Quais investimentos fazer no setor de transportes em 2019?

Nos últimos meses de um ano, normalmente, no último trimestre, as empresas começam a se preparar para o ano seguinte. Além de analisarem os resultados e desenvolverem o planejamento anual, definem diversas estratégias para a companhia.

Mas, quais investimentos deveriam ser feitos na área de transportes da empresa? Para esclarecer essa e outras dúvidas, neste artigo, mostraremos quais investimentos uma empresa deveria fazer no setor de transporte e logística no ano de 2019.

Todavia, antes de sugerir investimentos, mostraremos as justificativas de fazê-los, pontuando benefícios, contribuições para o dia a dia e como atuam na redução de custos.

Porque investir no setor de transportes em 2019?

Para um segmento de uma organização ou uma empresa especializada em transportes, as matérias envolvidas nestas atividades são muito importantes para qualquer companhia, tanto para viabilizar atividades internas quanto no escoamento produtivo.

Além disso, um setor de transportes eficiente é um grande diferencial competitivo em mercados cada vez mais acirrados. Ademais, com o aumento dos custos produtivos, a otimização das demandas de transporte é necessária para redução de custos e aumento da eficiência de uma operação.

Do ponto de vista administrativo, os setores de transportes precisam de ferramentas tecnológicas que auxiliem no controle operacional, na análise de dados, no monitoramento dos veículos e motoristas, na construção de rotas, no rastreamento veicular, além de instrumentos de proteção de ativos, como bloqueio remoto de funcionamento.

Por isso, para que sua empresa possa reduzir custos com transporte em 2019, além de aprimorar a gestão, o controle e a análise de dados, investimentos em transporte são indispensáveis para obtenção destes benefícios.

Quais devem ser esses investimentos?

Dentre as disciplinas que fazem parte das atividades de transporte, existem aquelas de maior e menor importância, todavia, igualmente importantes dentro das atribuições deste departamento.

A realização de investimentos, varia de empresa para empresa, quer seja pela fase do negócio, necessidade, mercado de atuação, estratégia, capacidade financeira, qualificação de seus profissionais e tipo de cliente.

Todavia, ainda que as companhias sejam diferentes entre si, partilham de necessidades semelhantes, quando não, iguais. Por isso, nossas sugestões de investimento poderão ser aplicadas em toda empresa, contudo, há de se observar o grau e o estágio de cada uma.

Ressaltamos ainda que as recomendações deste artigo não são exaustivas, no entanto, consideramos como as principais dentro das atividades logísticas de transporte nas organizações.

Rotas de circulação

Ao sair da empresa, seja para transportar pessoas, entregar mercadorias, coletar insumos ou realizar algum serviço, os veículos utilizam diversas rotas para atingirem seus objetivos, naturalmente.

Contudo, muitas vezes, as rotas utilizadas não são otimizadas, ou seja, não são as melhores em termos de economia e eficiência, tanto para empresa como para os clientes.

Isso, além de acrescentar tempo às entregas, onera a operação, fazendo os veículos consumirem mais combustível, desgastando as peças mecânicas prematuramente, além de poluírem mais o ambiente.

Por isso, um dos melhores investimentos a ser realizado na gestão de transporte é a contratação de serviços de roteirização. Resumidamente, a roteirização é uma tecnologia que define as melhores rotas entre qualquer distância em termos de tempo e custo.

Para saber mais sobre roteirização, recomendamos a leitura deste artigo completo que escrevemos sobre a tecnologia e seus benefícios! Clique aqui!

Geração e análise de dados

Assim como os exames estão para medicina, a geração e a análise de dados estão para os profissionais responsáveis pela gestão das operações de transporte. Como saber o real estado de uma operação se não existirem ferramentas capazes de fornecer estas informações?

Ou, como tomar decisões corretas no escuro? Por isso, nossa segunda recomendação diz respeito à aquisição de tecnologias que forneçam informações sobre a operação, sobretudo, em áreas de maior impacto econômico, quer dizer, onde o custo costuma ser maior.

Além disso, através destas tecnologias, podem-se estabelecer parâmetros de controle e monitoramento, instituir padrões históricos de análise e progresso, comparações por períodos, além de entender o que precisa ser alterado e como fazê-lo.

Operações de transporte ou empresas de transporte saudáveis, são organizações que analisam constantemente suas atividades, avaliam o desempenho de funcionários, possuem estruturas otimizadas, além de suportarem suas decisões em sólidos dados.

Serviço ao usuário/cliente

Sejam clientes internos (colaboradores) ou externos (clientes finais), o serviço ao usuário é um fator importante em uma operação de transporte, tanto pela percepção de qualidade, como pela manutenção ou incremento da produção.

Por isso, a interface com os usuários é muito importante para uma empresa, pois, além de engajá-los no negócio, auxilia no controle de uso e na satisfação de clientes ou usuários da própria organização. Mas, como fazer isso?

A plataforma para gestão de transporte, iTransport®, conta com diversos aplicativos que auxiliam usuários e clientes em diversas funções! Conheça nossa solução!

Conclusão

Como vimos, para que uma operação de transportes seja eficiente, é necessário realizar alguns investimentos em tecnologia capazes de ofertar ferramentas compatíveis às necessidades de uma organização.

Ainda, é importante ressaltar que antes de contratar um fornecedor, é recomendável pesquisar mais sobre a solução almejada, contactar usuários ativos, avaliar o suporte e outros aspectos relacionados ao produto.

Assim, será menos complexo comparar o valor de aquisição aos benefícios da solução, principalmente em relação às demanda de sua companhia, estágio de maturação (desenvolvimento), objetivos de negócio e estratégia.

Agora que você aprendeu mais sobre quais investimentos fazer no setor de transportes em 2019, descubra mais sobre quais itens devem ser verificados em seu veículo antes de viajar neste fim de ano.

Recent Posts