Qual a diferença entre importação e exportação?

Dentro das atividades logísticas relacionadas ao comércio exterior, existem conceitos básicos muito importantes para o desempenho dessas atividades. Os profissionais que atuam nessa área precisam conhecer os conceitos básicos pertinentes à profissão.

Pensando nisso, no artigo dessa semana mostraremos quais são as diferenças entre importação e exportação, além de mostrar as fases e tipos de cada um desses importantes processos.

No artigo de hoje, falaremos sobre:

  • O que é importação?
  • Quais são as fases do processo de importação?
  • Fase administrativa
  • Fase cambial
  • Fase fiscal
  • O que é exportação?
  • Exportação direta
  • Exportação indireta

O que é importação?

As atividades de importação caracterizam-se pela entrada de bens (produtos e serviços) estrangeiros em um determinado país, uma vez que nenhum país do globo é autossuficiente.

Além disso, esse processo pode englobar os mais diversos itens, indo desde insumos industriais a itens alimentícios, como bebidas, por exemplo, se estendendo até serviços e automóveis.

Quais são as fases do processo de importação?

Por se tratar de uma atividade comercial que envolve organizações de países diferentes e, até mesmo, os próprios países, os processos de regulação desses mercados demandam atenção por parte dos agentes envolvidos nesse processo, que devem se submeter as mais diversas legislações.

Mas, quais aspectos os atores desses processos devem observar?

Fase administrativa

A fase administrativa refere-se às autorizações necessárias para realizar o processo de importação, principalmente, a Licença de importação. Essa etapa varia de acordo com o tipo de operação e mercadoria envolvida.

Fase cambial

A segunda fase envolve o pagamento da compra para o exportador, situado no país de origem e diretamente envolvido nos trâmites de negociação. Devido às diferenças entre os sistemas monetários do mundo, para que a transação seja efetivada, o comprador (importador) deve adquirir a moeda estrangeira e realizar o seu processamento por meio de uma entidade financeira autorizada pelo Branco Central a operar com câmbio.

Fase fiscal

Essa fase comporta as atividades relacionadas ao tratamento aduaneiro, quando é realizado o despacho de importação para o desembaraço aduaneiro, etapa fundamental para liberação da mercadoria ao mercado interno.

Nesse procedimento, são verificados os dados declarados referentes às mercadorias importadas pelo importador e a sua documentação, além do que está relacionado à legislação. Isso ocorre após a chegada do item no país importador.

O que é exportação?

Ao contrário da importação, a exportação refere-se à comercialização de produtos e serviços com outros países, empresas e pessoas. A exportação também pode ser definida como a saída de bens nacionais com destino a outros países.

Exportação direta

Na exportação direta, o produto é faturado pelo próprio produtor. Para que isso seja possível, a organização deve ter capacidade e conhecimento sobre todo o processo de exportação — desde a pesquisa de mercado, contato com o importador, documentação, acordos internacionais até embalagens, transporte e transações bancárias.

Nessa modalidade, há isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre o produto exportado e também do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Ainda, cumpre destacar que a participação de um agente comercial, contratado pela organização exportadora, não descaracteriza a operação como exportação direta.

Exportação indireta

A exportação direta é o processo onde empresas adquirem produtos a fim de exportá-los. Nesse tipo de exportação, a empresa que produziu o produto não se envolve no processo, que fica a cargo integral da empresa que o adquiriu.

Conclusão

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre as diferenças entre importação e exportação, além das etapas e processos importantes diretamente ligados às tais modalidades do comércio exterior.

Agora que você aprendeu a diferença entre importação e exportação, descubra tudo sobre como empresas podem criar rotas eficientes e otimizar a gestão das atividades de transporte.

Recent Posts