O que é um operador logístico?

Ao longo do tempo, a estratégia de várias empresas foi moldada por movimentos externos às companhias, sobretudo, relativos à macroeconomia.

Estes processos forçaram as organizações a se adequarem aos novos mercados que surgiram pela ação de algumas forças impositivas. A título de exemplificação, citamos a famosa “lei” de oferta e demanda/procura.

Fato é que, diante dos novos padrões e mudanças ocorridas, novas empresas surgiram com o objetivo de atender outros negócios, principalmente, por se especializarem em partes e atividades fundamentais nos processos empresariais.

É pensando nisso que, no artigo de hoje, mostraremos o que são operadores logísticos. Abordaremos suas funções e pontuaremos qual a importância deles para os contratantes e para o mercado de gestão e operação logística.

Para facilitar sua leitura, recomendamos navegar pelo sumário deste artigo. Assim, além de esclarecer rapidamente suas dúvidas, você poderá se orientar melhor quanto ao conteúdo aqui trabalhado.

  • Operadores logísticos: quem são e o que fazem
  • Qual a importância dos operadores logísticos?
  • Qual a influência dos operadores logísticos no mercado de logística?

Operadores logísticos: quem são e o que fazem

Ao contrário do que muitos pensam, os operadores logísticos são empresas que atuam com terceirização de serviços logísticos. Normalmente, as pessoas entendem que um operador logístico é um cargo ou uma profissão, mas, esse conceito não está correto.

Operadores logísticos, portanto, são empresas que fornecem serviços logísticos ou de gestão para outras empresas, além de, em algumas ocasiões, fornecerem mão de obra especializada para realização de determinadas atividades do ciclo logístico.

Qual a importância dos operadores logísticos?

Uma das principais motivações, se não a principal, da demanda por estes serviços, é a crescente competitividade de mercados. Na atualidade, a logística permeia várias das atividades do processo de venda e distribuição das companhias o que, naturalmente, impacta a lucratividade das empresas além da percepção de qualidade por parte dos clientes.

Além disso, dada a necessidade de especialização na execução dos processos empresariais (gerenciais, produtivos e operacionais, etc.), este tipo de terceirização surge como ponte capaz de conectar as organizações à eficiência global na condução de seus negócios.

Por fim, sobretudo em empresas de menor porte onde as “restrições” financeiras muitas vezes existem, os operadores logísticos surgem como solução de menor custo e alta eficiência (custo x benefício), principalmente em alguns segmentos do processo, como, por exemplo, na locação de armazéns onde o investimento inicial é altíssimo.

Qual a influência dos operadores logísticos no mercado de logística?

Os operadores logísticos suprem a demanda por serviços realmente úteis e necessários para diversas empresas, independentemente de segmento ou porte, além de serem especialistas na execução ou oferta de serviços.

Além disso, permitem que as empresas se concentrem na execução de demais atividades em outras áreas importantes do negócio, quer sejam de cunho administrativo, operacional, financeiro, dentre outras.

Como os operadores logísticos são empresas, ao contratá-los, há assinatura de contratos e análise de termos. Isso permite que haja previsibilidade de muitos dos custos logísticos, responsáveis pela segunda maior alocação de despesas nas organizações, ficando atrás, apenas, dos custos com pessoal (folha de pagamento).

Conclusão

Como vimos, os operadores logísticos são negócios focados na oferta de muitos serviços importantes. Sendo assim, além da demanda existente por tais serviços, atua-se com eficiência, dada a especialização destas organizações.

Agora que você aprendeu mais sobre os operadores logísticos, descubra tudo sobre logística de distribuição, aprenda sobre o conceito, importância e como ocorre no dia a dia das organizações.

Recent Posts