Gestão de transporte terceirizada: aposta ou resultado?

Gerenciar, por si só, envolve muita coisa! Quem já organizou algum evento, liderou alguma confraternização ou, de alguma forma, se encarregou de alguma demanda, sabe bem do que estamos falando.

Além dos desafios previsíveis, quanto maior é o objeto que se deve gerenciar, maiores são os desafios, mais complexas as decisões, a quantidade de pessoas envolvidas, além dos recursos tanto materiais como financeiros.

Além dos fatores visíveis, existem ainda aspectos intangíveis que afetam a situação. Gerenciar, realmente é uma atividade muito complexa, ainda mais quando se trata de uma empresa. Pensando nisso, no artigo desta semana mostraremos os benefícios de se terceirizar a gestão de transporte na sua empresa.

No artigo desta semana, mostraremos:

  • Porque terceirizar a gestão de transporte?
  • Que cuidados tomar?
  • Quais as vantagens de se terceirizar a gestão?

Porque terceirizar a gestão de transporte?

Gerenciar as atividades de transporte de uma organização ou prestar serviços de transporte envolvem muitos aspectos. Definir rotas de transporte otimizadas, gerenciar motoristas, escalar veículos, monitorar e rastrear a frota, resolver demandas com seguros e usuários e uma série de outras atribuições.

Além disso, existe a necessidade de conhecimento, quer dizer, é necessário que os profissionais que estejam envolvidos diretamente com a gestão de transporte tenham, realmente, capacidade de administrar uma operação que, muitas vezes, para dizer o mínimo é extremamente complexa.

Além do mais, muitas organizações não possuem o know how necessário nem estrutura para gerenciar as atividades de transporte, não se esquecendo da necessidade de foco, ou seja, as empresas precisam se concentrar em seu core business.

Diante disso, surge a possibilidade de terceirizar a gestão. Além de coordenar o dia a dia da operação, uma empresa especializada neste tipo de serviço emprega variados recursos importantes na coordenação das atividades de transporte.

O outsourcing tem sido muito adotado atualmente. Para aprofundar seus conhecimentos neste assunto, clique aqui e leia um artigo completo que escrevemos sobre o tema, certamente irá esclarecer suas dúvidas.

Que cuidados tomar?

Antes de escolher um fornecedor/parceiro, é fundamental pesquisar sobre a organização que se pretende contratar. Além de consultar seus clientes e avaliar diretamente a empresa fornecedora, consultar o tempo de mercado da companhia e estudar eventuais cases de sucesso são ótimas iniciativas.

Outra medida importante é verificar se as entregas prometidas pelo fornecedor são cumpridas. Isso é muito importante pois, infelizmente, é comum haver muita promessa na hora de assinar, mas, falta de compromisso ao longo da prestação de serviço.

Por fim, avaliar eventuais problemas judiciais da organização junto aos órgãos competentes promoverá maior transparência e segurança na sua tomada de decisão.

Quais as vantagens de se terceirizar a gestão?

Ao terceirizar a gestão de transporte e deixá-la a cargo de um parceiro confiável, é possível se concentrar totalmente no core business da sua organização. Além disso, todos os custos são acordados no ato de assinatura do contrato, o que facilita a previsibilidade de gastos e despesas.

Além do mais, ao terceirizar a gestão, o nível de serviço aos clientes tende a melhorar, já que a expertise e conhecimento da equipe da organização fornecedora estarão a disposição e atuantes na sua empresa.

Por fim, o processo de terceirização reflete na imagem da organização no mercado. Quando bem feito, a empresa avança em boas práticas, torna a gestão ainda mais qualificada e as referências no mercado, maiores.

Conclusão

Terceirizar? Sim, traz resultados. Caso ainda tenha dúvidas sobre a terceirização, contrate uma empresa que possa avaliar o real estado de sua operação. Estamos à sua disposição para auxiliá-lo neste serviço. Realizamos um diagnóstico completo identificando o real estado da sua organização. Para conhecer este serviço, clique aqui.

Agora que você aprendeu mais sobre gestão de transporte terceirizado, clique aqui e descubra tudo sobre a nova onda de bicicletas compartilhadas que tem tomado conta de várias cidades do Brasil e aprenda mais sobre este assunto.

Recent Posts