Qual o maior problema de uma operação de transporte?

Toda operação de transporte têm suas particularidades. Contudo, há fatores comuns que podem ser observados em qualquer situação, mesmo que a estrutura empresarial e a demanda de mercado sejam diferentes.

Sendo assim, no artigo de hoje, mostraremos qual é o maior problema enfrentado por qualquer operação de transporte, tanto própria como terceirizada. Além disso, abordaremos formas de resolver, definitivamente, este entrave.

No artigo de hoje, você aprenderá sobre:

  • Qual o maior problema de uma operação de transporte?
  • Como as empresas podem resolver este problema?
  • Porque as empresas enfrentam este problema?

Qual o maior problema de uma operação de transporte?

O maior problema de qualquer operação de transporte é a não utilização de ferramentas de otimização. Para aperfeiçoar os processos, facilitar a gestão e reduzir custo, é fundamental que as empresas implementam mecanismos tecnológicos que otimizem processos e descompliquem a rotina das atividades.

Além disso, as operações de transporte necessitam de instrumentos capazes de fornecer informação, auxiliar na análise de resultados, em estudos de melhoria e aprimoramento, além de atuarem, inclusive, no desenvolvimento do próprio serviço.

Com o auxílio da tecnologia, as empresas conseguirão reduzir custo permanentemente, evoluir a gestão, desenvolver a operação de transporte, além de otimizá-la e, principalmente, instituir sólidas barreiras frente aos competidores.

Como as empresas podem resolver este problema?

Investir em tecnologia, certamente é o caminho para que uma operação de transporte se desenvolva. Monitoramento, rastreamento, roteirização, telemetria, além de outras ferramentas, são tecnologias e técnicas importantíssimas para qualquer organização que deseja evoluir.

A plataforma para gestão de transporte, iTransport, conta com uma série de ferramentas fundamentais ao gerenciamento adequado de uma operação de transporte, possuindo diversos módulos de gestão para diferentes demandas. Para conhecer a plataforma, clique aqui!

Além disso, para avaliar melhor o cenário da sua empresa, dispomos de um serviço de consultoria em transporte que, somente em 2018, economizou para as empresas R$ 25 milhões de reais! Para conhecer nosso serviço de consultoria, clique aqui!

Porque as empresas enfrentam este problema?

Normalmente, as empresas entregam na mão do transportador todo o planejamento de uma operação de transporte. Há de se avaliar, neste caso, um provável conflito de interesses, pois, para o transportador, quanto maior lucratividade tiver, melhor.

Além disso, é possível que o transportador não utilize ferramentas de otimização em sua própria operação o que, naturalmente, refletirá na operação que o contratará, assim, perpetuando o “problema”.

Ainda, há um caso semelhante aos pontos já destacados. Muitas empresas possuem orçamento aprovado para área de transporte sendo que, ao contratarem o transportador, apenas, o informam os valores definidos, sem acompanhar, de perto, a utilização dos recursos.

Conclusão

Como vimos, é de grande importância para as operações de transporte investir em tecnologias que auxiliem os gestores a utilizarem a estrutura da organização, evoluírem o nível de serviço, além de reduzirem custo.

Agora que você descobriu qual o maior problema de uma operação de transporte, aprenda tudo sobre o que uma transportadora deve ter para ter sucesso em sua operação.

Recent Posts