Telemetria veicular: tudo que você precisa saber!

Os gestores de frota necessitam de ferramentas gerenciais capazes de fornecer informações seguras, completas e formalizadas, isto é, dotadas de sentido, contexto e qualidade para tomarem diversas decisões constantemente.

Contudo, para que isso seja possível, é necessário instalar nos veículos dispositivos que captem as informações em campo, diretamente na fonte, promovam o devido armazenamento e, finalmente, a transmissão destes informes para a empresa.

Assim, após a coleta destes dados, e de posse destas informações, um gestor poderá desempenhar sua função, analisar corretamente sua operação, tomar várias decisões, reduzir custo, ampliar seu potencial de atendimento e realizar inúmeras outras análises.

Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre a telemetria veicular, mostrando a função dessa tecnologia, sua importância, aplicação e como uma empresa pode empregar esse mecanismo em uma operação de transporte.

Para facilitar sua navegação por este conteúdo, realizamos a divisão do artigo em tópicos. Assim, se preferir, você pode ler somente o que for do seu interesse. Os tópicos deste artigo são:

  • O que é telemetria veicular?
  • Qual a importância da telemetria veicular?
  • Quais são seus benefícios?
  • Como contratar serviços de telemetria veicular?

Por meio desse artigo, esperamos esclarecer mais a respeito da telemetria aplicada à logística de transportes, como essa tecnologia pode ser aproveitada em operações de frota em geral (fretamento, transporte de cargas, Car sharing, gestão de frotas, etc.) e quais são seus benefícios.

O que é telemetria veicular?

De forma bem direta e simples, a telemetria veicular é uma tecnologia utilizada em campo, isto é, no ambiente de circulação de veículos (ruas, avenidas, estradas, etc.), que fornece diversas informações sobre determinado veículo remotamente.

Essas informações, normalmente, dizem respeito ao comportamento dinâmico de um automóvel, como: velocidade, quantidade de frenagens bruscas, acelerações exageradas, consumo de combustível e demais informes extraídos de sistemas eletrônicos de um veículo.

Em linhas gerais, estes dispositivos são compostos por um emissor de dados, uma central que recebe os dados captados em campo e um software, que interpreta as informações e as formaliza.

Qual a importância da telemetria veicular?

Por meio da telemetria, os gestores de transporte são capazes de tomar decisões seguras, isto é, baseadas em dados reais, sólidos e verdadeiros relacionados à operação de transporte, sendo isso, fundamental para o sucesso de qualquer empresa que atua no mercado de transportes.

Sem a telemetria muitas decisões poderão ser tomadas incorretamente, sem falar dos custos de operação, que podem crescer descontroladamente, uma vez que o gestor não conhecerá a realidade dos acontecimentos envolvendo os veículos de sua frota.

Sendo assim, é fundamental utilizar essa tecnologia em qualquer operação de transporte para a tomada de decisão segura, precisa e eficiente, além de reduzir custo e se manter competitivo em mercados cada vez mais concorridos.

Quais são seus benefícios?

O grande benefício da telemetria veicular é fornecer informações das mais variadas e importantes para que os responsáveis pela tomada de decisão promovam análises corretas sobre uma operação de transporte, tomem decisões seguras e claras a respeito do futuro de uma empresa.

Além disso, por meio da telemetria, é possível monitorar inúmeros parâmetros relacionados ao dia a dia de uma operação, documentar as evidências de rotina como comprovação de condutas e da própria prestação de serviço, além de resguardar a reputação de uma empresa.

Fora isso, decisões que objetivam melhorar a prestação de serviço, reduzir custo, promover o crescimento  da empresa, analisar a conduta dos motoristas da frota, instituir novas tecnologias, além de outras definições, agora, poderão ser tomadas descomplicadamente.

Como contratar serviços de telemetria veicular?

Muitas empresas de tecnologia prestam o serviço de telemetria conjugado a softwares de gestão que oferecem outras funcionalidades importantes para o bom andamento de uma operação de transportes.

Sendo assim, é possível contratar somente o serviço de telemetria avulso ou agregado a outros serviços igualmente importantes para operações de transporte como a roteirização e o monitoramento veicular.

Vale ressaltar que, normalmente, os serviços de telemetria são acessíveis para operações de diversos tamanhos, possui modelo recorrente de assinatura, podendo ser interrompido a qualquer momento e é muito eficiente.

Conclusão

Inevitavelmente, empresas que querem crescer precisam investir em tecnologias para aprimorar sua prestação de serviço, otimizar sua gestão, estrutura de negócio e constantemente tornar-se mais eficiente, econômico e financeiramente saudável.

Com a utilização da telemetria, muitas empresas que atuam no mercado de transporte podem obter informações seguras e precisas fundamentais ao crescimento de seus negócios, tomar melhores decisões e alavancar sua inteligência estratégica.

Agora que você aprendeu mais sobre a telemetria veicular e seus diversos benefícios, descubra qual a importância de documentar as evidências operacionais das rotinas de uma operação de transporte.

Recent Posts