5 investimentos em logística que farão sua empresa se destacar

Há muito tempo a logística deixou de ser uma área operacional e de pouca importância para as empresas. Hoje, todos sabem a importância que as atividades logísticas têm, sendo inclusive, estratégica para as operações de diversas empresas mundo a fora.

Além de tudo, quando se trata de despesa para as empresas, as atividades logísticas são o segundo maior centro de custo para as organizações, ficando atrás apenas das despesas com pessoal.

Dessa forma, diante da importância destas atividades, investimentos assertivos em logística são fundamentais para o crescimento de qualquer empresa, além de motores na criação de valor, diferenciais competitivos, redução de custo e ganhos de visibilidade no mercado.

No artigo de hoje vamos falar de alguns investimentos que sua empresa pode fazer para se destacar cada vez mais no mercado. Confira agora mesmo!

Capacitação/Treinamento de funcionários

Lembra quando você aprendeu a andar de bicicleta? Certamente alguns tombos e quedas fizeram parte de seu aprendizado, mas, depois de certo tempo e com o auxílio de um “mentor” o aprendizado tornou-se muito mais fácil, e com toda certeza, você aprendeu a andar de bicicleta. Certo? Pois bem.

No mundo empresarial, as coisas não são muito diferentes. É necessário investir em treinamento, analisar a curva de aprendizado e preparar os funcionários para os desafios de rotina. Funcionários qualificados são ativos valiosos para qualquer empresa, e certamente, são responsáveis pelo funcionamento de todas as organizações.

Tecnologias logísticas

Além de modernizarem a operação, softwares de gestão podem ser aplicados em diversos processos logísticos, facilitando a gestão e as atividades das organizações.

Além de obter ganhos de desempenho, muitos destes sistemas ofertam a possibilidade de centralizar as informações, tratar os dados e gerar conhecimento. Além do mais, permitem reduzir custos, aumentar a produtividade, a assertividade na leitura de resultados e tornar mais fluida e descomplicada a tomada de decisão.

Locação de ativos

Um forma de manter sua estrutura de custos controlada e obter ganhos em eficiência e performance é terceirizando ou alugando alguns ativos logísticos.

Dessa forma, além da previsibilidade financeira, ou seja, do conhecimento prévio dos gastos mensais com determinadas atividades, normalmente acordados em contrato, a empresa consegue otimizar sua estrutura, economizar com pessoal e simplificar a operação.

Porém, nem sempre a terceirização e a locação de ativos logísticos é o melhor caminho, por isso, analise bem a situação.

Gerenciamento de risco

Mesmo que os métodos de trabalho estejam bem estruturados e proporcionem os resultados esperados, é recomendável que se tenham processos e metodologias preventivas, isto é, rotinas que permitam ao gestor prever erros que possam afetar os resultados, bem como criar mecanismos que solucionem estas demandas rapidamente.

A gestão de risco, em linhas gerais, visa identificar riscos que possam afetar os resultados, e ao mesmo tempo, criar soluções para tornar os processos mais eficientes, reduzir custos e aumentar a qualidade.

Segurança de dados

Em mercados cada vez mais saturados, informação é imprescindível para se diferenciar, tomar decisões, facultar inovações e formular estratégias. Investimentos em segurança de dados são fundamentais para proteger qualquer negócio, suas estratégias e seus diferenciais competitivos.

Agora que você sabe mais sobre possíveis investimentos a fazer, aproveite para aprender mais sobre roteirização para transportes.

Recent Posts