Descubra 4 benefícios da roteirização logística

Um dos grandes desafios de toda operação logística, certamente, é um planejamento assertivo de rotas, afinal, os roteiros utilizados em cada operação impactam diretamente os custos, a eficiência e o tempo total gasto nas entregas e coletas de materiais.

Para criar rotas otimizadas, é fundamental que as organizações utilizem sistemas que contenham roteirização, tecnologia muito importante para gestão desses processos. Escrevemos um artigo completo sobre a roteirização. Para saber mais sobre este tema, é só clicar aqui.

Diante disso, no artigo de hoje mostraremos 4 benefícios da roteirização para a composição e planejamento das rotas utilizadas em uma operação logística, visando a otimização de todos os itinerários utilizados.

No artigo de hoje, falaremos sobre:

  • Redução de custos
  • Sustentabilidade ambiental
  • Satisfação de clientes
  • Longevidade veicular de sua frota

Redução de custos

Resumidamente, a roteirização é uma tecnologia utilizada pelas empresas para criação de rotas aprimoradas. Através da roteirização, uma organização consegue criar as rotas mais curtas e rápidas possíveis entre seus deslocamentos diários.

Isso impacta diretamente os custos de uma empresa, uma vez que, ao circular menos, custos com combustível, manutenção veicular e ociosidade serão reduzidos, justamente, em virtude da otimização promovida pela roteirização.

Nosso software para gestão de transporte conta com um avançado sistema de roteirização. Através da nossa plataforma, você consegue criar rotas completamente otimizadas de forma automática. Clique aqui, e conheça nosso sistema!

Sustentabilidade ambiental

Além de propiciar eficiência e economia, a roteirização torna sua operação mais sustentável do ponto de vista ambiental. Isso acontece como consequência primária da circulação aperfeiçoada dos veículos de sua frota.

Uma vez que os veículos, ao realizarem entregas ou ao coletarem materiais, circularão somente o necessário, sua frota emitirá menos gases poluentes no meio ambiente. E isso, é muito importante.

Para se ter uma ideia, em um estudo realizado na cidade de São Paulo pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), organização sem fins lucrativos, constatou-se que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa (GEE), principais “vilões” do aquecimento global.

Ao promover somente a circulação necessária dos veículos, a roteirização contribui para a redução significativa na emissão de poluentes. Imagina se todo veículo automotor contasse com um dispositivo similar à roteirização? Certamente, o meio ambiente seria grandemente beneficiado, e nossa saúde, também agradeceria.

Satisfação de clientes

Ora, se os veículos circularão somente o necessário, o tempo gasto em cada deslocamento será otimizado. Em outras palavras, os clientes receberão suas mercadorias sempre no menor tempo possível e isso impactará diretamente na satisfação percebida.

Atualmente, ao comprar algum produto online, todo consumidor observa, principalmente, o tempo de entrega. Esse fator é decisivo para o fechamento ou não do negócio. Por isso, usar a roteirização é uma decisão cada vez mais estratégica.

Longevidade veicular de sua frota

Além do que já foi pontuado até aqui, outra consequência positiva da roteirização é a longevidade dos veículos da sua frota. Se seus veículos irão circular somente o necessário, o desgaste prematuro de peças e outros componentes não irão ocorrer.

Além da redução de custos, que mostramos no primeiro tópico, o planejamento das manutenções poderá ser feito com maior assertividade, sobretudo, em virtude da previsibilidade de acontecimento das manutenções, de acordo com o manual do proprietário.

Conclusão

Como mostramos, a roteirização é uma tecnologia fundamental para qualquer operação de transporte, justamente, por todos os benefícios que ela entrega no nível gerencial e no operacional.

Agora que você aprendeu mais sobre os benefícios da roteirização, descubra qual é a diferença entre frete e carreto neste artigo completo que escrevemos sobre esse tema, muito comum no dia a dia das pessoas.

Recent Posts