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Descubra quais são os 5 principais custos com logística nas empresas!

5 principais custos com logística nas empresas

Um dos desafios recorrentes e de grande importância para as empresas é o conhecimento dos custos envolvidos no negócio, uma vez que, os conhecendo bem, medidas de controle e redução de gastos poderão ser adotadas.

Dentre os custos empresariais, os custos logísticos são, junto aos gastos com pessoal, um dos principais custos das organizações, principalmente, nas empresas de grande porte.

Pensando nisso, no artigo de hoje mostraremos quais são os 5 principais custos logísticos que incidem nas atividades das organizações. Assim, conhecendo melhor esses custos, as empresas serão capazes de estudá-los e, no que for possível, reduzi-los.

No artigo de hoje, abordaremos os impactos dos custos de:

  • Transporte
  • Mão de obra
  • Estoque e armazenagem
  • Embalagem
  • Impostos e tributos

Transporte

Os custos relacionados com o transporte estão diretamente ligados à movimentação de materiais, sejam insumos ou mercadorias. Vale ressaltar que as atividades de transporte incluem ainda gastos indiretos com distribuição, coleta e entrega.

Além disso, quando a organização possui frota própria, existem despesas de manutenção, sem falar nos gastos com combustível e seguro (dos veículos e das cargas), além da equipe de motoristas, envolvendo treinamento, salários, benefícios e encargos.

Existem ainda custos imprevisíveis que podem aumentar os gastos com transporte, como o roubo de cargas, o extravio de mercadorias e os acidentes. Para minimizar a complexidade da gestão de transporte, é muito importante que as empresas utilizem softwares de gestão, que simplificam a rotina e otimizam os processos.

Tendo isso em mente, alguns dos principais custos com transporte, são:

  • Modernização de frota (aquisição de novos veículos);
  • Manutenção veicular;
  • Seguros (dos veículos e das cargas);
  • Combustível;
  • Pedágios;
  • Salários de motoristas.

Mão de obra

Esses custos, a despeito das automatizações em processos, permeiam todos os gastos logísticos, afinal, há sempre demanda por mão de obra supervisionando ou atuando diretamente em alguma parte da operação.

Aqui também são incorporados gastos com a capacitação e o treinamento da equipe e, evidentemente, os custos relacionados à folha salarial e seus encargos, aos benefícios oferecidos aos funcionários e a eventuais faltas, ainda que justificadas.

Estoque e armazenagem

Os custos com estoque e armazenagem incluem o aluguel ou a manutenção das instalações, quando próprias, equipamentos de operação e movimentação de materiais, distribuição e manuseio de insumos e mercadorias.

A gestão de estoque é um processo de grande importância no que diz respeito à variação desse custo. Isso porque o excesso ou a falta de produtos pode representar prejuízos e vendas perdidas.

Embalagem

As embalagens possuem funções muito importantes dentro da logística, não servindo, apenas, para acondicionar as mercadorias com segurança. Elas têm a função de garantir a integridade de seu conteúdo até seu destino final, sempre, em perfeitas condições, ao menos, na teoria.

Outra importante função das embalagens está relacionada ao carregamento dos veículos. Por isso, além de possuírem resistência, elas devem possuir um formato padrão, que permita carregar o veículo corretamente, aproveitando por completo o espaço do baú.

Impostos e tributos

Pensou que tínhamos esquecido o maior sócio de toda empresa? Jamais! Também fazem parte dos custos logísticos os impostos e tributos que as empresa devem pagar para operarem em conformidade com a lei.

Dentre os principais impostos cobrados, temos:

  • CSLL: Contribuição Social Sobre Lucro Líquido;
  • ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação;
  • IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • IRPJ: Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas;
  • ISSQN– Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
  • PIS/PASEP– Contribuição para os Programas de Integração e Formação do Patrimônio do Servidor Público;
  • COFINS– Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;

Conclusão

Ao conhecer bem os custos e como eles ocorrem na prática, as empresas terão condições de desenvolverem análises mais robustas, além de estudarem com mais cuidado como e em que circunstancias podem reduzi-los.

Agora que você aprendeu mais sobre os 5 principais custos de logística, descubra tudo sobre o RNTRC e qual sua importância para o transporte de cargas em nosso país e para as organizações.

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