2018: Quais tecnologias você deveria utilizar em sua operação de transporte?

Em todo início de ano é comum observar as inúmeras resoluções que as pessoas criam para alcançar no novo ano. Nas empresas, isso não é muito diferente. No ambiente corporativo, o início de ano inaugura a chegada de mais um ano comercial de muito trabalho, em que o planejamento é colocado em prática e diversas outras metas são definidas.

Mas, uma coisa é certa: toda empresa vislumbra que o ano realmente seja diferente, com muitas vendas, conquista de novos clientes, redução de custos operacionais, aumento do faturamento, crescimento dos lucros (sem prejuízo) e outros desejos legítimos de se almejar.

Todavia, com os custos de operação cada vez maiores e as incertezas do cenário político e econômico batendo a porta, fica a pergunta? Como alcançar tudo isso em um ano? Afinal de contas muitos dos fatores que modificam os cenários e afetam as empresas, inclusive a sua, são incontroláveis. Provavelmente, o ano findo lhe mostrou isso.

No artigo de hoje, mostraremos como a tecnologia, quando empregada corretamente, pode facilitar a conquista destes objetivos, quais são as tecnologias que você deveria adotar em sua operação de transporte em 2018 e o que esperar como consequência da implementação destas inovações.

1 – Roteirização de uma vez por todas!

Já abordamos este assunto aqui no blog algumas vezes, e em todas elas, mostramos a importância desta tecnologia para qualquer operação de transporte. Se você deseja saber de uma vez por todas o que é a roteirização e todos os seus benefícios, clique aqui! Escrevemos um guia completo sobre esta tecnologia e como ela pode te ajudar.

De uma forma simples, a roteirização é uma tecnologia capaz de mostrar, por meio da localização geográfica de pontos e logradouros, o caminho mais rápido entre diferentes localidades. Isso impacta sua operação de inúmeras formas, mas, como principais impactos temos àqueles relacionados diretamente à redução de custo, como a economia de combustível, o prolongamento da vida útil dos componentes mecânicos da frota, dentre outros.

2 – Integração de plataformas e softwares

Um investimento muito interessante a se fazer em 2018 é contratar softwares e plataformas capazes de se integrar com as tecnologias que você já utiliza em sua operação (cards de abastecimento, software de controle financeiro, dentre outros).

Tudo isso facilitará muito o seu controle, otimizará seus investimentos com gestão de escritório, tornará a administração de sua operação mais enxuta, simplificada e eficiente. Assim, o gerenciamento de sua operação se tornará mais fácil, eventuais problemas poderão ser resolvidos de forma mais rápida e a análise de resultados será mais direta.

3 – Bloqueio / Desbloqueio remoto de veículos

Infelizmente, o roubo de cargas tem crescido muito nos últimos anos em nosso país. Anestesiados por tudo isso, uma vez que já nos acostumamos com esta triste realidade, é necessário aumentar a segurança de sua frota e proteger ainda mais os motoristas.

Um dos trunfos da tecnologia é o atendimento de muitas necessidades das empresas e, em virtude disso, um investimento importantíssimo a se realizar em 2018 é a contratação de softwares e equipamentos que, além de ofertarem ferramentas de gestão, possuam mecanismo de bloqueio (e desbloqueio) remoto de veículos em caso de roubos e furtos.

Esse investimento produzirá muito benefícios para sua empresa que, novamente, apontam para seus custos. Através do bloqueio de veículos, é possível reaver o automóvel roubado, as cargas em transporte e minimizar prejuízos maiores para sua empresa e seus clientes.

4 – Comportamento dos motoristas

Monitorar o comportamento dos condutores é essencial para se conhecer o que ocorre durante a realização de suas entregas, coleta de mercadorias, transporte de pessoas ou gerenciamento e uso de frotas corporativas. Por isso, em 2018, este investimento seria de grande valia para sua operação, principalmente, para gestão direta da rotinas dos condutores.

Quando se controla o comportamento dos condutores se conhece tudo que pode estar lhe prejudicando, isto é, causando prejuízos para seu negócio. Quando se monitora o comportamento dos motoristas, sabe-se a quantidade de aceleradas bruscas dadas durante a jornada, se estão utilizando os veículos de forma não autorizada, se estão excedendo a velocidade em trechos com velocidades máximas definidas por lei e diversas outras informações.

Esperamos que seu ano seja muito produtivo, que sua empresa cresça e que você consiga atender seus clientes com muita qualidade, diferenciação e cuidado. Conte conosco para lhe ajudar a evoluir sua gestão, reduzir custo e desenvolver, ainda mais, sua empresa. Feliz 2018!

Agora que você descobriu quais tecnologias implementar em 2018, saiba como proteger sua frota do roubo de cargas, uma triste realidade que tem crescido no Brasil.

Recent Posts