Logística Inbound e Outbound: qual a diferença?

Não é de agora que a logística é uma área de grande importância para as empresas, principalmente no que diz respeito à diferenciação de mercado e a capacidade de agregar valor com a prestação de serviços aos clientes.

Para que as empresas, de fato, tenham a logística como uma área funcional e estratégica, é fundamental que os processos dessa área estejam alinhados, sejam eficientes, funcionais e organizados, principalmente, pela complexidade da cadeia de suprimentos.

Pensando nisso, no artigo dessa semana mostraremos as diferenças entre dois importantes conceitos da nova logística, a logística inbound e a logística outbound.

No artigo dessa semana, você vai aprender sobre:

  • O que é logística inbound?
  • O que é logística outbound?
  • Qual a importância de conhecer ambos os conceitos?

O que é logística inbound?

A logística inbound trata das atividades relacionadas ao controle de fluxos de materiais nas organizações, gerenciando todos os processos que se originam nos fornecedores e terminam nas empresas.

Basicamente, a logística inbound cuida das áreas de transporte, armazenamento e entrega dentro das empresas, englobando todas as etapas que ocorrem entre a aquisição de produtos com o fornecedor até a sua entrega na fábrica.

Esse processo abrange atividades, como:

  • Locomoção;
  • Recebimento;
  • Descarga da matéria-prima e produtos para a produção.

O que é logística outbound?

A logística outbound trata dos processos e atividades que se iniciam após a conclusão dos processos produtivos. Até porque, uma vez concluídos os processos de produção, as organizações se preparam para as atividades de entrega.

Fundamentalmente, a logística outbound gerencia os serviços finais relacionados à entrega de produtos aos consumidores. Além disso, é fundamental que essa área da logística organizacional, desenvolva estratégias que reduzam o tempo de entrega das mercadorias, principalmente, otimizando as rotas de entrega.

A logística outbound lida com processos e atividades, como:

  • Criação e otimização de rotas;
  • Monitoramento e rastreamento de entregas;
  • Terceirização de serviços (contratação de transportadores, por exemplo);
  • Planejamento de devoluções, caso seja necessário.

Qual a importância de conhecer ambos os conceitos?

Como dissemos no início deste artigo, a logística atual é uma área muito importante para as empresas. Sendo assim, por lidar diretamente com aspectos diversos da cadeia produtiva, saber diferenciar os conceitos e destiná-los as áreas corretas, é fundamental para que a execução dessas atividades ocorra com perfeição.

Além disso, saber diferenciar as áreas e entender sob qual “guarda-chuva” as atividades estão é fundamental para que aspectos como planejamento e otimizações ocorram de maneira mais rápida, fluída e otimizada e, consequentemente, o cliente seja atendido da melhor maneira possível.

Conclusão

No artigo dessa semana, mostramos de forma resumida qual a diferença entre logística inbound e logística outbound, além de mostrar a importância de conhecer esses conceitos e saber diferenciá-los do ponto de vista prático.

Agora que você aprendeu mais sobre as diferenças entre logística inbound e logística outbound, descubra tudo sobre a diferença entre frete CIF e FOB de uma vez por todas!

Recent Posts