O que é logística empresarial?

Já se foi o tempo em que as atividades logísticas eram tratadas com indiferença pelo setor privado, sendo negligenciadas por inúmeras empresas dos mais diversos segmentos. Hoje, além de fundamentais em muitas das atividades organizacionais, tornaram-se estratégicas para muitas instituições.

No artigo de hoje, conceituaremos logística empresarial, qual a importância desta disciplina logística no aperfeiçoamento dos níveis de serviço e na oferta, cada vez maior, de valor para o mercado, para a cadeia de suprimentos e, principalmente, para clientes, potenciais consumidores e demais stakeholders.

História e desenvolvimento da logística estratégica

No início da década de 90, pontualmente no remoto ano de 1991, a estratégia competitiva e as atividades logísticas demonstravam sua significância.

Como preparação para a Guerra do Golfo, os Estados Unidos e seus aliados, em prazos transitórios, necessitavam transportar grandes quantidades de materiais a longas distâncias.

Meio milhão de pessoas e mais de um milhão de equipamentos e suprimentos foram transportados ao longo de doze mil quilômetros por intermédio de vias aéreas, mais de dois milhões e trezentos mil toneladas de artefatos trasladados pelo mar em aproximadamente quatro meses, tudo isso, só foi possível graças à estratégia logística.

Logística empresarial

Sob a visão corporativa, a integração das atividades logísticas de planejamento, fornecimento, armazenamento, transporte, geração de fluxos de informação (lineares, com alto grau de confiabilidade e formalização) e controle gerencial são metodologicamente utilizados como conceito das atividades empresariais.

Em linhas gerias, podemos dizer, portanto, que logística empresarial é o conjunto de métodos utilizados pelas empresas com o objetivo de planejar, programar e controlar com eficiência a integração das atividades logísticas, desde o ponto de origem ao ponto de consumo, cujo maior objetivo é entregar produtos e serviços aos compradores potenciais no local, no tempo e no momento correto, ao menor custo (dentro de realidades factíveis) e nas condições pré-determinadas.

Geração de valor à cadeia de suprimentos

O equilíbrio destas atividades é fundamental para que as ações empregadas no desenvolvimento de todos estes processos promovam, gradualmente, a integração dos pontos de contato da rede, criando valor para diversos públicos de interesse, locais ou não, no intento de favorecer os parâmetros destes relacionamentos.

Ao promover a adaptação dos modelos empresariais focalizando-os na integração de todas as atividades logísticas, principalmente no que diz respeito ao core business, além de abreviar o ciclo de planejamento das atividades empresariais, oferta-se ao mercado maiores capacidades operacionais de produção e entrega.

Dessa forma, promove-se o desenvolvimento global dos níveis de serviço da companhia e, à vista disso, a tendência de oferta destes mecanismos.

Agora que você sabe tudo sobre logística empresarial, aprenda sobre mobilidade corporativa.

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