logística no filme é extremamente orgânica, estando diretamente vinculada ao modal de transporte aéreo. No filme, o modal aéreo é utilizado como meio para o transporte de cargas, uma vez que a “operação” retratada no filme demandava agilidade, respostas rápidas e precisas.

Sendo assim, sob o viés logístico, o filme mostra todo o planejamento por trás dos pousos e decolagens, escolha de rotas, abastecimentos, além de toda organização das cargas dentro das aeronaves utilizadas por Berry Seal.

O Senhor das Armas (2005)

Um filme mais famoso e com mais atores destacados é, justamente, O Senhor das Armas. No filme, Nicolas Cage interpreta Yuri Orlov em sua saga contra a Interpol. Yuri é traficante de armas e tenta pulverizar seu produto por todos os cantos do planeta.

Além de Cage, Ethan Hawke e Jared Leto contrastam em cena. Ao assistir este filme, você encontrará muito mais do que o tráfico, a guerra e o tradicional jogo entre policiais e bandidos. O filme apresenta questões geopolíticas enraizadas na Guerra Fria e a decadência da União Soviética, com o nascimento do terrorismo.

A logística surge neste contexto como pano de fundo. O filme mostra os processos fabris por trás da produção das armas, a cadeia de suprimentos e as estratégias de comunicação e vendas adotadas por Yuri.

É mais um filme, que apesar da temática ser combatida e odiada no mundo real, nos apresenta alguns aspectos reais sobre o papel da logística na distribuição e comercialização de produtos.

Um Senhor Estagiário (2015)

Por fim e, talvez, um dos filmes que mais contempla a logística, Um Senhor Estagiário. As indicações anteriores abordam temáticas conflituosas entre o Estado e seu poder coercitivo e aqueles que insistem em praticar crimes.

Mas, em Um Senhor Estagiário, temos uma comédia dramática. O viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro), após completar 70 anos, encontra-se completamente entediado. Então, mesmo após sua aposentadoria, ele decide retornar ao mercado de trabalho.

A vaga conquistada por Ben é em um e-commerce de muito sucesso do ramo da moda, como estagiário. Sua chefe, Jules Ostin (Anne Hathaway) é a proprietária do negócio. Em pouco tempo, ela e todos os funcionários mais jovens, criam vínculos de amizade e carinho por Ben.

Todavia, o choque entre gerações, a liderança feminina e a recolocação no mercado trazem reflexões interessantes ao telespectador. Em relação à logística, o filme mostra, detalhadamente, a operação de uma loja virtual.

O interessante é que a proprietária se impõe com cliente oculta para avaliar a logística de sua companhia, categorizar a qualidade do serviço e aplicar melhorias contínuas ao seu negócio.

Conclusão

Mesmo em momentos de descanso e divertimento, há espaço para aprendermos e refletirmos sobre muitos assuntos e, no caso dos profissionais que trabalham com a logística, isso não deixa de ser verdade.

Agora que você descobriu alguns filmes que pode assistir e ver de alguma forma a temática logística, descubra mais sobre o que é redespacho, qual sua importância e como este importante processo funciona nas transportadoras.

Recent Posts