O que fazer para economizar combustível ?

Como seria interessante se a lógica dos mágicos pudesse ser aplicada à realidade, principalmente quando o assunto é a economia financeira. Já imaginou como seria interessante promover grandes transformações, simplesmente ao estralar dos dedos? Seria cômico, divertido, mas… Voltemos à realidade. Mágicas não existem!

A receita para economizar combustível, promovendo grande impacto financeiro, sustentável (emissão de poluentes) e social, depende da combinação de, basicamente, três ações: realização de manutenções em prazos definidos (o famoso “em dia”), dirigir de maneira correta (sim, existe uma maneira adequada de se dirigir) e ter cautela no momento de abastecer.

No artigo desta semana, daremos dicas que lhe auxiliarão na redução dos gastos com combustível. Práticas simples, mas que poderão fazer muita diferença, principalmente na operação de sua transportadora. Então, aperte o cinto, aconchegue-se na cadeira e tenha uma excelente leitura!

No início deste artigo, mencionamos sobre a existência de um método correto de dirigibilidade. E, nossa primeira dica, diz respeito a uma das ações dentro desta disciplina que lhe ajudarão a dirigir de forma correta.

Troque de marcha (por favor)

A troca de marcha faz uma enorme diferença no consumo de qualquer veículo, seja ele de uso pessoal ou, principalmente, corporativo. Todos os veículos apresentam em seus manuais de propriedade as informações quanto à velocidade ou faixa de giros correta em que a mudança de marcha deve acontecer.

Vale destacar que a mudança de marcha leva em conta o torque do veículo. O uso do câmbio deve ocorrer de forma racional, suave e sem a necessidade de “esticar” até o fim. Imagine um carro 1.0 a 100 km/h em segunda marcha?

Calibre os pneus (o estepe também, viu?)

Pneus com calibragem errada ou murchos, além de prejudicarem as partes mecânicas do carro, afetam diretamente o consumo de combustível. A calibragem dos pneus deve ocorrer em intervalos quinzenas seguindo as orientações da montadora (essa informação figura no manual do proprietário).

Algumas pesquisas apontam que os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo. E porque recomendamos a calibração do estepe? Simples! Durante seus deslocamentos, infelizmente, algum dos pneus pode furar.

Esse evento certamente atrapalhará sua rotina, sua operação e prejudicará a entrega ao cliente. Como você não quer passar por isso, simplesmente, calibre o estepe, assim, você evitará problemas, aborrecimentos e perdas financeiras.

Aceleradas (não, você não é Ayrton Senna)

Aceleradas desnecessárias e bruscas, assim como a não calibragem dos pneus, afetam muito a média de consumo. Ah, é bom lembrá-lo (a) que não há necessidade de esperar o veículo aquecer pela manhã. Isso porque, nos modelos com injeção eletrônica, o próprio sistema realiza automaticamente o aquecimento do motor, fazendo-o atingir rapidamente a temperatura ideal de operação.

Porém, nos veículos zero quilometro, recomenda-se realizar o procedimento nos primeiros mil quilômetros. Após atingir essa quilometragem, basta ligar o veículo e sair rodando.

Ar condicionado (somente em dias quentes)

Calma, você não irá passar calor, claro. O que recomendamos é mantê-lo desligado em dias de temperatura amena. Ele, assim como a calibragem dos pneus, pode aumentar em 20% o consumo de combustível.

Faça as manutenções em dia (seja amigo do seu carro)

Se você cuidar bem do seu carro, ele não irá “reclamar” ao longo do tempo, especialmente se você gerencia uma frota considerável. A realização correta de manutenções dentro dos prazos recomendados pela montadora assegurará o funcionamento ótimo de todos os componentes do veículo.

Assim, não haverá sobrecarga pela perda de eficiência ou falha mecânica nos demais componentes do veículo.

Conclusão

Nossas dicas, como dissemos, são simples, fáceis e muito claras. Ao incorporá-las em sua rotina, certamente você conseguirá reduzir custos com o consumo de combustível, a emissão de poluentes e, no fim das contas, poupar dinheiro.

Gostou? Descubra também porque sua empresa deveria investir em transporte fretado!

Recent Posts