Notice: is_feed was called incorrectly. Conditional query tags do not work before the query is run. Before then, they always return false. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 3.1.0.) in C:\inetpub\wwwroot\itransport.com.br\wp-includes\functions.php on line 5535
Perdas ocultas: como descobri-las em sua operação e resolvê-las?

Perdas ocultas: como descobri-las em sua operação e tratá-las?

É comum em várias operações de transporte a existência de desperdícios, sendo que, essas perdas podem ser ocultas. Para piorar a situação elas podem representar parte significativa dos custos da sua operação.

Pessoas que trabalham com operações logísticas e com transporte conhecem bem os desafios presentes no dia a dia das empresas. Um dos principais, se não o principal desafio, está relacionado ao custo, principalmente, a eficiência financeira das organizações.

Independentemente do segmento ou área de atuação, a eficiência em custos é um dos grandes pilares para o sucesso de qualquer empresa. Todavia, para alcançar essa realidade, as organizações devem estudar detalhadamente sua estrutura de custos.

É aqui, justamente, que moram as perdas ocultas. Para otimizar os custos da sua operação de transporte, é necessário acompanhar indicadores mais precisos, mas, como fazer isso? É exatamente isso que mostraremos no artigo dessa semana!

No artigo de hoje, você vai aprender sobre:

  • Custos comuns
  • Perdas ocultas: como identificá-las?
  • O que são perdas ocultas?
  • Como identificar e tratar as perdas ocultas?

Custos comuns

Até agora, não apresentamos nenhuma informação nova. Entretanto, antes de abordarmos a questão central deste artigo, gostaríamos de rever brevemente os custos conhecidos de uma operação.

Certamente, sabemos os inúmeros custos envolvidos no dia a dia, mas, não custa relembrá-los. Alguns desses custos estão relacionados diretamente com:

  • Abastecimento (combustível);
  • Pedágios;
  • Manutenções (programadas ou não);
  • Salários com mão de obra direta (motoristas);
  • Custos com software e outras tecnologias;
  • Seguros;
  • Acidentes;

Sem dúvida, por se tratarem de custos recorrentes e muito importantes para qualquer operação, você os conhece em números, sendo essa uma informação extremamente valiosa, que contribui na sua gestão e o ajuda a priorizar a otimização de custos.

Todavia, como ser assertivo nas ações quando não se conhece as variáveis de um problema? É exatamente isso que as perdas ocultas representam em sua gestão, ou seja, variáveis desconhecidas de uma situação problemática. Mas, o que fazer diante disso?

Perdas ocultas: como identificá-las?

Parece algo totalmente descolado da realidade, não? Se as perdas são ocultas, então, não se pode identificá-las? Não é bem assim, e mostraremos exatamente o que chamamos de “perdas ocultas” e como você pode identificá-las em sua operação de transporte.

Em várias oportunidades em nosso blog, mostramos a relevância e a grande importância da tecnologia como aliada da gestão de frotas, principalmente, quando os objetivos estão ligados a eficiência operacional e a otimização de custos.

Tecnologias logísticas assertivas funcionam como ferramentas de diagnóstico, tanto preventivo como corretivo, em qualquer operação de transporte, contribuindo sistematicamente para o aprimoramento gerencial das organizações. Mas, então, o que são perdas ocultas?

O que são perdas ocultas?

Perdas ocultas são falhas operacionais recorrentes em operações de transporte, contudo, em virtude da falta de ferramentas tecnológicas que diagnostiquem o problema, tais falhas permanecem nas operações, acumulando prejuízos financeiros e estruturais.

Mas, como essas perdas ocultas podem ser identificadas, tratadas e, definitivamente, solucionadas?

Como identificar e tratar as perdas ocultas?

A resposta é simples e direta: utilizando tecnologias apropriadas. Para mostrar na prática o que estamos dizendo, daremos alguns exemplos de perdas ocultas muito comuns em operações de transporte.

Telemetria veicular

Para saber mais sobre telemetria veicular, leia este artigo completo que escrevemos sobre o tema. Basta clicar aqui!

Através da telemetria, os gestores identificarão gargalos (perdas ocultas) presentes em suas operações, mediante informações relevantes e verdadeiras sobre sua operação, dessa forma, podendo resolver a situação.

A telemetria fornece em tempo real informações relacionadas ao modo de condução dos motoristas, relacionadas ao consumo de combustível do veículo, a quantidade de aceleradas bruscas de determinado motorista, além de qual dos condutores está mais propenso a causar acidentes, por exemplo.

Dessa forma, a organização pode advertir determinados motoristas, orientando-os a dirigir de forma defensiva, responsável e segura. Se imaginarmos, por exemplo, uma operação com cinquenta motoristas, certamente, soluções como a telemetria terão impacto significativo, assim, também, em operações com menor quantitativo de condutores.

Monitoramento e rastreamento veicular

É muito comum as pessoas confundirem os significados de monitoramento e rastreamento. Por isso, escrevemos este artigo explicativo sobre as diferenças entre as duas tecnologias. Você pode ler tudo sobre isso, clicando aqui.

Ambas as tecnologias, quando aplicadas em conjunto, permitirão às organizações verificar se as rotas programadas estão sendo cumpridas pelos motoristas ou não. Desvios de rota representam grande perda de recursos financeiros, além de desgastar prematuramente os veículos, para citar dois pequenos exemplos.

Através dessas tecnologias, as empresas poderão acompanhar se os motoristas, de fato seguem o planejamento, ou se o descumprem, havendo casos, inclusive, de motoristas que utilizam os veículos para fins pessoais.

Conclusão

Como mostramos no artigo de hoje, as perdas ocultas são comuns nas operações de transporte. Todavia, ao empregar tecnologias específicas, os gestores poderão mapeá-las e, de forma célere, resolvê-las completamente.

O nosso software de gestão de transporte e frota, o iTransport, conta com diversas ferramentas integradas que podem transformar a realidade operacional da sua empresa! Para conhecê-lo, é só clicar aqui! Estamos a sua total disposição.

Agora que você aprendeu mais sobre como descobrir e resolver as perdas ocultas da sua operação de transporte, descubra mais sobre como fazer um planejamento eficiente de transporte para 2021.

Recent Posts