Gestão de tempo: como aumentar a produtividade de sua frota?

Clientes cada vez mais exigentes, prazos muito apertados, estradas sem conservação adequada, além de cargas frágeis e perecíveis. Esses são alguns dos muitos desafios enfrentados no transporte de cargas. Sendo assim, uma eficiente gestão do tempo é fundamental para que as empresas do segmento se mantenham competitivas e não percam dinheiro.

Ao gerenciar eficazmente o tempo, as organizações que atuam com o transporte de cargas aumentam a produtividade, conseguem atender as mais diversas demandas, constroem uma boa imagem no mercado e, consequentemente, maximizam os resultados.

Contudo, para que isso ocorra, como dissemos, é muito importante que o gerenciamento do tempo aconteça de forma eficiente. Mas, como as empresas podem fazer isso? É o que mostraremos no artigo de hoje.

Hoje, falaremos sobre:

  • O que é gestão de tempo?
  • Qual a importância de gerenciar o tempo?
  • Como gerenciar o tempo na gestão de transporte?
  • Invista em treinamento para os motoristas
  • Utilize tecnologia
  • Mantenha a frota competitiva
  • Defina prioridades

O que é gestão de tempo?

De forma resumida, gerenciar o tempo no setor de transportes, como em qualquer outro, significa executar os processos de forma eficiente. Do ponto de vista prático, isso significa realizar o maior número de entregas com os recursos que a sua empresa possui, estimulando a produtividade.

Contudo, é fundamental ressaltar que a gestão de frota depende de ferramentas que viabilizem a eficiência real de uma operação. Para alcançar um alto nível de desempenho, portanto, é imprescindível adotar algumas medidas, tanto de ordem prática, como de investimento.

Além disso, a gestão do tempo preconiza a segurança dos agentes envolvidos no dia a dia do transporte de cargas, como os motoristas, por exemplo, o que envolve um planejamento robusto das atividades, para que ocorram de modo seguro e se desenvolvam no menor tempo possível.

Qual a importância de gerenciar o tempo?

Ao primar pela eficiência e produtividade, mediante o gerenciamento assertivo do tempo, as empresas do segmento poderão aumentar a quantidade de entregas realizadas, cumprir prazos e demandas urgentes, além de potencializar a satisfação de clientes.

Tudo isso representa lucratividade, estímulo à concorrência setorial e crescimento empresarial, justamente, porque a tendência é que a fidelização de clientes e as perspectivas futuras de faturamento aumentem significativamente, ao menos, na teoria.

Mas, como gerenciar eficientemente o tempo?

Como gerenciar o tempo na gestão de transporte?

Ao compreender a importância de administrar o tempo cada vez melhor, chega-se ao ponto de implementar melhorias práticas que viabilizem tal realidade. Portanto, acompanhe as dicas a seguir.

Invista em treinamento para os motoristas

Um dos agentes mais importantes nesse processo são os motoristas, pois, além de serem os responsáveis diretos na realização das entregas, influenciam a formação de opinião do mercado, quer pelo tipo de condução adotado, pelo tempo das entregas ou pela educação ao realizá-las.

Por isso, é fundamental que eles sejam treinados para que saibam atuar de forma defensiva, respeitando as leis de trânsito e sendo ágeis nas entregas, zelando pelo veículo sob seu cuidado e pelo tratamento dos clientes.

Utilize tecnologia

A tecnologia atuará diretamente na gestão do tempo. Por meio de ferramentas tecnológicas como a roteirização, por exemplo, você poderá criar as melhores rotas de entrega ou coleta até os respectivos endereços de seus clientes, além de reduzir custos com manutenção e combustível.

Além disso, bons softwares de gestão auxiliam os gestores a tomarem decisões corretas a respeito da frota, uma vez que fornecem relatórios gerenciais robustos, revelam situações ocultas e oferecem outros parâmetros de análise.

Mantenha a frota competitiva

Manter a frota competitiva, nada mais é do que realizar as manutenções dos veículos em dia. O principal ativo de toda operação de frota é o veículo, pois, por meio deles, as entregas são viabilizadas.

Sendo assim, para evitar panes e até mesmo acidentes, e não comprometer suas entregas é fundamental manter a revisão dos veículos em dia, realizando a troca de fluídos, pneus, promovendo a reposição de peças, além de realizar ajustes e testes sempre que necessário.

Defina prioridades

Ao organizar os processos da sua transportadora, será possível definir prioridades, promover a entrega de cargas urgentes, especialmente quando são perecíveis, além de antecipar outras entregas.

Tudo isso, fará com que sua operação tenha um bom desempenho, tenha previsibilidade e organização o que, no fim das contas, impactará diretamente na satisfação de clientes e nos seus resultados.

Conclusão

Como mostramos, para que sua operação funcione adequadamente é fundamental que você, enquanto gestor ou proprietário de frota, saiba gerenciar corretamente o tempo de seus processos, entregas, coletas e rotinas.

Dessa forma, certamente os resultados serão consequência de um bom trabalho interno. Agora que você aprendeu mais sobre como aumentar a produtividade de sua frota, descubra tudo sobre como calcular corretamente a depreciação de sua frota!

Recent Posts