Roteirização: o guia definitivo!

Com o passar dos anos, o mercado de gestão de transportes testemunhou várias evoluções relacionadas ao gerenciamento operacional.

Na década de 80, com o surgimento dos computadores pessoais e a adoção destes no contexto profissional, novas formas e métodos de gestão logística foram adotados, seja pela facilidade de escala ou pela centralização de controle.

A gestão experimentava novos paradigmas. Tecnologias surgiam quase que diariamente, o mercado se expandia, a cadeia de suprimentos antes local, tornava-se internacional e a explosão da oferta de produtos de diversos países, sobretudo os produzidos na china, ganhavam as prateleiras nas lojas de todo o mundo.

Mas, tudo isso só foi possível, ou, só aconteceu, graças às tecnologias logísticas aplicadas à gestão dos transportes.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos a respeito da roteirização, tecnologia utilizada para criar rotas otimizadas, isto é, as mais curtas possíveis entre quaisquer distâncias, sobretudo, sua influência sobre a redução de custo e a otimização de recursos.

Para tanto, conceituaremos roteirização, mostraremos como ela é utilizada, seus benefícios, porque empresas que trabalham com transporte devem implementá-la em suas operações e qual sua importância.

Para facilitar sua navegação neste artigo, recomendamos consultar os tópicos abaixo. Assim, além de ler somente aquilo que for do seu interesse, sua leitura é simplificada.

  • O que é roteirização?
  • Como utilizar a roteirização?
  • Aplicando a roteirização: construindo as rotas
  • Benefícios da roteirização
  • Redução do consumo de combustível
  • Redução na emissão de poluentes
  • Aumento na satisfação dos clientes
  • Planejamento de entregas e coleta de materiais
  • Redução de custo
  • Porque as empresas de transporte devem utilizar a roteirização?
  • Como contratar a roteirização para sua empresa?

Esperamos que, por meio deste artigo, você aprenda mais sobre a roteirização, entenda sua importância, os motivos que devem guiá-lo a aplicá-la em sua operação e os diversos benefícios desta tecnologia para gestão de transporte.

O que é roteirização?

A roteirização é uma tecnologia utilizada na construção de rotas que permite criar itinerários otimizados entre pontos geográficos, situados em diversas regiões cuja dispersão varia em escalas de proximidade, geografia, logradouro e características de circulação.

A criação destas rotas obedece a princípios geoespaciais de codificação quantitativa, isto é, latitude e longitude, algoritmos matemáticos, espaços públicos, princípios e normas de circulação, áreas de risco e diversos outros aspectos.

A roteirização, portanto, é o planejamento de rotas. Para facilitar seu entendimento, mostraremos, por meio de um exemplo, como a roteirização é utilizada no dia a dia de uma operação.

Como utilizar a roteirização?

Vamos imaginar que a empresa X realizará o transporte de fogões de São Paulo (capital), onde está localizado o centro de distribuição da empresa que contratou seus serviços, até a cidade de Belo Horizonte, onde, em poucos dias, uma nova loja da contratante será inaugurada.

Acrescentaremos mais um detalhe ao nosso exemplo. A empresa X está localizada em Campinas, cidade que fica aproximadamente a 96 km de distância de São Paulo, onde estão localizadas as cargas que serão transportadas até Minas Gerais.

Aplicando a roteirização: construindo as rotas

O gestor da empresa X, responsável por definir parâmetros de operação, além de criar as rotas até os destinos das mercadorias, utiliza um software próprio para roteirização, capaz de criar rotas quase que automaticamente.

Este software possui diversas ferramentas capazes de realizar a programação das rotas. Em primeiro lugar o software define a melhor rota, quer dizer, aquela que representará o menor custo para a empresa, entre sua sede, localizada na cidade de Campinas, e a cidade São Paulo, local de carregamento.

É importante destacar que o termo “melhor rota” abrange uma série de objetivos centralizados em um único propósito: a redução de custo.

A roteirização intenta criar rotas que permitam aos veículos deslocar até seus destinos no menor tempo possível, pelo caminho mais curto, economizando, dessa forma, combustível e demais recursos com manutenção veicular e horas de trabalho dos motoristas.

No nosso exemplo, todos os endereços de parada do veículo utilizado para transportar as cargas, são identificados em um mapa e utilizados como referências geográficas, quer dizer, locais onde os veículos terão que carregar ou descarregar.

Sendo assim, ao sair do centro operacional na cidade de Campinas, o gestor programa a rota até a cidade de São Paulo, como sendo o primeiro destino, e utiliza esse ponto para criar a rota otimizada até a cidade de Belo Horizonte.

Benefícios da roteirização

A roteirização possui muitos objetivos, tanto relacionados à economia financeira, como a simplificação da gestão. Além de reduzir grande quantidade de custo, a tecnologia possui benefícios relacionados à sustentabilidade ambiental.

Redução do consumo de combustível

Por criar as melhoras rotas entre quaisquer distâncias, naturalmente, permitindo aos veículos rodarem menos, a tecnologia viabiliza a economia de combustível dos veículos de uma frota.

Este é um fator de extrema importância para as empresas de transporte, haja vista os valores cobrados no mercado brasileiro pelo litro do combustível.

Redução na emissão de poluentes

Os automóveis, ao circularem todos os dias, emitem, por meio dos escapamentos, diversos gases nocivos aos seres humanos, como o monóxido de carbono, os óxidos de hidrogênio, os hidrocarbonetos, dentre outros.

Como a roteirização faz os automóveis circularem menos, evidentemente, a emissão destes gases é reduzida, diminuindo a difusão de poluentes na atmosfera e os agravamentos climáticos (efeito estufa) provocados pelos gases.

Aumento na satisfação dos clientes

Se os veículos estão rodando menos, ou, somente o necessário até os destinos, logicamente, chegarão mais rápido aos locais onde realizarão entregas, coletarão materiais ou realizarão processos de logística reversa.

Sendo assim, por transportarem produtos no menor tempo possível, os clientes irão receber suas encomendas na mesma proporção de tempo, isso, se não houver imprevistos ao longo do caminho.

Planejamento de entregas e coleta de materiais

A roteirização auxilia na programação das entregas e coleta de materiais. Isso porque mediante aplicação da tecnologia é possível definir a melhor ordem de entrega, levando-se em consideração o deslocamento do veículo.

Isso quer dizer que, a partir dos endereços de entrega (ou coleta) ocorre a programação das rotas, sendo assim, a roteirização é baseada em informações geoespaciais, a saber, latitude e longitude.

Redução de custo

A soma dos benefícios listados, além daqueles não listados neste artigo, pode ser resumida em uma única expressão: redução dos custos operacionais.

A roteirização é uma grande aliada das finanças de qualquer empresa, uma vez que, ao construir as melhores rotas, otimizando-as, impõem aos veículos novos parâmetros otimizados de circulação.

Sendo assim, as empresas de transporte podem potencializar a lucratividade a longo prazo, tendo em vista a perenidade dos benefícios proporcionados com o uso da roteirização.

Porque as empresas de transporte devem utilizar a roteirização?

O mercado B2B reúne soluções que oferecem, basicamente, produtos com um de dois objetivos: ou fazem as empresas venderem mais ou as auxilia a reduzirem custos.

A roteirização alia tanto o lado da redução de custo (como mostramos), como aprimora a oferta de serviços das organizações que atuam com transporte, fazendo-as melhorar a qualidade na prestação de serviço e a satisfação dos clientes.

Clientes satisfeitos são o melhor case de sucesso que uma empresa pode apresentar a consumidores interessados em contratar os produtos ou os serviços comercializados por uma organização.

Como contratar a roteirização para sua empresa?

A roteirização é realizada por meio de sistemas especializados de gestão. Sendo assim, para utilizá-la em sua operação é necessário contratar um software que lhe forneça a roteirização como benefício.

Mas, além da roteirização, encontra-se, conjugado junto a tecnologia supracitada, outras tecnologias importantes para gestão do transporte, como o monitoramento, o rastreamento, a telemetria, dentre outros.

Estes softwares são comercializados como serviço. Para entender mais sobre este assunto, clique aqui para ler um artigo completo que escrevemos sobre este tema.

Conclusão

Para alcançar a eficiência operacional, sem dúvida, a roteirização é uma etapa muito importante. Como mostramos ao longo do artigo, a tecnologia auxilia empresas de todos os segmentos a otimizarem os custos com gestão de transporte.

Qualquer que seja o contexto, a roteirização pode ser aplicada na construção das rotas. Transporte de funcionários de empresas em ônibus fretado, apps de transporte, transporte de cargas, transporte corporativo são alguns exemplos de situações onde a roteirização pode ser aplicada.

Uma das funcionalidades da plataforma de gestão de transporte, o iTransport®, é a roteirização. Ela é dividida em módulos de gestão direcionados a necessidades específicas. Conheça a plataforma agora mesmo.

Agora que você aprendeu sobre a roteirização de transportes, descubra mais sobre o que é cubagem de carga e qual a importância disso para a formação do frete.

Recent Posts