4 fatores essenciais para uma operação de transporte fretado

Em qualquer operação de transporte fretado, existem processos importantes na rotina das atividades. Sendo assim, é fundamental assegurar o bom andamento destas ações, pois são elas que asseguram o funcionamento ótimo dos processos organizacionais.

Por isso, neste artigo, apresentaremos quatro fatores essenciais para qualquer operação de transporte fretado.

1 – Informação qualificada e confiável

Se este quesito não for atendido, todos os demais serão comprometidos. Isto porque não é possível planejar, controlar e servir bem quando não se sabe com quem e com quantas pessoas se está lidando.

O mínimo que se deve saber sobre um usuário do transporte é quem ele é, onde mora e em que dias e horários trabalha. Caso contrário, o risco de um superdimensionamento ou subdimensionamento é grande.

2 – Planejamento do transporte

O planejamento está diretamente relacionado ao público que se deve atender e sua demanda por transporte. Exige conhecimento das regiões atendidas, noções de trafegabilidade, bem como o dimensionamento correto da frota.

É preciso acompanhar com frequência as oscilações causadas por eventos relacionados aos recursos humanos, tais como admissões, demissões, troca de turno, afastamentos e férias para evitar impactos na operação. Por fim, deve ser feito por equipe própria com o apoio de sistemas informatizados para preservar o conhecimento.

3 – Monitoramento do comportamento do usuário

Qual a taxa real de ocupação das rotas? Quem frequenta qual linha? Quem deveria frequentar, mas não está presente? Quem não optou pelo benefício do transporte, mas está usufruindo dele? Em muitos dos casos, os gestores da área de transporte não sabem responder esta pergunta, ou melhor dizendo, ninguém sabe ao certo.

4 – Serviço ao usuário

Este talvez seja o mais enlouquecedor de todos. Às vezes, a informação é disponibilizada em planilha na Intranet, mas costuma ficar “esquecida na prateleira”, sem a atualização devida e, para piorar, oferece pouca interatividade, o que gera insegurança e acaba incentivando os usuários a entrarem em contato com o setor de transporte. É um problema cíclico.

Por isso, atente-se a estes fatores, pois, todos eles influenciam diretamente no dia a dia e na tranqüilidade de sua operação de transporte fretado.

Agora que você descobriu quais são os quatro fatores mais importantes de uma operação de transporte fretado, descubra como aumentar as vendas de uma transportadora.

Recent Posts