Viagens de fim de ano: itens a verificar em seu veículo

Mais um fim de ano se aproxima trazendo consigo as chuvas típicas desta época. Na opinião de muitos, trata-se do período mais divertido do ano, devido as comemorações exclusivas ocorridas no mês de dezembro.

Outra característica singular desse período são as viagens programadas para o fim de ano. Engarrafamentos quilométricos, pedágios abarrotados, fiscalização policial, além dos lamentáveis acidentes verificados neste período compõem a cena das estradas no país.

Muitas famílias viajam nesta época, quer para visitar parentes e estreitarem os laços familiares, ou levar as crianças à praia mais próxima de suas residências, dada as férias escolares.

Mas para que as viagens sejam calmas e seguras, é importante verificar os sistemas do automóvel antes de sair de casa, sobretudo, os componentes e sistemas de maior importância para o funcionamento de um veículo.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos o que deve ser verificado em seu carro antes de sair para viajar. Assim, após realizar alguns serviços simples, além de verificar outros itens, as viagens poderão ser realizadas com maior segurança e tranquilidade.

Pneus: estado e calibragem

Em todo o veículo, os pneus são a única parte em contato com o solo durante o deslocamento de um automóvel. São responsáveis por garantir sua estabilidade além de transmitirem a potência produzida pelo motor ao solo.

Além disso, os pneus foram projetados para permitirem uma rodagem homogênea, quer dizer, fornecerem conforto aos ocupantes de um veículo e precisão de tráfego em qualquer tipo de solo.

Por isso, antes de viajar, é fundamental verificar a condição dos pneus do seu automóvel, além do estepe, normalmente comum aos veículos. Também, é importante verificar ao longo da viagem a calibragem dos pneus.

Isso se faz ainda mais importante nesta época, onde as chuvas tornam mais perigosas as viagens, dada as condições de perda de visibilidade e aderência na pista.

Óleo do motor e demais fluídos

O óleo do motor, bem como os demais fluídos, são fundamentais para o funcionamento de qualquer veículo. Esses produtos são responsáveis por lubrificar as partes internas do motor, além de manter a temperatura do conjunto em seu estado ótimo de operação.

Além disso, atuam como importantes agentes de vedação, possuem função de limpeza e evitam o acúmulo de outras substâncias que possam impedir o correto funcionamento do motor.

Por isso, antes de viajar, ainda que não esteja na época de realizar a troca de óleo, é recomendável realizá-la, sobretudo, se a viagem programada é longa. Além disso, é importante substituir o filtro, padrão nesse tipo de manutenção.

Por fim, recomenda-se a verificação de outros fluidos do motor, como o líquido de arrefecimento e o fluído de freio.

Bateria automotiva

Outro item que deve ser verificado é a bateria do seu automóvel. A bateria é responsável por atender as demandas energéticas de um veículo, ao fornecer corrente elétrica aos sistemas quando solicitada.

Sendo assim, antes de viajar, é interessante passar em um mecânico e junto às outras verificações pedir que façam a verificação da bateria. Através de um multímetro é possível realizar esse tipo de verificação.

Todavia, dada a durabilidade normal de uma bateria, na faixa de dois a três anos, a depender da última vez que você realizou a troca em seu veículo, vale à pena antecipar a substituição e viajar com toda a tranquilidade.

Freios e componentes

Um dos sistemas de maior importância em qualquer automóvel é o sistema de frenagem. Os freios são responsáveis por fazer o carro parar, dada uma demanda urgente ou não.

Sobretudo em veículos não equipados com sistema ABS, o sistema de freios precisa estar com a manutenção em dia, sendo verificados todos os componentes deste sistema, desde o pedal ao cilindro mestre.

Além da segurança dos passageiros, o sistema de freio, ao longo de todo o ambiente de acionamento, protege os motoristas e passageiros de outros automóveis, além dos pedestres que porventura estejam circulando nas proximidades da via.

Conclusão

Antes de realizar uma viagem de fim de ano, é mais do que recomendável realizar uma verificação completa em seu automóvel, pois, além de checar os principais sistemas e componentes, vazamentos de óleo e outros problemas poderão ser descobertos.

Assim, após examinar as condições do seu automóvel, sua viagem será mais segura, tranquila e dentro do previsto, ao menos, do ponto de vista técnico e mecânico. Por fim, recomendamos uma boa dose de prudência e lhe desejamos uma excelente viagem!

Agora que você aprendeu mais sobre que itens verificar antes de viajar neste fim de ano, descubra porque uma transportadora deveria obedecer uma ordem de carregamento de cargas nos veículos.

Recent Posts