SaaS na gestão de transporte: como funciona?

O mercado de software e sistemas de gestão de transporte, ao longo do tempo, assim como diversos outros mercados, passou por várias transformações. De produto, passou a ser comercializado também como serviço com preços mais acessíveis.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos como empresas podem contratar software SaaS para suprirem suas demandas com gestão de transporte, na forma de serviço ou na modalidade de outsourcing, assumindo a gestão e as demandas diárias de sua própria operação.

Para simplificar sua leitura, criamos um sumário com os tópicos que serão abordados neste artigo. Assim, além de facilitar o rápido acesso aos conteúdos de sua preferência, organizamos melhor os subtemas trabalhados.

  • O que é Saas?
  • Como funciona este modelo
  • SaaS e gestão de transporte

O que é SaaS?

Em uma passado não muito distante, empresas e empreendedores necessitavam de diferentes sistemas para executar atividades dentro das organizações. Antes, era necessário um software por função, isto é, um sistema para gerenciar o fluxo financeiro, outro para administrar os recursos humanos, mais um para gerenciar transporte e assim por diante.

Além dos empecilhos normais, muitas vezes, por não haver integração entre os sistemas, aliado aos altos custos com manutenção e uso, era uma complexa estrutura física, completamente dedicada (local), que viabilizasse a utilização destes sistemas.

Aos poucos, pela insatisfação dos usuários, além dos altos custos que estes sistemas possuíam, o mercado de tecnologia, entendendo as mudanças nos padrões de consumo, concebeu um novo modelo comercial, muito mais flexível, econômico e eficaz: os chamados softwares SaaS.

Software como serviço são sistemas computacionais, hospedados na internet, que são utilizados como serviço. Mas, como funciona este tipo de prestação de serviço?

Como funciona este modelo?

Antes do software como serviço estar disponível, era necessário realizar altos investimentos em infraestrutura local, atualizações constantes no sistema e adquirir uma licença de uso.

O software como serviço veio para simplificar a vida das empresas. Isso porque a única coisa necessária para utilizá-los é ter acesso a internet, uma vez que, todo o resto, fica por conta da empresa que desenvolve a solução.

Simples, não é mesmo? Para saber mais sobre software como serviço, leia este artigo completo que escrevemos sobre o tema, as comparações que realizamos entre software como serviço e como produto e muito mais!

Para ficar mais claro como isso acontece na prática, daremos um exemplo da utilização de software como serviço no contexto de gestão de transporte, além de apresentarmos os modelos existentes para este tipo de prestação de serviço.

SaaS e gestão de transporte

A modalidade de software como serviço é amplamente utilizada para gerenciar transporte. Ao contratar sistemas de gestão de transporte, as empresas podem utilizar o software e operá-los no dia a dia de suas operações, ou deixar isso a cargo da fornecedora da solução.

O tipo de prestação de serviço depende da experiência, de uma estrutura mínima existente, além da própria demanda. Para saber mais sobre isso, leia este artigo que escrevemos sobre o tema!

Conclusão

Este formato de serviço veio para facilitar muito o dia a dia das empresas, principalmente para agregar eficiência e facilidade nos processos organizacionais, sobretudo, quando, para executá-los, há a necessidade de alguma experiência.

Agora que você aprendeu como a abordagem de software como serviço é utilizada no contexto do gerenciamento de transporte, descubra tudo sobre como otimizar serviços de transporte através destas cinco dicas.

Recent Posts