O que é geolocalização?

Com o avanço das tecnologias da comunicação, diversas novas funções passaram a fazer parte da vida das pessoas, permitiram a criação de novos serviços, além de incrementar outras tecnologias existentes.

Um desses avanços foi o surgimento da geolocalização, muito comum em celulares e em sistemas de gestão de transporte. Pensando nisso, no artigo dessa semana, mostraremos o que é geolocalização, destacaremos seus benefícios, além de mostrarmos outras importantes funcionalidades desse recurso.

No artigo de hoje, você vai aprender sobre:

  • O que é geolocalização?
  • Quais são suas aplicações?

O que é geolocalização?

De forma simples e geral, a geolocalização é uma ferramenta tecnológica que consiste em localizar geograficamente, em qualquer ponto do mundo, determinado objeto, podendo ser veículos, aparelhos eletrônicos, dentre outros.

Essa localização ocorre mediante leitura de coordenadas geográficas, baseadas em latitude e longitude do local onde o objeto está. Esse processo pode acontecer por meio de algumas tecnologias, tais como:

  • GPS: é um dos métodos mais tradicionais e considera informações fornecidas por satélites na orbita do nosso planeta;
  • Outra possibilidade, todavia, mais recente, é através do sinal de wi-fi. Nesse caso, a localização acontece através da leitura de distância do aparelho em relação à origem do sinal (roteador);
  • Ainda, é possível utilizar radiofrequência, através da emissão de ondas de rádio ou AGPS (GPS Assistido), que leva em consideração satélites e fatores como conexão de dados, como 3G, por exemplo.

Quais são suas aplicações?

A geolocalização vai muito além de solicitar um carro por meio de um aplicativo. Na realidade, essa ferramenta está muito mais presente no dia a dia das pessoas do que elas pensam, tanto de forma direta como indireta.

O nosso software de gestão de transporte o iTransport, por exemplo, utiliza a geolocalização para geocodificar endereços, otimizar trajetos via roteirização, rastrear cargas e objetos, além de rastrear veículos de diversas frotas espalhadas pelo Brasil.

Além disso, diversos aplicativos de delivery, compartilhamento de posição (GPS), além de aplicações que fornecem informações em tempo real sobre as condições do trânsito utilizam a tecnologia para prover seus serviços.

Conclusão

Como mostramos, a geolocalização é uma tecnologia importante para vida em sociedade, uma vez que, além de viabilizar a existência de muitos serviços, simplifica a rotina das pessoas.

Agora que você aprendeu mais sobre o que é geolocalização, descubra qual a diferença entre logística inbound e outbound, através deste artigo que escrevemos sobre o tema.

Recent Posts