O que é carsharing?

Certamente você já deve ter se deparado com esta palavra, não é mesmo? Mas, o que é carhsaring? Quais são suas aplicações? Como funciona?

No artigo de hoje, vamos explicar como surgiu o carsharing, seu significado, funcionamento e demais implicações.

A Economia compartilhada

O Zipcar, locadora americana de automóveis, foi quem idealizou o conceito e o paradigma do carshasring. Robin Chase, fundadora e CEO (presidente) da companhia, relata no livro “Economia Compartilhada” como tudo se originou.

O livro fala sobre a reinvenção do capitalismo, mediante a união das pessoas e a criação de plataformas colaborativas. Na obra, Robin defende os benefícios do modelo onde organizações e pessoas atuam juntas para comercializar produtos e serviços, resolver problemas e promover a transformação econômica.

Chase, acredita que a capacidade excedente associada a uma plataforma de participação de pessoas forma uma estrutura de economia compartilhada, que combina o melhor das pessoas e do ambiente corporativo. Essa união entre pessoas e empresas formaria uma estrutura econômica de compartilhamento, denominada Peers Inc.

Mas, o que são as Peers Inc? A “Inc” se encarrega dos pontos fortes corporativos (que requerem escala e recursos consideráveis) e os “Peers” dizem respeito aos pontos fortes das pessoas (adaptação local, especialização e customização). Quando as “Incs” e os “Peers” só se concentram no que sabem fazer de melhor, cada um se encarregando do que seria difícil, irritante ou simplesmente impossível para o outro, a colaboração resultante é muito interessante, singular e promissora.

O livro defende que em um mundo de escassez, as Peers Inc criariam abundância. Usando recursos que já possuem – ativos físicos, habilidades, redes, dispositivos, dados, experiências, processos –, essas organizações cresceriam com eficiência e de forma exponencial.

Agora, você sabe que a origem do carsharing está intimamente ligada ao surgimento da nova economia. Mas, o que é carsharing?

O que é carsharing?

Carsharing é um modelo de aluguel de veículos que funciona como um sistema de locação automotiva, mas, ao contrário do tradicional sistema de locação veicular, que oferece opções de locação mais longas, no carsharing o cliente retira o carro apenas por algumas horas ou por um dia, com preços muito mais baratos, e ainda com gasolina e seguro inclusos. Outra grande diferença diz respeito à devolução do ativo.

No formato tradicional, a devolução do veículo ocorre no local onde ele foi alugado. No carsharing, não necessariamente a devolução ocorrerá no mesmo local. Neste modelo, existem estações espalhadas por toda a cidade, assim, o cliente pode devolver na estação que quiser.

No carshairng, a frota pode ser de propriedade da empresa, ou, como na maioria das operações, de terceiros que não estão utilizando o ativo. Veja este exemplo.

Como funciona o carsharing?

Ana é dona de um carro que fica parado grande parte da semana em sua casa, sem uso algum. Ao descobrir uma plataforma de compartilhamento de veículos (carsharing), ela se interessa bastante. Se cadastra na plataforma e oferece seu veículo para muitas pessoas que precisam alugar um carro.

No dia seguinte, ela recebe uma solicitação de Antônio, interessado em alugar seu veículo. Combinam todos os detalhes e concluem a negociação. Assim, a plataforma de carsharing promove muitas mudanças, ajudando Antônio em sua necessidade e Ana a aumentar sua renda.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o carsharing. Caso tenha restado alguma, utilize o campo de comentários para nos contar.

Até a próxima semana!

Agora que você aprendeu tudo sobre carshasring, descubra como minimizar o risco das horas “in itinere” em uma operação de transporte fretado.

Recent Posts