Qual a importância da gestão de transporte?

Quando Henry Ford inventou a primeira linha de produção, em 1913, novos conceitos de produção e montagem em série foram desenvolvidos e aprimorados ao longo do tempo. Graças a essa histórica inovação, a Ford conseguiu produzir em massa seu famoso carro: o modelo T.

Desde aquele dia, ainda que sem ser percebido, o conceito de gestão de transporte se tornaria importante na mesma proporção em que o “carro de uma cor” tornava-se popular e desejado pelos consumidores da época.

Anos mais tarde, o sistema mundial de mobilidade tornou-se um organismo definitivamente complexo e com sérios problemas, inaugurados no dia em que o mundo conheceu a produção em massa de veículos.

No artigo de hoje, mostraremos qual a importância da gestão de transporte em um contexto mais específico e economicamente importante: o gerenciamento de transporte nas empresas.

Para facilitar a leitura deste artigo, dividimos os temas abordados em tópicos. Assim, será possível visualizar os temas abordados com antecedência, além de possibilitar acesso direto ao conteúdo de sua preferência

  • Qual o objetivo da gestão de transporte?
  • Como funciona a gestão de transporte
  • Qual a importância da gestão de transporte?

Qual o objetivo da gestão de transporte?

A gestão de transporte é um método de administração, podendo ainda ser um departamento de uma organização privada ou pública, que objetiva controlar, através de métodos funcionais, técnicas e tecnologias as atividades que envolvem os veículos de uma frota e as interações desses com as pessoas.

Além disso, a gestão de transporte tem como objetivo aumentar a produtividade e a eficiência operacional e financeira, esta última, em relação à alocação de investimentos, seja de uma operação terceirizada, própria ou mista.

Assim, podendo ser exercida por um departamento pela aplicação dos conceitos de administração, a gestão de transporte é uma disciplina muito importante para o dia a dia de uma empresa.

Como funciona a gestão de transporte?

Ao passar do tempo, as operações de transporte perderam o papel passivo e estático outrora observado no dia a dia de uma empresa. Tornaram-se organismos vivos, com vários pontos de contato com os departamentos de uma organização, interações complexas e consideráveis implicações financeiras.

Diferentes centros de custo, administração de pessoas, problemas mecânicos na frota, manutenções programadas ou de caráter urgente, serviço ao usuário, política de atendimento, controle da emissão de poluentes, abastecimento… São várias as ações e informações que precisam ser devidamente gerenciadas pelos profissionais do setor.

Por isso, a gestão de transporte atua na organização dessas e de outras demandas que são produzidas todos os dias por uma empresa. Além do mais, a gestão de transporte auxilia gestores e profissionais a priorizarem a resolução de problemas, filtrarem as situações e atuarem diretamente nas causas destes eventos.

Destacamos ainda que um bom departamento de transporte, normalmente utiliza apropriados softwares de gestão que facilitam muito o dia a dia dos profissionais da área, além de auxiliar nas otimizações, redução de custo, melhorias operacionais e na obtenção descomplicada de resultados práticos.

Qual a importância da gestão de transporte?

A gestão de transporte aponta com clareza a existência de problemas, diagnostica com rapidez e assertividade as causas, apresenta soluções práticas com o menor custo possível e atua sem demora na resolução das falhas operacionais.

Bons departamentos de gestão de transporte, com a ajuda de softwares e outras ferramentas, podem economizar recursos, paciência e muito dinheiro para uma empresa, a depender do porte e robustez da operação.

Além disso, empresas que possuem departamentos de frota atuantes, certamente conseguem ofertar melhores serviços aos clientes, potencializando a geração de receitas e a maximização dos lucros.

Gestão de frota não é um departamento sem importância, mas, precisa tornar-se estratégico e atuante em qualquer empresa que queira crescer e servir melhor seus clientes diretos ou indiretos.

Conclusão

Um bom planejamento de gestão de transporte seguramente é um excelente termômetro de uma empresa. A condução estratégica desta atividade, seja como conceito ou segmento organizacional, é um fator de grande importância para qualquer instituição, pública ou privada.

Porém, dado o grande fluxo de informações, para que uma organização consiga produzir bons resultados através de seus departamentos de gestão de transporte, é necessária a utilização de softwares que descompliquem o processo e automatizem várias atividades.

Agora que você aprendeu mais sobre a importância da gestão de transporte no dia a dia de uma empresa, descubra como contratar um bom serviço de rastreamento veicular para sua operação!

Recent Posts