Porque a gestão de pessoas nas atividades de transporte é importante?

As atividades de transporte dependem de vários fatores para ocorrer da melhor maneira nas organizações. Maquinário adequado, sistemas informatizados, ferramentas tecnológicas, veículos apropriados, espaço físico adequado, além de outras questões, são aspectos importantes para o funcionamento das empresas deste setor.

Contudo, todo gestor da área deve ter em mente que nada disso é suficiente se a equipe da empresa não tem conhecimento e motivação em seu trabalho. É justamente por isso que a gestão de pessoas nas atividades de transporte é fundamental.

Afinal, por trás de cada decisão, processo e atividade existem pessoas responsáveis pelas decisões e execuções das tarefas, sendo que, se os objetivos não estiverem alinhados aos da organização, se lhes falta treinamento e capacitação ou se estão desmotivadas, todo o trabalho será comprometido.

Por isso, no artigo desta semana, falaremos sobre a importância e os pontos positivos da gestão de pessoas nas atividades de transporte nas organizações. Acompanhe a leitura e descubra como otimizar ainda mais os seus resultados.

No artigo desta semana, falaremos sobre:

  • Uma área estratégica
  • Benefícios para empresa
  • Aumento na produtividade
  • Retenção de talentos
  • Motivação de equipe

Uma área estratégica

A área de gestão de pessoas/recursos humanos, é a área da organização responsável por cuidar de todas as demandas relacionadas às pessoas. Esta área atua com a contratação de novos colaboradores, gestão de carreira, implementa e coordena treinamentos, além de desenvolver outras atividades.

As atividades de transporte são caracterizadas pelo ritmo intenso dos processos e pela necessidade de agilidade na execução das atividades, principalmente, na tomada de decisão. Este motivo torna, ainda mais desafiador, a atuação eficiente da gestão de pessoas, sobretudo, de maneira bem estruturada.

É importante que o gestor compreenda que investir tempo na capacitação dos funcionários, recursos na motivação de equipe e suporte ao crescimento profissional é uma forma direta de investimento em resultados. Portanto, cabe ao gestor a percepção de que investir em gestão de pessoas é investir em performance.

Benefícios para empresa

É certo que a gestão de pessoas traz benefícios para a organização. Além dos impactos diretos para os funcionários, como ambiente adequado, treinamentos apropriados e condições ideais de trabalho, a empresa ganha em produtividade, otimização de processos e, até mesmo, uma maior lucratividade.

Abaixo, listamos alguns benefícios de uma eficiente gestão de pessoas para a organização!

Aumento na produtividade

Como falamos, a gestão de pessoas tem impacto direto na produtividade de uma empresa. Isso acontece porque, a partir do conhecimento dos pontos fortes e das fraquezas de um colaborador e de suas habilidades, é possível desenvolver processos de forma a obter os melhores resultados individuais de cada funcionário.

Existem diversos profissionais, com habilidades e necessidades diferentes. Sendo assim, em contextos de mercados cada vez mais competitivos, lidar bem com o fator humano é um grande diferencial para qualquer empresa.

Uma alta produtividade na gestão de transporte é fundamental para que a empresa obtenha bons resultados, satisfaça seus clientes, consiga reduzir custos e, fundamentalmente, obtenha lucros.

Retenção de talentos

Uma empresa é como um time, isto é, todos almejam o mesmo objetivo, ou, assim deveria ser. Fazer a empresa prosperar, satisfazer os clientes, gerar bons resultados e, como consequência, uma boa lucratividade são metas de toda organização.

Empresas que oferecem um bom ambiente de trabalho, se preocupam com as necessidades dos colaboradores e fornecem treinamento, constroem uma cultura enraizada na valorização das pessoas e isso, por consequência, estimula os funcionários a permanecerem na companhia por longos períodos de tempo.

Colaboradores satisfeitos com o ambiente da organização, certamente terão ótimo desempenho nas atividades diárias que a gestão de transporte possui. Isso, viabiliza naturalmente um bom clima organizacional e resultados constantes.

Motivação de equipe

Quando uma organização investe na satisfação dos clientes internos, ela investe, diretamente, na produção de bons resultados. Empresas que almejam crescimento, precisam compreender que a gestão de pessoas nas atividades de transporte é fundamental para produção de resultados.

Equipes motivadas, são equipes que produzem mais! Planos de cargos e salários, celebração de conquistas, reuniões de feedback, dentre outras ações, são maneiras de estimular os colaboradores e valorizá-los.

Conclusão

Como vimos, a gestão de pessoas nas atividades de transporte de uma organização são fundamentais para que os resultados ocorram, além de ser uma área estratégica e muito importante para qualquer empresa.

Agora que você aprendeu mais sobre a importância da gestão de pessoas nas atividades de transporte, descubra tudo sobre por onde começar o planejamento de transporte para o ano de 2020 que já está quase chegando.

Recent Posts