Smart Mobility: o futuro da mobilidade corporativa

Especialistas, governos e habitantes já perceberam que os ambientes urbanos sofrem um esgotamento de recursos que é diretamente proporcional ao crescimento populacional em diversas áreas, tais como trânsito, poluição, acesso a moradia e acesso à saúde de qualidade.

Por esta razão, diversas entidades públicas e privadas tem empreendido esforços no desenvolvimento de iniciativas voltadas ao desenvolvimento de cidades inteligentes (smart cities). Não se trata apenas de oportunidades de negócio, mas de sobrevivência. O estrangulamento das cidades é uma bomba relógio que precisa ser desarmada.

Um tema desta envergadura exigiria um artigo extenso e um debate profundo. Não é minha pretensão. Faço aqui minha contribuição com uma breve avaliação sobre o micro universo das corporações, mais especificamente sobre o tema transporte, o qual é nosso objeto de análise, pesquisa e desenvolvimento, bem como de ações práticas ao longo dos últimos seis anos, o que culminou com a criação da plataforma iTransport.

O contexto corporativo

A mobilidade no ambiente corporativo reúne pessoas, equipamentos e cargas. Pessoas precisam se deslocar com conforto, segurança e no tempo certo, em demandas regulares e ponto a ponto, seja compartilhando viagens, seja compartilhando veículos. Equipamentos de grande porte precisam ser mobilizados e desmobilizados com inteligência para otimização dos ativos da organização. Operações de entrega e coleta precisam ser eficientes em tempo, sequenciamento e aproveitamento do espaço disponível.

Iniciativas de roteirização de pessoas, cargas, gestão de frotas, telemetria, aplicativos de táxi e motoristas particulares compõem este universo, mas de forma isolada. Desta maneira, muitas oportunidades, não apenas de melhoria de gestão, mas de estudos de tendência e comportamento se perdem.

O futuro da mobilidade corporativa passa pela integração de soluções tecnológicas em uma única plataforma, preferencialmente fornecida como serviço (PaaS – Platform as a Service). Nesse contexto, softwares, aplicativos, hardware (IoT) e assessoramento são disponibilizados para tratar as demandas dos colaboradores de maneira inteligente e suportar os gestores e suas organizações de forma dinâmica e eficiente.

Visão e proposta de valor

Adiar a adoção de soluções tecnológicas para a melhoria da gestão das demandas de mobilidade não é mais uma opção. Implementar soluções isoladas é igualmente ineficiente pois trata apenas os sintomas e não as causas do problema.

Esta visão está alinhada com as ideais difundidas pelas iniciativas de smart cities. É por essa razão que ousamos dizer que provemos mobilidade inteligente para organizações que desejam elevar o nível de governança deste importante recurso e torná-lo sustentável, escalável e otimizado.

O futuro da gestão da mobilidade em sua organização começa hoje! Agora!

Agora que você descobriu a importância da mobilidade corporativa, entenda o que é logística empresarial e sua importância.

Recent Posts