O que é telemetria?

Ao passar dos anos e apoiadas nos mais variados avanços tecnológicos, muitas empresas têm aproveitado as novas tecnologias para tornarem seus negócios mais analíticos, se preocupando com diversas informações e dados para tomarem decisões, criarem novos produtos, aprimorarem processos, obterem vantagens e conquistarem novos clientes.

A gestão estratégica surge como novo paradigma destas empresas, que se preocupam muito mais com dados e informações do que antigamente, inclusive, centralizando dentro da estratégia departamentos e setores antes vistos como secundários e menos importantes dentro da lógica empresarial (como o marketing, por exemplo).

No segmento de softwares para gestão de transporte, pode-se observar como exemplo de nova tecnologia adotada em larga escala, a telemetria. Mas, você sabe o que é telemetria? Qual sua função e objetivos? Como ela funciona?

No artigo de hoje falaremos a respeito desta tecnologia importante nas operações de transporte, inclusive, adotada nas corridas de fórmula 1.

O que é a telemetria?

Telemetria é um sistema tecnológico de monitoramento, utilizado para comandar, medir ou rastrear alguma coisa à distância, através de dispositivos de comunicação sem fio, podendo ser, sinais de rádio (ondas) ou satélite.

A telemetria é utilizada em pontos geograficamente remotos ou que se movimentam constantemente (como os automóveis, por exemplo), coletando suas informações e transmitindo-as para uma central de controle que acompanha e descodifica estes dados.

Atualmente, além de aplicada a ramos como a agricultura, a metrologia e aos sistemas de água e esgoto, a telemetria é utilizada na fórmula 1 para monitorar em tempo real todos os componentes dos veículos durante as corridas.

Objetivos e funções da telemetria

As principais funções da telemetria são: monitorar, emitir comandos à distância, por meio de centrais de controle e gestão e rastrear veículos ou situações remotas. A telemetria também se encarrega de fornecer dados sólidos a tomadores de decisão, como por exemplo, no caso da fórmula 1, aos chefes e engenheiros de equipes.

A obtenção de informações, por meio da interpretação dos dados produzidos pela telemetria é um de seus grandes objetivos, pois, dessa forma, empresas, agentes e usuários da tecnologia conseguem resolver problemas, propor soluções rápidas e analisar contextos de forma eficiente.

Como a telemetria funciona?

Vamos exemplificar o funcionamento da tecnologia em uma de suas aplicações mais difundidas: o monitoramento e rastreamento veicular.

Neste tipo de aplicação, os veículos recebem aparelhos que são acoplados em sua estrutura, normalmente em partes que os tornam “invisíveis”. Estes aparelhos são dotados de antenas transmissoras, que se comunicam em tempo real com as centrais de gestão enviando dados para análise e tomada de decisão.

Assim, ao fornecer dados sólidos e fundamentais no processo de decisão, a telemetria é uma tecnologia extremamente estratégica, uma vez que se encarrega de orientar diretamente as tomadas de decisões por empresas de todo o mundo.

Agora que você aprendeu tudo sobre a telemetria, descubra como criar rotas otimizadas e economize muito através desta medida.

Recent Posts