Saiba como definir rotas eficientes

Contar com rotas eficientes, certamente, é uma das preocupações de muitos gestores de transporte. Contudo, muitas vezes, há um desconhecimento de como traçar os melhores trajetos de uma operação.

Para aprender mais sobre este importante processo operacional, mostraremos, no artigo de hoje, o caminho para criação de rotas eficientes, além de destacar os principais benefícios desse importantíssimo processo.

Hoje, falaremos sobre:

  • Porque criar rotas eficientes?
  • Como criar rotas eficientes?
  • Verifique periodicamente os veículos da frota

Porque criar rotas eficientes?

Rotas desatualizadas prejudicam organizações em muitos sentidos, causando prejuízos operacionais e financeiros que afetam a produtividade. Todavia, se o planejamento de rotas for eficiente, as empresas desfrutarão de melhorias consideráveis em seus resultados.

Esses resultados estão diretamente ligados à economia de recursos (financeiros e não financeiros), otimização de processos, agilidade na entrega e coleta de mercadorias, aumento da produtividade, redução de custos, diminuição na emissão de poluentes da frota, além de uma maior lucratividade.

Mas, o que são rotas otimizadas? Rotas otimizadas são aquelas que representam o melhor deslocamento possível entre os destinos que os veículos de uma frota percorrerão. Em outras palavras, as rotas otimizadas fazem com que os veículos se desloquem do ponto A ao ponto B na menor distância e tempo possíveis.

Por isso, os benefícios listados há pouco, são realidade em operações de transporte que utilizam trajetos otimizados. Mas, como uma empresa pode criar rotas de transporte eficientes?

Como criar rotas eficientes?

O advento da tecnologia facilitou muito as rotinas logísticas de qualquer empresa. Atualmente, não há necessidade de se debruçar horas em cima de um mapa para descobrir qual a melhor rota de transporte.

Os softwares de gestão de transporte que contam com funções de roteirização, como o iTransport, fazem o trabalho em poucos segundos, definindo trajetos inteligentes e completamente otimizados.

Ao apostar nas soluções digitais, sua empresa e sua força de trabalho, economizarão tempo e dinheiro, de forma a aumentar a produtividade em pouco tempo.

Verifique periodicamente os veículos da frota

De nada adianta possuir rotas eficientes se os veículos de sua frota não estão com a manutenção em dia, sobretudo, as chamadas manutenções preventivas. Isso porque as manutenções evitarão acidentes, atrasos e outros prejuízos durante o seu trabalho.

Além disso, é muito importante verificar a compatibilidade entre os trajetos e o modal escolhido para atender essas demandas. Por isso, atente-se, também, a este aspecto operacional.

Conclusão

Como mostramos, rotas eficientes são aspectos estratégicos de serviço em operações de transporte. Afinal de contas, quando os trajetos estão otimizados, além de reduzir custos e aumentar a satisfação de clientes, o lucro das empresas tende a aumentar.

Temos soluções ideais para otimizar as rotas de sua operação, além de oferecermos outras soluções para sua operação de transporte. Clique aqui e conheça mais sobre nossos serviços e como podemos te ajudar!

Agora que você aprendeu mais sobre como uma operação de transporte pode ter rotas otimizadas, descubra tudo sobre a logística por trás da tão aguardada vacinação contra a covid em nosso país.

Recent Posts