Ô mãe?! Vou me graduar em logística!

Muitos de nós, no ápice da adolescência, durante os últimos anos de ensino médio, começávamos a analisar o que nos reservaria o futuro.

Já desiludidos por não termos nos tornado grandes astros que a todo o momento distribuem autógrafos, tiram fotos e concedem entrevistas, deparávamos com um grande labirinto de diversas passagens, algumas mais estreitas e apertadas, outras mais espaçosas e menos tenebrosas, mas, com um fim comum.

Ao findar da caminhada, após termos enfrentado diversos obstáculos, chegaríamos ao fim, ao final daquilo que chamamos carreira. Sim, seja bem vindo a vida!

E saiba: a decisão de eleger uma graduação não é tão simples como alguns costumam dizer.

Por isso, pensando em facilitar sua escolha, apresentaremos uma visão geral da graduação (tecnólogo) em logística de forma prática, nada teórica.

Atrelaremos à análise dados do mercado logístico, características do curso e algumas outras informações relevantes para sua decisão. Preparado?

Como é o mercado logístico?

O mercado logístico é diversificado, amplo e nada monótono. São diversas as possibilidades que um profissional tem quanto à atuação. A abrangência se explica pela ampla demanda em relação aos serviços logísticos, mesmo que, às vezes, os usuários percebam apenas alguns destes serviços.

A logística permeia os vários setores econômicos: o agronegócio, a indústria, o comércio e os serviços. Agrega valor pelos atributos de lugar e tempo principalmente.

Com a globalização da economia, as ofertas de produtos e serviços são crescentes e o desafio está em atender os níveis de serviço requeridos pelos clientes, contribuindo para o desenvolvimento do negócio de modo competitivo e sustentável.

A competitividade das empresas e dos países está fortemente atrelada tanto à logística das redes (cadeia de suprimentos), como da infraestrutura que suporta as formas e os meios para a execução das atividades necessárias a disponibilização de produtos e serviços.

Assim, a demanda por profissionais especializados e qualificados em logística é crescente e com um amplo mercado de atuação, tanto no setor privado como no setor público. Enfim, as possibilidades são vastas.

Como é o curso?

O curso tem duração de dois anos e visa formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, posteriormente, aplicados na melhoria da eficácia e da produtividade de empresas dos mais variados setores.

A grade curricular do curso é estruturada em abordagens teórico-metodológicas aliados a recursos tecnológicos, experimentações e imersões em contextos relevantes ao aprendizado.

Grande parte das instituições regulamentadas pelo MEC (Ministério da Educação), devidamente habilitadas à disseminação de conhecimento, ofertam o curso em, basicamente, dois regimes: presencial, podendo ser diurno ou noturno, e a distância (ead).

Ainda, é necessário atentar-se ao conteúdo programático abordado durante o curso, se informar quanto à metodologia do corpo docente e verificar a existência de mecanismos metodológicos que reforcem a importância de unir a teoria à prática.

E o investimento?

Passaremos uma média praticada pelo mercado, portanto, a precificação pode variar dependendo da região, da demanda e de outros fatores.

As mensalidades giram em torno de R$ 380,00, sendo a primeira considerada matrícula. Elas poderão passar por reajustes de acordo com o disposto em legislações.

Por isso, esteja atento e precavido para possíveis oscilações nos valores durante o período de estudo, são mais comuns do que se possa imaginar.

Bom, esperamos ter esclarecido algumas de suas dúvidas quanto à composição do curso, possibilidades de atuação e como há, verdadeiramente, demanda por bons profissionais.

Ah, já estávamos esquecendo. Quanto à remuneração, o mercado logístico paga salários muito bons, mas, a paixão deverá guiá-lo acima de tudo, mas, como sabemos, a contrapartida financeira é (muito) importante.

Nos vemos semana que vem, com mais artigos aqui no blog iTransport.

Até a próxima semana e bons estudos!

Agora que você aprendeu sobre como é a graduação em logística, descubra o que é necessário para implementar o modelo de carhsaring em uma empresa.

Recent Posts