O que é banda de rodagem?

Muitas pessoas não sabem qual o momento correto de trocarem o pneu de um veículo, promoverem algum tipo de reparo, além de não conhecerem partes importantes que compõem um pneu.

Ter ao menos um conhecimento mínimo destas informações, auxilia empresas, gestores de frota e pessoas a trafegarem com mais segurança, evitarem determinados gastos, além de reduzir custos com manutenção e consumo de combustível.

É pensando nisso, que no artigo de hoje mostraremos o que é banda de rodagem, qual sua importância, quais são os tipos e como ela proporciona uma dirigibilidade segura para os condutores.

Para facilitar sua navegação neste artigo, sumarizamos em tópicos os temas trabalhados neste conteúdo. Assim, você pode ler somente aquilo que for do seu interesse, além de esclarecer com maior rapidez suas dúvidas!

  • O que é banda de rodagem?
  • Qual a importância da banda de rodagem?
  • Quais tipos de banda de rodagem existem?

O que é banda de rodagem?

Banda de rodagem é o segmento do pneu que fica em contato direto com o solo, sendo responsável pela aderência, estabilidade e segurança de passageiros e mercadorias. A banda de rodagem é dividida em três partes, a saber: sulcos, ranhuras e barras. Veremos, a partir de agora, cada uma destas partes.

Primeira parte: sulcos

Os sulcos são responsáveis por drenar a água do pneu, evitar deslizamentos, além de refrigerar os pneus, sobretudo, enquanto estão em ação. A quantidade de sucos presentes nos pneus pode variar, pois, depende do tipo de pneu, ambiente de uso e características de fabricação.

Segunda parte: ranhuras

As ranhuras são responsáveis por diminuir as ressonâncias, além de estarem diretamente ligadas a ventilação do pneu, pois, são por meio delas que o ar passa e refrigera a borracha do pneu.

Terceira parte: barras

As barras são as partes que ficam em contato com o solo, geram tração e estão intimamente ligadas a capacidade potencial desenvolvida por um veículo, uma vez que dependem do atrito ocasionado.

Qual a importância da banda de rodagem?

A borracha presente na banda de rodagem é responsável por entregar segurança enquanto os veículos se movimentam. Conforme o uso, ela se desgasta e não mais tem a capacidade de entregar toda a segurança outrora observada.

Isso, ocasiona perda de aderência do pneu com o solo, dificulta o escoamento de água em dias de chuva ou solos molhados, comprometem a frenagem do automóvel, além de aumentar os riscos de acidentes e aquaplanagens.

Por isso, é sempre importante atentar para a condição do pneu, principalmente da banda de rodagem que, como vimos, está intimamente ligada à segurança do veículo, dos passageiros e das cargas transportadas.

Quais tipos de banda de rodagem existem?

A variedade de bandas de rodagem existentes, depende de fatores como ambiente de uso, tipo de pneu e função quando de sua utilização. Os tipos são: simétrica, assimétrica, direcional ou unidirecional, bidirecional e off-road. Vamos conhecer cada um deles!

Simétrica

Pneus com esse tipo de banda de rodagem possuem ambos os lados, isto é, direito e esquerdo, com os mesmo desenhos e ranhuras. Inclusive, este é o tipo de banda mais presente nos veículos de passeio.

Assimétrica

Pneus com esse tipo de banda, possuem sulcos com diferentes desenhos. Isso proporciona ao veículo maior tração e estabilidade, principalmente, em momentos de curva. Todavia, pneus com esse design de banda, normalmente, se desgastam de forma desproporcional.

Direcional ou unidirecional

Neste tipo de pneu, os sulcos e ranhuras apontam para uma mesma direção. Normalmente, os desenhos nestes pneus são em “V”, isto é, ambos os lados apontam para o centro do componente. Isto proporciona maior estabilidade de curva e capacidade em desenvolver maiores velocidades.

Bidirecional

Neste tipo de pneu, o desenho da banda aponta para diversas direções, como, por exemplo, o lado esquerdo apontando para a lateral do pneu e o lado direito para o centro. Se assemelham aos pneus com banda do tipo assimétrico.

Off-road

Pneus deste tipo possuem sulcos na banda, além de função específica: foram projetados para suprimir o barro, além de lama e pedregulhos normalmente presentes nos ambientes onde são utilizados.

Conclusão

A banda de rodagem é um componente fundamental presente nos pneus, que auxilia na segurança e durabilidade de cada modelo. Por isso, gestores de frota, empresas e demais pessoas devem sempre se atentar ao estado dos pneus de seus veículos.

Agora que você aprendeu mais sobre banda de rodagem, descubra tudo sobre quanto tempo os brasileiros gastam por ano com trânsito, deslocamentos e em congestionamentos?

Recent Posts