Gestão de frota na chuva: como gerenciar os veículos nessa época?

Com o fim do inverno e o início das chuvas no Brasil, vários desafios relacionados à gestão de frota surgem no dia a dia das empresas, principalmente ligados ao controle e ao monitoramento de uma operação.

Ao longo do período chuvoso, o planejamento diário também merece maior atenção, principalmente a segurança na circulação de veículos, que é prejudicada pelas condições de circulação das vias, além da diminuição de visibilidade para os motoristas.

Pensando nisso, no artigo de hoje, mostraremos quatro dicas importantes que podem ser implementadas na sua operação no intuito de minimizar problemas comuns nessa época do ano.

Neste artigo, falaremos sobre:

  • Realizar ultrapassagens com segurança
  • Cuidado com as vias alagadas
  • Dirija com as duas mãos no volante
  • Antecipe as manutenções

Realizar ultrapassagens com segurança

A pista molhada torna qualquer ação com o veículo mais arriscada. Por isso, é necessário avaliar se realmente vale a pena realizar uma ultrapassagem. No trânsito, sobretudo em épocas de chuva, é mais que recomendável redobrar a atenção.

Sendo assim, no caso de realizar uma ultrapassagem, tenha certeza de que a manobra poderá ser realizada com segurança, principalmente se a via de circulação for de mão dupla e a visibilidade estiver prejudicada. Leve sempre a paciência no banco do carona.

Cuidado com as vias alagadas

Historicamente, determinadas ruas, avenidas e regiões das cidades, nesta época, ficam alagadas. Por isso, ao se deparar com esse tipo de circunstância, opte em desviar, e não seguir adiante.

Uma decisão precipitada nesta situação pode danificar o veículo e levá-lo, inclusive, a perda de suas funções. O que representará prejuízo para sua frota e horas ociosas em sua operação.

Caso sua frota não tenha seguro, o problema pode ser ainda maior e o prejuízo também. Assim sendo, caso haja alagamentos na pista, pegue um desvio e siga o seu caminho, por maior que seja o tempo “perdido”.

Dirija com as duas mãos no volante

Muitos motoristas têm a mania de dirigir com apenas uma das mãos no volante ou costuma fazer isso quando o trânsito está mais lento, seja para mandar uma mensagem no celular ou realizar alguma leitura.

Em qualquer época, essa atitude é imprudente, em épocas de chuva, deve ser totalmente evitada. Isso porque caso seja necessário realizar uma ação rápida ao volante, o motorista reage melhor se utilizar as duas mãos.

Por isso, é importante que em qualquer época, principalmente, na estação chuvosa, os motoristas andem sempre com as duas mãos ao volante. Assim, os reflexos serão ágeis e maiores problemas poderão ser evitados.

Antecipe as manutenções

Para que os veículos rodem em seu estado ótimo, é fundamental que as manutenções estejam em dia. Sendo assim, é recomendável que se antecipem prováveis manutenções e verificações antes da época de chuva começar.

A troca de pneus, por exemplo, é muito importante, principalmente, pela perda de atrito natural causada pela água. Isso, ainda, implica na segurança e na constância do veículo quando em uso. Por isso, vale a pena realizar checagens completas.

Conclusão

Como vimos, na época das chuvas, é importante que os gestores de frota adotem medidas e implementem  políticas de segurança que tornem a rotina de utilização dos veículos da frota mais segura e eficiente.

Dessa forma, a empresa conseguirá operar nesse período de forma inteligente, protegendo os ativos gerenciados, primando pela segurança dos usuários e, não menos importante, mantendo o nível de qualidade do serviço.

Agora que você aprendeu mais sobre que medidas adotar para tornar a gestão de frota mais segura na época das chuvas, descubra tudo sobre as novas regras exigidas para tirar a carteira nacional de habilitação (CHN).

Recent Posts